TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.344 Palavras (14 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA        

2.2        Contabilidade nas organizações        

2.3        Tributos nas operações empresariais        

2.4        Pesquisa da tributação de uma empresa        

2.4.1        Impostos Federais        

2.4.2        Impostos Estaduais        

2.4.3        Impostos Municipais        

2.5        Diferença entre juros simples e juros compostos        

2.5.1        Juros Simples        

2.5.2        Juros Compostos        

2.6        Equivalências de capitais        

2.7        Sistema de amortização        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Conforme o trabalho desenvolvido neste semestre, iremos abordar os assuntos tratados em sala de aula, onde iremos ver a importância da matemática financeira para o desenvolvimento das empresas, o papel da contabilidade nas organizações, a situação tributária brasileira e os tributos cobrados das empresas no Brasil, iremos abordar sobre a diferença dos juros simples e dos juros compostos, equivalência de capitais e sistemas de amortização também serão abordados nesse trabalho. Contudo, essa pesquisa dará uma visão mais ampla e sistemática da área trabalhada.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA

A matemática financeira é essencial na vida do profissional da administração, pois através desse conhecimento o gestor consegue atingir o objetivo da empresa, o administrador que vai trabalhar com vendas por exemplo, precisa ter conhecimento sobre cálculos, juros, saber quanto a empresa está obtendo de lucro ou se está tendo prejuízo, sobre preços dentre vários outros setores relacionados a compra, pode também ajudar na compra de um produto a prazo, no financiamento de um apartamento, na aquisição de uma moto, considerando a manutenção, gasto, depreciação, ao fazer um empréstimo, entre outros.

Sobretudo, a matemática financeira é de extrema importância nas tomadas de decisões nas organizações, quando ela é bem aplicada, traz uma lucratividade, tornando possível o processo de maximização nos resultados.  

 

  1. CONTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

A contabilidade tem como principal objetivo transformar e gerenciar dados contábeis das organizações tornando-os utilizáveis as demais atividades tanto para finalidades internas: controle; informações; viés para ações, quanto para externas: informações a bancos; governo acionista e outros públicos de interesse, sendo assim, a mesma não pode ser considerada apenas como o setor que cuida de tributos e operações legais entre empresa e prestadores de serviço, existem muito mais procedimentos que são de competência da área contábil. 

O controle gerencial dos números de uma empresa dá embasamento ao rumo que ela deve tomar diante do mercado que se apresenta. Aquela que não conduz sua contabilidade por meio de profissionais especializados está de certa forma, sendo negligente com seu patrimônio, o que pode acarretar a falta de diretriz nas ações posteriores.

Toda empresa, seja ela qual for, precisa do apoio de alguém do mercado contábil, é um dos pontos cruciais para que ela cresça com bases sólidas e sucesso posterior. Não há condições de manter um negócio muito tempo sem conhecer seus dados como lucro real, ativos e passivos, além do preço dos produtos. A contabilidade pode ser uma parceira nessa empreitada e tornar sua empresa ainda mais organizada e com grandes chances de crescimento.

  1. TRIBUTOS NAS OPERAÇÕES EMPRESARIAIS

Não é novidade para ninguém que o Brasil sofre de problemas estruturais graves, que impedem um desenvolvimento econômico expressivo e travam, sobremaneira, a nação como um todo, pois os impostos estão sempre presentes nas nossas casas e nas empresas, quando, no final das contas, o estado leva quase cinco meses dos salários das pessoas e das produções das empresas. É natural que todos queiram se livrar de tantos impostos.

A carga tributária vitima de forma igualmente perversa as empresas, que pagam impostos sobre tudo: o faturamento, o lucro e a folha de pagamento, quando contrata um funcionário. Além disso, as empresas que agem corretamente ainda se vêem obrigadas a custear os benefícios sociais, como: plano de saúde, vale transporte e previdência privada. É um duplo pagamento de benefícios que são responsabilidade do estado, mas que nunca se materializam. A competição fica mais desigual quando se sabe que algo perto de um quarto do dinheiro em circulação no país não sofre tributação, a não ser a CPMF. São aqueles setores da economia que trabalham na “informalidade”, eufemismo para a sonegação, se não para ilegalidade.

Com a carga tributária alta no país há muitas empresas vivendo no limbo em todo território nacional, que, além da sonegação, namora o contrabando e a pirataria. Como seus custos são frações daquelas das empresas corretas, elas inviabilizam a competição, a base do capitalismo e, na última análise, da democracia. Essa distorção resiste à ação das autoridades. Raramente, ou nunca, essas questões aparecem nas grandes discussões nacionais.

Por isso, conhecimento de todos a respeito dessas questões que envolvem o poder é essencial para a formação de uma nova mentalidade no país. E a situação tributária é a base de toda a estrutura, pois afeta toda a sociedade, sendo o sustentáculo do governo. É necessário que as instituições que representam as classes políticas, profissionais, industriais/comerciais, bem como a população, se manifestem por uma reforma tributária coerente e racional, não tendo apenas o objetivo de reduzir a carga mas, sobretudo, exigindo eficiência, honestidade e transparência no emprego destes bilhões de recursos arrecadados, transformando o Brasil numa república séria que devolve aos contribuintes o que é de direito e investe no progresso e bem-estar da nossa e das gerações futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (286.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com