TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO PCP NA INDUSTRIA DE CARNE BOVINA

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.435 Palavras (18 Páginas)  •  1.207 Visualizações

Página 1 de 18

ENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS – UNIFEB[pic 1]

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

A IMPORTÂNCIA DO PCP NA INDÚSTRIA DE CARNE BOVINA

ANA TAKAHASHI

DENILSON OTTO REIS

BARRETOS

2015

1 INTRODUÇÃO

As organizações buscam constantemente reduzir seus custos e também seus desperdícios, para que consigam se manter competitivas no mercado onde atuam. Contudo, as grandes mudanças que ocorrem, quase que diariamente nos cenários econômico, político e social, estão fazendo com que as organizações mudem as suas estratégias de gestão e a forma como avaliam o desempenho de sua produção, visto que somente reduzir os custos não é o bastante para a competitividade; elas têm que oferecer preço baixo, produto e serviços com qualidade, entregues de forma rápida e com confiabilidade e segurança (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2002).

Pelo lado dos clientes, estes cada vez mais desejam ter as suas necessidades satisfeitas, com produtos inovadores, personalizados e, com qualidade e, no caso de alimentos, produtos com segurança e ecologicamente corretos, o que leva as organizações a serem flexíveis em seus processos, aumentando seu mix de produtos e serviços, prezando pela qualidade, tornando-se ecologicamente corretas e outras características mais, visando atenderem a crescente demanda de consumidores.

A demanda crescendo, aumenta também a responsabilidade das organizações para gerirem um alto fluxo de materiais, o que cabe ao Departamento de Planejamento e Controle da Produção (PCP) que busca melhorar o seu desempenho a cada dia, conforme as transformações, para que a organização atenda seus consumidores rapidamente e com a qualidade e segurança que eles desejam (TUBINO, 2000).

Assim, qualquer organização necessita de um bom planejamento de produção, que avalie criticamente a previsão de vendas futuras, principalmente no caso de alimentos, pois uma produção planejada e controlada é a chave para integrar os mais variados setores da empresa que constituem a cadeia produtiva (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2002).

Sabe-se que é difícil fazer uma previsão do que vai acontecer amanhã, porém, as empresas vivenciam esse risco pois, embora a  previsão de demanda pertença às atividades do marketing e das vendas, é o administrador da produção, em parceria com o Departamento de PCP que devem buscar conhecimento a respeito das eventuais variações que poderão ocorrer, de forma a poderem acatá-las prontamente.

Assim, gerenciar a demanda no sistema de produção integrado pelos fornecedores e pelos clientes internos e externos, leva a empresa a mais acertar do que errar, podendo trabalhar mais confiante sobre as quantidades a produzir, reduzindo a possibilidade de errar, reduzir os estoques e, consequentemente, os custos e os desperdícios (RUSSOMANO, 1995).

Ao PCP cabe alocar e aplicar os meios disponíveis, para que as organizações possam alcançar seus objetivos, divididos entre os níveis estratégico, tático e operacional, os quais precisam estar em conformidade com as estratégias de longo prazo da empresa, uma vez que todas as ações que o PCP desenvolve, são para qualquer sistema produtivo, contudo, o que influencia nos resultados é a maneira como as organizações lidam com o PCP, ou seja, de acordo com o seu comprometimento (RUSSOMANO, 1995), visto que de nada adianta utilizar softwares dos mais sofisticados, como o MRP e o ERP, se a estrutura da organização não estiver adequada (VOLLMANN, et al., 2006)

Portanto, pode-se afirmar que o PCP auxilia os gestores a tomarem decisões, pois ele transforma o fluxo de dados entre as funções em uma sequência de operações dentro da organização.

Diante disto, esse trabalho busca responder ao seguinte problema de pesquisa: Como o PCP bem explorado pode contribuir para otimizar os resultados do processo produtivo de uma indústria de carne bovina?

  1. Objetivo geral

O objetivo desse trabalho é mostrar a relevância do Planejamento e Controle da Produção (PCP) nas indústrias, especialmente na da carne bovina, verificando seus impactos na administração da produção e os efeitos danosos da ausência ou inadequação desse planejamento.

  1. Objetivos específicos

- Abordar a administração da produção, mostrando a função da administração, os critérios estratégicos da produção, os sistemas de produção e a classificação dos sistemas de produção;

- Descrever sobre o Planejamento e Controle da Produção (PCP), apresentando o seu conceito e funções, bem como as suas principais etapas, atividades, planejamento estratégico da produção; estrutura do produto, programação da produção, acompanhamento e controle da produção, previsão da demanda.

- Desenvolver um estudo de caso, em uma indústria de carne bovina, para verificar como o PCP contribui no direcionamento do planejamento e controle, tornando fácil à empresa detectar efetivamente as exigências do seu processo de produção.

  1. Justificativa

Justifica-se esse trabalho, pela necessidade de se buscar conhecimentos a respeito do PCP em uma indústria de carne, visto que o crescimento desse setor se relaciona diretamente com a competitividade de um mercado dia a dia mais acirrado, seja nacional quanto internacional. Sendo assim, a meta das indústrias do setor é reduzir seus custos, melhorar a qualidade de seus produtos, ter responsabilidade socioambiental. Porém, em muitas dessas indústrias, surgem inúmeros problemas de em seu processo produtivo, em sua administração, em seu departamento tecnológico, bem como questões socioeconômicas desfavoráveis.

Por isto, este assunto é de grande interesse dos engenheiros de produção, visto que a eles cabe a busca por melhorar continuamente e otimizar os processos produtivos e isto é conquistado com a utilização do Planejamento e Controle da Produção (PCP), que ajuda a solucionar os eventuais problemas, apresentando estratégias diferenciadas, para que o nível de competitividade das empresas seja elevado e para que as mesmas sobrevivam em mercado constantemente mutável.

  1. Metodologia

O método utilizado para o desenvolvimento desse trabalho será uma pesquisa bibliográfica, definida por Gil (2008) como o primeiro passo de toda pesquisa científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (320.8 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com