TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

Por:   •  14/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  1.211 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS PARA AS EMPRESAS

Christopher Andersen Miranda de Oliveira¹

Janaína Lopes Modesto²

RESUMO

A movimentação de materiais se refere ao movimento de produtos em uma pequena distância dentro de um espaço, neste sentido é evidente que para que haja o resultado esperado é fundamental que os meios sejam eficientemente empregados, daí a necessidade do aperfeiçoamento dos sistemas existentes. Neste sentido e observando a grande demanda mundial por produtos fica evidente que a competitividade empresarial ganha contornos mais elaborados surgindo então a importância quando da movimentação de materiais.

PALAVRAS-CHAVE: Movimentação-materiais-empresa.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo abordar a importância da movimentação de materiais haja vista a globalização e a abertura do mercado de produtos importados o que por óbvio requer a disponibilização de produtos e serviços a fim de atender as necessidades dos clientes, tornando fundamental a eficiência quando da utilização de sistemas de movimentação.

2 MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

A abordagem da movimentação de materiais tem por escopo fornecer conhecimentos que permitam a identificação de equipamentos funcionais, que sejam operacional e economicamente adequados para a atividade desenvolvida pela indústria.

Neste sentido surge a necessidade de eficiência na movimentação de materiais, observados o transporte de materiais recebidos, estocados, fornecidos, transferidos ou sujeitos a qualquer outro tipo de movimentação, com um mínimo de transferência. Findando, a movimentação fica caracterizada também pelo encaminhamento dos materiais aos destinos certos de trabalho ou centros de processamento, evitando assim congestionamentos, atrasos e manuseios desnecessários.

Deste modo é fundamental que haja eficiência nos sistemas de movimentação de materiais dado que a movimentação de materiais é a chave da produtividade dos depósitos por várias razões, a exemplo a quantidade consideravelmente grande de mão-de-obra necessária ao manuseio de materiais, faz com que a produtividade geral do depósito seja vulnerável a qualquer queda de desempenho da mão-de-obra.

Em segundo plano, a natureza das atividades de manuseio de materiais apresenta limitações ao uso de avançadas tecnologias de informação e ainda que considerado o uso de novas tecnologias, o manuseio de materiais é precipuamente manual.

Em terceiro plano é fato que o manuseio de materiais jamais foi administrado de maneira integrada com outras atividades logísticas. Por último, a tecnologia de automação somente apenas nos últimos anos encontrou um patamar consideravelmente satisfatório.

 

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Dado o aumento da produtividade e por consequência o aumento da competitividade empresarial no decorrer dos anos, a movimentação de materiais recebe enfoque, haja vista que embora não aumente o valor do produto final é responsável por manter o fluxo de materiais entre máquinas, centros de custos, células de manufatura ou mesmo entre as empresas se caracterizando primordial para o sistema produtivo daí sua importância para as empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com