TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO TRABALHO ACADÊMICO

Por:   •  22/2/2017  •  Tese  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

A pesquisa científica tem seu o seu espaço nos cursos de educação superior em diversas universidades ou a nível técnico através das escolas técnica. O presente trabalho procura demonstrar a importância da pesquisa na vida do aluno ou na vida de qualquer pessoa que deseja ampliar estes conhecimentos, para sanar dúvidas que possam surgir em assuntos de trabalhos acadêmicos ou no simples conhecer do novo, facilitando a apresentação dos aspectos formais de textos científicos. A pesquisa pode ser feita para resolver alguma dificuldade, compreender algo novo e ou para melhorar situações já existentes, e ainda pode-se obter novas descobertas, ou seja, novas informações sobre o assunto pesquisado. Concluímos que com a utilização da pesquisa, motivada pela vontade de pesquisar do aluno, dificilmente haverá a ocorrência de copias de trabalhos acadêmicos, mas somente a produção de obras novas.

O aluno através da pesquisa construirá e aprimorará seu conhecimento e, para isso deverá atentar para os seguintes fundamentos, como a motivação, noção de universidade, usar de clareza, sensibilidade e sujeito.

 

2. A PESQUISA ACADÊMICA

É um processo para a construção do conhecimento humano, a qual gera novos conhecimentos, podendo também desenvolver, colaborar, reproduzir, refutar, ampliar, detalhar, atualizar, algum conhecimento pré-existente, servindo tanto para o pesquisado como para a sociedade num todo. A pesquisa também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejadas pela busca de um conhecimento.

Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador. Segundo o autor Gil (1993, p.19), o mesmo relata que a pesquisa é “um procedimento racional e sistemático” proposto “quando não se dispõe de informação suficiente para responder o problema”, ou quando existe a desordem em relação as informações, tornando, portanto, ineficaz sua adequação a questão estudada. Menciona que a pesquisa deve ser realizada com o propósito de alcançar uma finalidade e, ainda para resolver alguma dificuldade.

Devido à mesma, traz o autor, pode-se alcançar “novas descobertas”, com o surgimento do novo.  Então, “onde não há pesquisa, somente se reproduz” e, esta reprodução objetiva a decoreba por parte do aluno.

Devido à globalização existe a necessidade em divulgar os acontecimentos e descobertas e, portanto deve se observar que devido a esta troca de informações deve-se “esquematizar, saber organizar o estudo realizado, pois surgirão críticas, e através delas é que se busca o aprimoramento.” (SCHNEIDER, 1997, p.43).

Concluímos que a pesquisa é desenvolvida mediante aos conhecimentos dispostos e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos. Podemos afirmar que a pesquisa origina-se através de um longo processo que envolve inúmeras fases, desde a adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação dos resultados. (GIL, 1993, citado por Schneider, 1997, p. 19) relata que o professor e o acadêmico tem como função a pesquisa. Acrescenta que o aluno deve buscar, através da pesquisa, a formação ou construção do seu conhecimento. Para isso, é primordial que utilize como ponto de partida, os conteúdos acadêmicos passados em aula.  

Concluímos que, o pesquisador deve observar todos os pontos fundamentais para a construção de uma pesquisa condizente com os critérios do meio acadêmico, como a motivação, noção de universidade, usar de clareza, sensibilidade e sujeito. 

Quanto à clareza, o autor Laíno Alberto Schneider (1997, p.44), expõe que, “há a necessidade de precisar o assunto que almeja. A certeza é fruto de uma construção.” Acrescenta que é importante o pesquisador ser claro, direto, objetivo e preciso. No que se refere à sensibilidade diz que o pesquisador deve perceber os fatos que ocorrem ao seu redor, ou seja, deve “interpretar o mundo e as coisas com os seus próprios olhos”, pois se houver a distância entre o pesquisador e as ocorrências do seu dia-a-dia, será muito difícil para compreender o seu mundo. Assim, “como saber observar das respostas dos problemas que estão próximos.” (SCHNEIDER, 1997, p.45).

Um ponto que devemos considerar é a noção de universidade, onde o autor destaca que o ensino superior “tem por objetivo a pesquisa, o aprimoramento, a técnica e a formação de profissionais preparados para a realidade social.” (SCHNEIDER, 1997, p.45)

Isso faz com que as universidades, os meios acadêmicos e a especializações exijam dos alunos a realização de seus trabalhos de conclusão através da pesquisa, como exigência para de conclusão de curso. Sendo assim, as instituições de ensino procuram melhorar cada vez mais a qualidade de ensino através da pesquisa, já que a maior parte das instituições de ensino é formada por profissionais e acadêmicos que buscam o reconhecimento, da formação obtida, pela sociedade que permite aos profissionais o exercício da função. Trata-se de um trabalho de equipe, onde a soma dele culmina na formação não só de indivíduos e sim de toda uma instituição.

3. PESQUISADOR

O pesquisador é aquele que corre atrás do conhecimento do novo ou de algo que deseja e que lhe escapa. Dessa coisa que o pesquisador jamais capturará, tampouco obterá o controle, senão o essencial cessaria: a própria pesquisa enquanto movimento. Em consequência, o pesquisador continuará a seguir sua ideia fixa, mesmo que mal formulada, numa corrida sem fim. O fato é que o pesquisado perambula por um ambiente que lhe traz hora algo repentino outrora algo previsível, mas novo. Mas, para que serve o novo que encontrou por referência ao que buscava? Porém, o achado, caso, o pesquisador nele se detenha, se revela de uma fecundidade, de uma generosidade surpreendente: aquilo que o inesperado é incapaz de oferecer – uma confirmação dos pressupostos teóricos da pesquisa – ele concede numa experimentação da pesquisa enquanto encontra de uma verdade que excede o saber já dado.

Todo conhecimento está ligado à produção, devido a isto a graduação da ao acadêmico a oportunidade da construção do novo. Os professores precisam aproveitar a oportunidade para demonstrar aos acadêmicos a importância da criação, desta forma ajudando a criar o pesquisador. Tudo isso não diminui a responsabilidade e ou a importância de o acadêmico buscar o conhecimento e não somente pensar na sua nota ao final.  O aluno deve se sentir motivado pela busca do conhecimento, e não ser somente motivado a passar. A nota deve ser consequência de um trabalho árduo, junto com aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com