TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  25/5/2020  •  Monografia  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

SÃO PAULO – SP

10/2019

  Beatriz Genelice Imoto Peres de Oliveira – RA N4545J5

  Caio de Sousa Fernando - RA D900DC4

  Juan de Lucas Frois - RA F0917I7  

  Leandro Cursino dos Santos - RA F08BHC3

Natalia Antonio de Lima - RA N4043H7  

  Thais Goncalves de Oliveira - RA D89JIB8  

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO: UM ESTUDO SOBRE A TRAGÉDIA EM MARINA, SEUS IMPACTOS E INTERVEÇÕES A SEREM APLICADAS.

                                                Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina, trabalho de conclusão de Curso, como

requisito parcial para elaboração da

monografia ou projeto experimental de

conclusão do curso de graduação em Ciências

                                                            Contábeis  da Universidade

                                                                            Paulista sob   orientação    da

                                                                   professora Eunice do 2º Semestre letivo.

SÃO PAULO – SP

10/2019

 SUMÁRIO

        Introdução
        1.
PERFIL SOCIAL
                1.1 APRESENTAÇÃO DA CIDADE
                1.2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA RESPONSÁVEL


        2. DESENVOLVIMENTO DA CATÁSTROFE

        3. CONHECIMENTO E GERENCIAMENTO DOS DANOS DOS PRODUTOS QUIMICOS


        4. ANÁLISE E SUGESTÃO DE MELHORIAS

CONSIDERAÇÕES FINAIS

BIBLIOGRAFIA

                                         INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho tem como objetivo, expor os conceitos estudados em sala de aula, referente à disciplina  de  EPA - Evolução do Pensamento Administrativo.  Foi  possível  analisar  esses  conceitos aplicados  à  uma  realidade,  onde  foi  percebida  grande  complexidade e  suma  importância,  para  realizar  a aplicação de recursos e ferramentas no convívio social.
O  foco  central foi  dirigido  a  uma  comparação  de teorias que poderiam ser aplicadas para atingirmos o resultado com êxito, o grupo se reuniu com   a intenção de evidenciar qual método é mais adequado para a Tragédia,  no qual foi escolhida (Mariana), ocorrida em Minas Gerais, foi preciso analisar, entender e conhecer diversas catástrofe, chegando a conclusão e escolhendo a mesma, no qual houve muitos impactos ambientais, chamando a atenção de todos na qualidade de vida, preservando o bem estar social e cultural em qualquer região continental.

  1. PERFIL SOCIAL

        1.1 Apresentação da Cidade
        A  cidade  Mariana é um município Brasileiro localizado no Estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do país (fundada em 16 de julho de 1.696), era uma cidade que arrecadava em 2016 uma renda média de seu PIB de 1,3 bi por ano, uma renda de R$ 30.200, com uma população média de 59.343 habitantes (estimativa 2016 - IBGE). Suas principais atividades comerciais é o turismo cultural e a extração de minérios. No dia de 05 de novembro a grande mudança desta cidade, não foi aquela que esperamos “boa”, pois houve a quebra da barragem, onde simplesmente acabou com a cidade, bem como, meio ambiente, pois houve uma descarga de produtos químicos, que é 40 milhões m³
         A  escolha  do  local  foi devido essa tragédia com a cidade, no qual a empresa Samarco Mineração S.A  e suas administradoras, Vale S.A. e a anglo-australiana BHP Billiton, controlava a barragem de rejeitos de mineração denominada "Fundão", Rompida causando o desastre industrial sendo o maior impacto ambiental da história brasileira.


        1.2 Apresentação da Empresa Responsável
        Samarco, fundada em 1977, atua no segmento de mineração. Seu principal produto são as pelotas de minério de ferro comercializadas para a indústria siderúrgica de países das Américas, do Oriente Médio, da Ásia e Europa, tendo seu capital fechado (Uma Empresa de capital fechado é uma sociedade anônima na qual o capital social representado pelas ações está normalmente dividido entre poucos acionistas, a pessoa física que quiser comprar essas ações, terá de convencer um dos atuais acionistas a vendê-las e irá precisar fazer uma escrituração da transferência da propriedade das ações no livro de transferência de ações nominativas da companhia. Essas ações, ao contrário de uma empresa de capital aberto não são comercializadas em bolsas de valores ou no mercado de balcão).
        A empresa possui duas unidades operacionais, em Mariana e Ouro Preto, com 42 anos de história no setor mineral brasileiro, era realizada a extração e o beneficiamento de minério de ferro em três concentradores, e Ubu, em Anchieta (ES), onde estão quatro usinas de pelotização. As unidades são interligadas por três minerodutos de 400 quilômetros de extensão, que atravessam 25 municípios dos dois estados.
        Ao longo da sua trajetória, a empresa sempre prezou por honrar seus compromissos com a sociedade e com o meio ambiente e essa conduta permanece até hoje.
Ela tem como seus pontos, uma empresa de valores, listados abaixo:

Missão, Visão e Valores:

Missão: Otimizar a transformação dos recursos minerais em valor para a sociedade, de forma segura, eficiente e inovadora, hoje e no futuro.

Visão: Ser reconhecida pela superação e reconstrução das relações sociais, ambientais e econômicas.

Valores: Respeito às pessoas
Consideramos a vida humana um valor inegociável e tratamos todas as pessoas de forma igualitária, não aceitando discriminação de qualquer natureza e considerando oportuna a livre manifestação de ideias e opiniões.

Integridade: Atuamos com seriedade no cumprimento às leis e respeito aos princípios morais, primando pela dignidade e ética nas relações. Adotamos uma postura honesta e transparente com todas as partes envolvidas em nossos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com