TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reabilitação Física: Um Caminho Para Adaptação Profissional.

Resenha: Reabilitação Física: Um Caminho Para Adaptação Profissional.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Resenha  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Reabilitação física é um termo utilizado para fazer com que o individuo que esta incapacitado consiga exercer algumas atividades diárias. E essa reabilitação engloba vários profissionais da saúde, e o psicólogo também é fundamental, porque o paciente precisa ter um equilíbrio emocional para conseguir chegar ao objetivo proposto da reabilitação.

Inicialmente é feito uma avaliação psicológica do paciente e da família, para saber como eles estão lidando com na patologia do paciente. Porque sem o tratamento psicológico adequado o paciente pode desenvolver uma depressão ou um estado de insatisfação, insegurança e até sentimento de inferioridade.

Muitos pacientes não conhecem a patologia e dessa forma veem a sua situação de uma forma distorcida. Então eles são orientados a lidar com a patologia e o tratamento.

A Santa Casa de São Paulo dividiu alguns grupos de patologias como:

-Fibromialgia: Onde os pacientes apresentam muita ansiedade e depressão, e eles veem a dor como o centro de sua vida.

_Lesão Medular: Os pacientes compartilham suas dificuldades com os demais, uma troca muito significativa. Nesse caso alguns pontos são muito relevantes, como, a dependência de alguém e a dificuldade na locomoção, porém a maioria usa isso como uma forma de isolamento, que na visão deles é o melhor a fazer.

Amputados: Apresentam uma ansiedade muito grande para colocar logo a prótese, porém é feito um trabalho para a reconstrução da imagem deles, e a aceitação dos seus limites.

A Psicologia também atua com o paciente internado e sua família, a maioria deles reagem bem, e os que não reagem são encaminhados para outros especialistas como psicoterapeutas, já que muitas vezes a família vê o paciente como coitado, um peso, ou então querem fazer tudo para o paciente.

E a psicologia atua como os profissionais também, para melhorar a forma de lidar com o paciente, e para que saibam das reais expectativas de melhora do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com