TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA LOGÍSTICA

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.911 Palavras (20 Páginas)  •  1.511 Visualizações

Página 1 de 20

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA LOGÍSTICA

Elton Roberto A. Silva *

José Carlos da S. Godoy **

Marcus Vinicius de M. Silos ***

Silvana Paulino C. Gomes ****

RESUMO

A falha de comunicação vem sendo um entrave para o crescimento e a expansão dos negócios dentro das empresas, dificultando sua atuação em um mercado cada vez mais competitivo. O presente trabalho busca analisar o impacto da comunicação na logística e seus efeitos na área comercial. Ademais, busca verificar se a capacidade de gerir a informação está adequada a todas as áreas e como os canais de comunicação influenciam na capacidade de vendas. O estudo foi realizado na empresa Osmar Tintas através de 15 questões direcionadas a administradores e gerentes. Os principais resultados indicam que a comunicação é um fator primordial dentro do departamento comercial da empresa, e o nível de serviço prestado pela logística depende da qualidade em que esta comunicação passa através dos diversos setores da área comercial.

Palavras-chave: Falha na Comunicação, Logística, Comercial.

_____________

* Aluno do Curso de gestão Comercial da Faculdade de Ensino de Minas Gerais – FACEMG. Email: e.silva@ciadelrey.com.br

** Aluno do Curso de gestão Comercial da Faculdade de Ensino de Minas Gerais – FACEMG. Email: josecarlos.silvagodoy@gmail.com

*** Aluno do Curso de gestão Comercial da Faculdade de Ensino de Minas Gerais – FACEMG. Email: marcus.facemg@gmail.com

**** Aluna do Curso de gestão Comercial da Faculdade de Ensino de Minas Gerais – FACEMG. Email: silvana-paulino@hotmail.com

ABSTRACT

A communication failure has been an obstacle to growth and business expansion within enterprises, hindering its performance in an increasingly competitive market. These studies analyze the impact of communication on logistics and its effects in the commercial area. The ability to manage information is appropriate for all areas and how the communication channels influence the sales capacity. The study was conducted at the company Osmar Tintas through 15 questions directed to administrators and managers. The main results indicate that communication is a key factor in the commercial department of the company, and the level of service provided by the logistics depends on the capacity in which the communication passes through the various sectors of the commercial area.

Keywords: Communication Failure, Logistic, Commercial.

1 INTRODUÇÃO

A logística é um setor a ser considerado e tão importante tanto quanto as áreas de marketing, finanças e produção de uma empresa. É através dela que os produtos e serviços chegam até os clientes finais, sendo o transporte responsável por fazer um elo entre toda a cadeia de valor de uma organização.

O conceito de logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa e perpassa a movimentação e armazenagem de mercadorias uma vez que é de grande necessidade um gerenciamento coordenado das atividades relacionadas, em vez de praticadas separadamente, pois a logística agrega valor aos produtos e aos serviços tornando a organização mais competitiva no mercado onde atua.

Para Christopher (2007), a missão do gerenciamento logístico é “planejar e coordenar todas as atividades necessárias para atingir os níveis desejados de qualidade e de serviços prestados ao menor custo possível”. Dessa forma a logística deve ser vista como processo de grande importância para a organização e procurar integrar essa área com as demais.

Com o advento da globalização, a concorrência deixa de ser local e passa a ser global. Isso significa que as empresas devem repensar suas práticas e processos logísticos com a finalidade de buscar sempre a melhoria, sendo necessário adotar o diferencial competitivo através da fidelização do cliente interno e externo, sob a perspectiva de desenvolver e manter um relacionamento duradouro reinventando e inovando sempre a forma de coletar, armazenar, movimentar e distribuir os produtos e serviços da melhor maneira possível, considerando que o cliente é o alvo neste processo.

Pensando assim, a comunicação é importante em todas as áreas em que se insere, pois ela define uma direção para os vários objetivos a que se tem propósito. A integração entre as funções empresariais proporcionaria um impacto positivo no desempenho da empresa, e as possíveis associações da logística com outros construtos, como a comunicação externa e processamento interno de informações, podem influenciar sobre o desempenho das vendas.  

As empresas ainda sofrem com a falta de comunicação, ou com uma comunicação ineficiente, o que leva a um cruzamento de informações erradas e falhas nos processos administrativos, juntamente com o aumento desnecessário de custos, uma vez que “consertar” é mais caro que o processo, uma divulgação realizada desde o início de forma correta.

Conforme Chiavenatto (2000, p.142), comunicação "é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. Constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social”, e em qualquer empresa é a chave da porta da frente para o sucesso. 

Já Redfild (apud Rego 1996, p. 59) afirma que "a comunicação é o processo de transferir uma pequena informação selecionada (mensagem) de uma fonte de informação a um destinatário". 

A comunicação dos líderes deve ter como característica o conhecimento e o alinhamento de sua equipe, para que possibilite um elo de confiança, podendo ser desenvolvido um trabalho em rede não perdendo a qualidade no decorrer da caminhada.

Este estudo foi realizado na empresa Osmar Tintas, que enfrenta problemas na comunicação interna e externa dentro da logística, na qual tem impactado negativamente nas vendas da empresa, desestimulando não só os clientes, mas a equipe envolvida no processo pela falta de resposta positiva no trabalho da equipe. Atualmente não se conhece o grau de eficiência relativa da função da comunicação na logística da Osmar Tintas e se está adequado às necessidades da empresa, sendo esta uma informação de extrema relevância para a organização e consequentemente resultados positivos para a empresa. Assim sendo, definiu-se para este estudo a seguinte questão: Como a falta de comunicação na logística pode afetar as vendas da Osmar Tintas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (207.3 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com