TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissional De Educação Fisica

Casos: Profissional De Educação Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  3.574 Palavras (15 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 15

O perfil do profissional que trabalha a dança no ambiente escolar vem sendo ao longo dos anos, tema de debates e discussões com a seguinte indagação; Quem deverá trabalhar a disciplina ou conteúdos relativos à dança na escola?

A dança no ambiente escolar esta além de uma conceituação epistemológica, mas um caminho para conseguir perceber cada aluno como um ser em sua totalidade com uma educação motora, percepções, sensibilidades e pontecialidades a serem trabalhadas no ato e reflexão de dançar.

Nesse sentido, Marques (2005, p.) pesquisadora e pedagoga, elucida que: “ a prática de dançar deve ser enxergada como disciplina curricular dentro dos ambientes educativos, já que possui conhecimentos específicos para a formação humana”.

Segundo Pereira (2011) a dança possibilita os alunos a se conhecerem, descobrirem o outro, e explorarem o mundo da imaginação e (re) criarem novas significações para suas relações humanas.

A dança enquanto disciplina curricular, não visa à formação de bailarinos, mas um campo de conhecimento que utiliza o corpo e os movimentos para conseguir uma apropriação de um fazer crítico e reflexivo a cerca de suas movimentações e expressões corporais. Segundo Nanni (2005), a dança auxilia na concentração, memorização, raciocínio, exploração e criticidade.

Com a criação do curso de Licenciatura em Dança em varias localidades de nosso país, o perfil desse profissional vai se delineando como aquele com habilidades específicas a ensinar a dança, enquanto disciplina, no contexto escolar. No entanto, outros perfis profissionais vêm ao longo da historicidade trabalhando conteúdos que perpassam pelo tema “dança”. Como por exemplo, o Professor Licenciado em Educação Física que possui em sua grade curricular uma abordagem de dança que o possibilita a desenvolver tal atuação, com uma visão a partir de uma cultura do corpo e da motricidade. Ao longo da historia a dança também passou a ser trabalhada e discutida como objeto de estudo do Professor de Artes e Pedagogos, com pós-graduação em dança, que estudam a corporeidade e a dança-educação, sendo esta associada ao universo pedagógico, o que é de suma importância para o desenvolvimento global do aluno.

Mas com tantas possibilidades profissionais na área da dança, quem de fato atuará no contexto escolar?

A dança já esta presente no contexto escolar como “conteúdo” trabalhado pelo educador físico, pedagogo e pelo professor de artes, mas como disciplina curricular ainda não é uma realidade em nosso contexto educativo. Nesse sentido, onde de fato esta o campo de atuação do Licenciado em Dança, como profissional a desenvolver tal disciplina curricular?

O referido estudo aborda reflexões a cerca do perfil profissional e o campo de atuação da “dança” enquanto área de conhecimento na escola, que a cada dia vem crescendo substancialmente em nossa sociedade, visando propiciar uma conscientização da importância do ensino da “dança” dentro do contexto escolar.

Neste sentido torna-se necessário haver uma diferenciação dos termos “conteúdo” e “disciplina” curricular, para posteriormente conseguirmos oferecer uma resposta à indagação de qual profissional irá trabalhar o conteúdo ou disciplina da dança dentro das escolas de ensino formal? Para isso, o referido artigo se dividiu nos seguintes tópicos: Abordagem do Ensino na Dança e Educação Escolar; DANÇA: Conteúdos x disciplinas x atuação profissional; Um olhar sobre o ensino da dança na escola e Educação Física e a dança na escola.

1 ABORDAGEM DO ENSINO NA DANÇA E EDUCAÇÃO ESCOLAR.

1.1 Ensino:

Transmitir conhecimentos a outros, instruir e lecionar, de acordo com abordagem do ensino pode-se dizer que o aluno é conduzido pelo professor, família, meio social, cultural e espiritual os que determinam muitas das vezes a velocidade e a forma de construção do conhecimento, pois o ensino esta relacionado com a troca de ambos perfazendo por um processo de construção, debates, relações, avaliações etc. Vivenciando a tramitação de todo esse processo evolutivo, o idealizador dessa máquina homem, perfaz que o conhecimento possa vir a ser ampliado. Imprescindível os objetivos de ensino tem importante papel em todo planejamento do processo instrucional. Geralmente a aprendizagem é problematizada tendo como foco principal a preocupação com o ensino. Desse ponto de vista, busca-se entender como as pessoas aprendem com o objetivo de produzir condições de ensino mais efetivas e elaborar propostas pedagógicas que visem garantir a aprendizagem.

1.2 Dança Educação Escolar:

Dançar é a forma mais simples e saudável de exercitar o corpo e a mente, são vários os seus benefícios: A dança proporciona o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e psicomotor das crianças, formação e manutenção tanto de personalidade quanto do físico humano é um dos mais importantes, estes resultados podem ser observados em diferentes setores. Tendo práticas cotidianas do ensino da dança na escola, podemos perceber que há um grande crescimento de novas habilidades e procuras de profissionais pela área, assim como as universidades criam novos cursos de dança, oferecendo para os profissionais, oportunidade de se especializarem.

Conhecendo o espaço de aprendizagem como possibilidades de trocas culturais e resignificações do corpo singular e múltiplo, as escolas ainda enfrentam problemáticas para desenvolverem trabalhos qualificados pelos formadores da área, ocultando muitas das vezes o apoio cultural que venham a ser discutidos, para procurar fazer com que as aulas de dança sejam ensinadas com qualidade positiva e apreciadora, e não por uma aprendizagem negativa que por vezes a coordenação escolar exemplifica o profissional como decorador, ensaiador, organizador de festas comemorativas e entre outros. É necessário nesse momento refletirmos com os seguintes pontos de vista que nos permite problematizar, transformar, criticar, articular e incluir fatos que venham contribuir com o crescimento da dança na escola.

O mundo da dança traz para o Homem uma forma de conhecer outros horizontes, vindo por meios de caminhos para dissolver outras formas, pois a escola por sua vez, vem contribuir com o crescimento de uma nova formação do aluno, isso possibilita trabalharmos com temas geradores, conhecer o corpo do próximo, identificando as limitações, técnicas, possibilidades de informações do alunado.

2. DANÇA: CONTEÚDO X DISCIPLINA X ATUAÇÃO PROFISSIONAL.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com