TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA

Por:   •  11/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.664 Palavras (11 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 11

NOME DA FACULDADE

(FACULDADE A QUAL ESTÁ MATRICULADO(A) (Arial fonte 12)

NOME DO CURSO

(Coloque aqui o nome do seu curso de pós em Arial fonte 12)

           MARRUUAN LUIS MARIANO

        

   

A IMPORTANCIA DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA

[pic 1]

                                       

                                                    BRAGANÇA PAULISTA - SP

2019

A IMPORTANCIA DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA

Marruan Luis Mariano[1]

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO- Ilustrar a importância da didática na formação do profissional de educação física é o ponto focal desse trabalho de conclusão de curso, haja vista que ela pode ser considerada como ciência aplicada no processo de ensino e aprendizagem. Demonstrar a finalidade da educação sob padrões didáticos e metodológicos de qualidade a fim de atender as demandas da sociedade, destacando as mudanças que estão ocorrendo no meio quanto à importância da didática, e clarificar que a didática, ao cumprir o seu papel de “arte de ensinar” legitima a contribuição na formação do profissional. Ainda, este trabalho procurará validar a ideia de que a didática sendo conhecida, aprendida e aplicada funcionará como elemento favorável para a construção qualitativa.

A didática, quando conhecida e aplicada efetivamente, torna-se veículo de validação como elemento facilitador do processo de ensino e aprendizagem.

Sob este contexto conclui-se de que a didática é instrumento facilitador, que ajuda no cumprimento da visão e também propicia a interação e o crescimento das partes interessadas.

Palavras-Chave: Didática, Docência, Profissional.


  1. INTRODUÇÃO

Os cursos de Licenciatura em Educação Física desenvolviam profissionais para atuar no ensino formal e, além disso, visivelmente também davam conta de encher as cavidades existentes na área e que não faziam parte do conjunto escolar.

Com a concepção do Bacharelado em algumas instituições, houve uma reformulação nas ementas dos cursos de preparação profissional em Educação Física, havendo a distinção e o isolamento do Licenciado  (professor) do Bacharel (profissional), visando suprir, do ponto de vista profissional, às necessidades do mercado e da sociedade, ou seja, professores ligados à  Educação Física escolar e profissionais ligados a algoritmos de atividade física no atendimento de diferentes necessidades da população.

Os cursos de Bacharelado adveiram para atender a um novo perfil de profissional que não está ligado ao ensino regular, mas a uma nova e crescente fatia do mercado constituído por clubes, academias, empresas, condomínios, personal trainners, onde a atuação é direcionada não mais somente em realizar habilidades,  mas em saber como e porque executar.

Tradicionalmente de uma área largamente abalizada nas práticas de habilidades motoras do profissional deu lugar a uma concepção onde o aspecto essencial é a posse de um corpo de conhecimento para compreender a atividade motora e desenvolver meios e tecnologias para a sua promoção.

Sendo que hoje o profissional de educação física deve possuir um repertório de conhecimento que o faça compreender o homem em movimento nos variados contextos em que ele se encontra, entendendo suas fases de desenvolvimento, suas necessidades, suas limitações, anseios, não se fundamentando somente na prática pela prática, mas sim aprofundando didaticamente (arte de transmitir conhecimentos).

2        O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE

Libâneo acredita que a formação profissional para o magistério requer uma sólida formação teórico-prática, consequentemente, a Didática se caracteriza como intervenção entre as bases teórico-científicas da educação e a prática docente, pois os conteúdos das disciplinas específicas precisam ligar-se às exigências metodológicas e aos problemas e desafios da prática.

O autor complementa que: O domínio das bases teórico-científicas e técnicas, e sua articulação com as exigências concretas do ensino, permitem maior segurança profissional, de modo que o docente ganhe base para pensar sua prática e aprimore sempre mais a qualidade do seu trabalho.

O docente precisa ter domínio dos conhecimentos específicos do seu campo e, dentre outras coisas, os professores precisam compreender quais conceitos devem ser ensinados, como esses conceitos foram construídos, quais são as idéias mais importantes e os princípios básicos desses conteúdos/disciplinas, quais são os melhores exemplos, qual a importância da disciplina e de seu conteúdo para os alunos, por que esses conteúdos estão sendo propostos para esse nível de ensino, etc.

O saber pedagógico, segundo Azzi (p.43) é “o saber que o professor constrói no cotidiano de seu trabalho e que fundamenta sua influência docente”, ou seja, o saber construído pelo professor no exercício da docência e elaborado a partir do conhecimento e/ou saber que o professor possui.

Porém, a Didática tem sido discutida com expectativas que vão além de suas reais possibilidades onde, muitas vezes, lhe é atribuída a tarefa de dotar o indivíduo de meios, regras e procedimentos que o habilitem a ter garantias de êxito no exercício de sua função.

E ao refletir sobre essa questão, o modo de concebermos o ensino leva-nos a procurarmos na Didática, formas de capacitar o futuro professor quanto aos modos de proceder na situação de ensino.

  1.     A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL

Segundo Gil (2010, p.2) didática é a “arte de ensinar.” Ele segue citando Comenius, que afirmava que didática é a “arte de ensinar tudo a todos” e Masetto, que diz que didática “é o estudo do processo de ensino-aprendizagem e de seus resultados”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com