TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIA

Por:   •  2/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.459 Palavras (10 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 10

                                                                                                                                                                                     

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

TABOÃO DA SERRA

2019


ANE CAROLINE REIS SILVA[pic 6]

[pic 7]

A impoRTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAl nas micro e pequenas empresas

Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Instituição Anhanguera de Taboão da Serra

Orientador: Jessica Azevedo


Taboão da Serra

2019

ANE CAROLINE REIS SILVA

A impoRTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAl nas micro e pequenas empresas

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em  Ciências Contábeis.

BANCA EXAMINADORA

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Taboão da Serra,  dia de  mês de ano .

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, por ser o mentor de tudo que tenho. Aos meus filhos, por serem fonte de inspiração, meu esposo, por ter colaborado com minhas obrigações, aos meus pais e irmã.

Se o dinheiro for sua esperança de independência, você[a] jámais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência.

                                                                    Henry Ford

SOBRENOME, Nome Prenome do autor. Título do trabalho: subtítulo (se houver). Ano de Realização. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nome do Curso) – Nome da Instituição, Cidade, ano.

RESUMO

Elemento obrigatório. Consiste em texto condensado do trabalho de forma clara e precisa, enfatizando os pontos mais relevantes como natureza do problema estudado; objetivo geral; metodologia utilizada; principais considerações finais sobre a pesquisa, de forma que o leitor tenha ideia de todo o trabalho. Deverá conter entre 150 e 500 palavras, é escrito em parágrafo único, sem citações, ilustrações ou símbolos, espaçamento simples e sem recuo na primeira linha.

Palavras-chave: Palavra 1; Palavra 2; Palavra 3; Palavra 4; Palavra 5.
(Obs.:  São palavras ou termos que identificam o conteúdo do trabalho. Deixe o espaço entre o resumo e as palavras-chave. Escreva de três a cinco palavras chave, com a primeira letra em maiúscula e separada por um ponto-e-vírgula.)


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        8

2. DEFINIÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E CONTABILIDADE GERENCIAL        9

3. FERRAMENTAS CONTÁBEIS QUE AUXILIAM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS        

4. BENEFICIOS DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS        

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        11

[b]

                         

1 INTRODUÇÃO[c]

O mundo empresarial é extremamente competitivo, a informação é uma ferramenta indispensável na gestão dos negócios, quem a obtê-la e aplica-la corretamente, terá vantagens no mercado e o suporte necessário para tomada de decisões.

A maioria das micro e pequenas empresas no Brasil não usam a contabilidade como instrumento gerencial, onde geralmente somente são cumpridas as obrigações acessórias impostas pela legislação, rotinas trabalhistas e a apuração de impostos, mas é de suma importância a utilização dos dados contábeis para o planejamento e tomada de decisões, trazendo assim a longevidade empresarial.

Umas das funções da contabilidade é fornecer informações seguras, com base em dados reais, de forma completa e precisa, informações estas fundamentais para a administração.

Entende-se que independente do tamanho da empresa, a Contabilidade Gerencial é uma ferramenta essencial para a sua sobrevivência, colocando-a frente aos seus concorrentes, com um nível maior de competitividade. A escassez de dados confiáveis, impossibilita o crescimento e maior lucratividade do negócio.

Esse trabalho tem como objetivo evidenciar a Contabilidade Gerencial como instrumento de gestão, enfatizando o uso de demonstrações contábeis existentes, com enfoque gerencial, utilizando técnicas contábeis que possam amparar na tomada de decisões.[d]

Para a permanência no mercado e expansão dos negócios é indispensável para os administradores o amparo com o uso dos elementos gerados através de ferramentas gerencias. Obtendo planejamento, organização e controle do negócio,  com maior probabilidade do sucesso da entidade.[e]

2 DEFINIÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS e contabilidade gerencial[f]

Micro e Pequenas Empresas (MPE) crescem no mundo inteiro, elas tem importância fundamental na economia nacional, a falta de amparo na tomada de decisões dos gestores, levam a mortalidade nos primeiros anos de existência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (215.1 Kb)   docx (72.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com