TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Exportação de Carne Bovina

Por:   •  28/8/2015  •  Monografia  •  10.846 Palavras (44 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 44

INTRODUÇÃO

Este estudo abordará o tema: A Exportação de Carne Bovina Brasileira, visa entender processo pós produção que leva este produto até os consumidores em diversos mercados internacionais.

O objetivo geral do estudo é o entendimento do procedimento da exportação  e para isso temos como objetivo específico desenvolver uma análise das esferas que compõe esta operação.

A importância deste estudo reflete na contribuição para o entendimento das operações de Exportação facilitando aos pesquisadores da área maiores informações de como acontece todo o trâmite.

Para os estudantes de Comércio Exterior este conhecimento será de grande valia na formação profissional, ampliando a visibilidade geral do comércio internacional e por consequência deixará clara a utilização deste tema no seu cotidiano profissional.

A pesquisa partirá da pergunta: Como acontece a Exportação de carne bovina a partir do momento que sai do frigorífico? A qual conduzirá todo o estudo posterior visando focar-se na análise do tema.

A Exportação é assunto de extrema importância num mundo movimentado pela globalização do comércio internacional intenso, além de gerar divisas interfere diretamente na visualização do país como potência econômica.

Apresenta-se a JBS S/A neste estudo, pois a empresa registrou o maior porcentual de crescimento na receita com exportações entre as companhias produtoras de proteínas. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as vendas da empresa para o Exterior somaram US$ 1,43 bilhão, aumento de 102,32% ante o mesmo período de 2009, quando o JBS exportou US$ 707,285 milhões e tais resultados foram essenciais na decisão da escolha da empresa tema.

1 HISTÓRICO DA EMPRESA

     JBS S/A inicia suas atividades em 1953 na cidade de Anápolis, no estado de Goiás. A empresa expandiu seus negócios a partir da construção de Brasília, quando o proprietário e fundador, José Batista Sobrinho, passou a comercializar carne para as grandes construtoras e empreiteiras que se instalaram na região com objetivo de construir a nova capital federal. A partir de então a JBS passou a construir uma sólida plataforma de produção de carne para dar início a seu processo de internacionalização.

Em 2005, a JBS deu o primeiro passo para além das fronteiras brasileiras ao adquirir as operações da Swift, na Argentina. Esse processo foi acentuado em 2007, quando a JBS tornou-se a primeira empresa de carnes do Brasil a abrir o capital e ter suas ações negociadas em bolsa. Naquele mesmo ano a JBS tornou-se a maior empresa de processamento de carne bovina do mundo e a maior indústria brasileira de alimentos ao comprar a Swift, nos Estados Unidos, negócio que voltou a unificar mundialmente a marca e ampliou os horizontes da companhia que, além de entrar no concorrido mercado americano, também passou a ter operações na Austrália. Em 2009, a JBS voltou ao mercado, dessa vez para incorporar as operações da Bertin, no Brasil, e assumir o controle da Pilgrim’s Pride, nos Estados Unidos, estreando assim no segmento de frangos.

Atualmente a JBS é a maior produtora de carne bovina do mundo com capacidade de abate de 51,4 mil cabeças / dia, é ainda, a maior exportadora mundial de carne bovina com acesso a todos os mercados mundiais, produz carne bovina in natura, carne industrializada, pratos elaborados, vegetais em conserva, subprodutos de origem bovina, além de carne suína e frango.

1.1   Estrutura corporativa da empresa JBS

A missão da JBS é sua razão de ser e seu compromisso como empresa,
criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços. Para que isso aconteça apoia-se nos princípios que são a essência de sua cultura e que permite ter consciência no jeito de fazer as coisas, respeitando as culturas locais e as pessoas. A cultura da JBS já é marca registrada e combina os princípios, as crenças, as práticas, que orientam as ações e o comportamento de todos na companhia: Querer o melhor, sonhar alto ser ousado e comprometido.

A empresa acredita em profissionais e parceiros do mercado da carne, dessa forma, faz uma menção especial a todas as parcerias e aquisições feitas ao longo de sua trajetória e aos profissionais que se uniram e que permitiram sua evolução e seu crescimento.

A JBS defende a tese que fatores externos não são tão relevantes, foca-se sempre no que está ao alcance, no que se pode controlar e no que sabe fazer melhor. Foco controle de custos, no aumento de capacidade de abate e produção e na constante melhoria em seus rendimentos garantindo a melhor qualidade dos produtos. Acredita-se que tudo começa e termina nas plantas, dado que a harmonia e a precisão da qualidade da matéria-prima "boi", somado a capacidade de trabalho humano, fazem o sucesso de nossa empresa e subsidiam e sustentam todas as possibilidades de crescimento e investimentos futuros.                                                                                                                          

A empresa conta com uma estrutura coorporativa voltada a projetos, pode-se citar alguns comitês que tem diferentes funções na formulação de boas práticas aplicadas ao negócio. O comitê de sustentabilidade tem o objetivo de assessorar o Conselho de Administração da Companhia em todos os aspectos relacionados a sustentabilidade  Pode ter de três a cinco profissionais indicados pelo Conselho de Administração.

O comitê de estratégia empresarial tem como atribuição principal desenvolver e propor políticas relativas à estratégia dos negócios da companhia. É formado por três a cinco membros nomeados pelo Conselho de Administração.

A auditoria é o comitê responsável pelo assessoramento na avaliação de normas, regras corporativas, sistemas internos e divulgações de resultados financeiros. Também é composto por três a cinco membros nomeados pelo Conselho de administração.

A análise da conjuntura econômica e o  apontamento  de eventuais reflexos sobre a posição financeira da companhia, além de acompanhar a política financeira da empresa fica a cargo do Comitê Financeiro.

As políticas de recursos humanos da companhia, suas análises e incumbências são geridas pelo Comitê de Gestão de Pessoas que pode ser composto por membros do Conselho de Administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.1 Kb)   pdf (542.6 Kb)   docx (429.8 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com