TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaço De Atuação Do Profissional De Educaçao Fisica

Pesquisas Acadêmicas: Espaço De Atuação Do Profissional De Educaçao Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

Os Espaços de atuação Profissional do Professor de Educação Física.

“ Na área de Educação Física , as opções educacionais vão muito além dos muros da escola.”

Poderíamos definir lazer, como uma forma de você utilizar seu tempo dedicando-se a uma atividade que você goste de fazer, o que não significa que seja sempre uma mesma atividade. Esta atividade pode ser uma entre tantas outras.

No campo da educação pode-se identificar as atividades de lazer como ações integradoras dos «Quatro pilares da educação:

• Aprender a conhecer e a pensar;

• Aprender a fazer;

• aprender a viver com os outros;

• Aprender a ser.

LAZER

Você concorda que quando pensamos em lazer , imediatamente, o relacionamos ao ar livre?

A atividade de lazer geralmente é escolhida para ser praticada em espaços que proporcione um espaço que pode ser uma caminhada no parque, um jogo de futebol com amigos, ou ainda , optar por fazer uma atividade orientada em clubes , academias.

Lazer não implica necessariamente em atividades livres e desestruturadas , o lazer , como um campo de atuação da Educação Física, mais sendo também atividades que são praticadas fora das horas de trabalho e das obrigações formais.

O caráter lúdico que estão sempre presentes nas atividades de Educação Física , também é considerado uma forma de LAZER, as características marcantes dentro do espaço do lazer, tais como já falamos acima o caráter lúdico, a ocupação do tempo livre, a pratica desinteressada . É importante não transformarmos esse espaço em momentos de vivências corporais descompromissadas com a realidade social e política em que vivemos , pois o esporte que é praticado no espaço de lazer reproduz valores sociais construídos desde o início da humanidade.

Uma atividade pode ser prazerosa e, ao mesmo tempo,podendo ser transformadora e revolucionária , é imprescindível refletir sobre a relação que hás entere a sociedade , a educação física e o lazer.

ESCOLA.

E o campo de atuação da Educação Física na escola?

A escola é um espaço formal de transmissão e construção de conhecimentos de forma crítica e contextualizada.

A Educação Física faz parte de uma grade curricular , identificada em determinado projeto psico-pedagógico, envolvendo as seguintes características:

• Carga horária pre estabelecida.

• Conteúdos programáticos sistematizados ao longo das séries e níveis de escolaridades.

• Avaliações sistemáticas.

Na dinâmica curricular, os objetivos da Educação Física estão voltados para a cultura corporal.

A escola é um espaço pedagógico onde se refletem valores e significados humanos socialmente construídos em cada conteúdo vivenciado em seu interior.

Na sociedade as relações interpessoais são permeadas por desigualdades e descriminações de um sobre o outro, essas questões com certeza , se reproduzirão na prática do esporte nas aulas de educação física.

Algumas vezes podemos identificar discriminações nas práticas corporais:

• DE HABILIDADES- Os menos habilidosos muitas vezes são deixados de lado , e os mais fortes são mais aceitos pelo grupo nas atividades propostas pelo professor, cabendo ao professor não deixar que tal situação ocorra.

• DE GÊNERO-A mulher é excluída de esportes que são tidos pela sociedade machista como esporte para homens tais como futebol.

• DO PORTADOR DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS- Que por vezes são excluídos de práticas corporais nas aulas de educação física , por não se identificarem com as atividades competitivas.

A escola se manifesta como o espaço propício á diversidade, portanto , o professor de Educação Física exerce papel fundamental nas relações interpessoais, sua prática pedagógica visando a superação desses conflitos , ele tem a função de mediador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com