TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE SISTEMAS DE TRANSPORTES PARA A ECONOMIA DE UMA DETERMINADA REGIÃO

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6

ALANE XIMENES DUTRA

DISCIPLINA 12 - ATIVIDADE 02

CAMOCIM – CE

MARÇO 2018


A IMPORTÂNCIA DE SISTEMAS DE TRANSPORTES PARA A ECONOMIA DE UMA DETERMINADA REGIÃO

O transporte eficiente desempenha um papel importante na manutenção do Estado com suas estradas, hidrovias e ferrovias. A boa qualidade dos meios de transportes sempre teve uma relevante importância para conquista e manutenção de impérios. A primeira visão de logística de transporte veio com o exercito em tempos de guerra, que precisava da eficiência no transporte para o abastecimento de armas e comidas. O império Romano assim como a Alemanha na Segunda Guerra Mundial utilizaram desse mecanismo nas suas conquistas.

Os transportes referem-se ao conjunto de instrumentos técnicos e materiais utilizados na locomoção de pessoas e cargas de um lugar para o outro. No desenvolvimento dos países e das sociedades, os meios de transporte são um dos principais instrumentos para garantir a infraestrutura do suporte material para que tal crescimento aconteça.

Ballou(2011, p.119) identifica a atividade de transporte como fundamental para a economia desenvolvida, conforme pode ser observado abaixo:

Basta comparar as economias de uma nação desenvolvida e de outra em desenvolvimento para enxergar o papel do transporte na criação de alto nível de atividade na economia. Nações em desenvolvimento têm, normalmente, produção e consumo ocorrendo no mesmo lugar, com boa parte da força de trabalho engajada na produção agrícola e porcentagem menor da população vivendo em áreas urbanas. À medida que serviços de transporte mais baratos vão-se disponibilizando, a estrutura econômica começa a assemelhar-se à de uma economia desenvolvida: grandes cidades resultam a partir da migração para os centros urbanos, regiões geográficas limitam-se a produzir um leque menor de itens e o nível de vida médio começa a elevar-se. Especificamente, o melhor sistema de transporte contribui para (1) aumentar a competição no mercado, (2) garantir a economia de escala de produção e (3) reduzir preço das mercadorias.

Os transportes junto com a comunicação são dois elementos estratégicos para qualquer país ou governo. Quanto maior o crescimento econômico de um determinado país/região (maior presença de indústrias, atividades agrárias e comerciais), maior a demanda e a pressão sobre os meios de transporte. Esses meios de transportes precisam de uma estrutura adequada para suportar essa carga, caso contrário o desenvolvimento desse país/região encontrará maiores desafios, perdendo mercado para outros mais desenvolvidos.

Conforme Fleury (2006, p. 240), o investimento em infraestrutura de transporte deve ser visto como um investimento de longo prazo:

Da mesma forma que o investimento em educação cria condições de tornar o cidadão mais produtivo no médio e no longo prazo, o investimento em infraestrutura abre oportunidades para deslanchar o desenvolvimento regional, abafado pela incapacidade de deslocar sua produção e suas riquezas naturais do ponto da produção para o ponto do consumo.

Os benefícios gerados pela implementação de infraestrutura de transporte de boa qualidade são diversos, dentre muitos os mais importantes são:

- Redução no tempo de viagem;

- Custo de transporte

- Segurança

- Ganhos sociais para a população afetada pelo projeto;

- Criação de empregos nas etapas de implementação, operação e manutenção;

- Capacitação regional de diversificação econômica;

- Aumento da atratividade econômica regional.

REDUÇÃO NO TEMPO DE VIAGEM

O tempo que é gasto efetuando transporte não agrega valor ao produto, ou seja, é improdutivo do ponto de vista econômico.  A qualidade da infraestrutura de transporte é relevante no tempo de viagem, podendo tornar projetos antes inviáveis em boas oportunidades.

CUSTO DE TRANSPORTE

O transporte representa uma grande parcela dos custos logísticos de uma empresa, sendo grande a importância do investimento em transportes no Brasil para que se tenha um produto nacional mais competitivo e acessível à população brasileira.

SEGURANÇA

Os acidentes de trânsito representa para o Brasil uma parcela muito grande de mortes não naturais. A imprudência é o fator principal de causas de acidentes no país, porém não podemos descartar a má sinalização e defeitos nas vias como multiplicadores desses acidentes.

GANHOS SOCIAIS PARA A POPULAÇÃO AFETADA PELO PROJETO

A mobilidade de transporte garante que a população se desloque por maiores distâncias, aproximando-a de novos empregos, hospitais e lazer.

CRIAÇÃO DE EMPREGOS NAS ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

Projetos de infraestrutura de transporte necessitam de um investimento alto pelo governo, demandando para sua construção, manutenção e operação uma grande quantidade de mão de obra. A tendência é fazer o uso de mão-de-obra da região onde será implementado o projeto. Dessa forma gerando empregos e movimentando a economia regional.

CAPACITAÇÃO REGIONAL DE DIVERSIFICAÇÃO ECONÔMICA

Uma infraestrutura de transportes inadequada condiciona um impedimento para a diversidade econômica de uma nação. No caso de produtos perecíveis, a velocidade e confiabilidade do transporte é um fator importante para que o negócio tenha sucesso. Já o desenvolvimento industrial necessita que suas fábricas de beneficiamento tenham meios de transportes eficientes para que estas sejam abastecidas com diversos tipos de matéria-prima, e para que seu produto final seja transportado de modo eficiente.

AUMENTO DA ATRATIVIDADE ECONÔMICA REGIONAL

As empresas preferem investir em locais onde a infraestrutura provida pelo estado é melhor, pois esta estrutura permite o eficiente transporte de serviços e mercadorias.

SISTEMA DE TRANSPORTE PRESENTE EM CAMOCIM

        O principal modal de transporte utilizado para a condução de cargas e deslocamento da população é o rodoviário. São utilizados veículos como caminhões e caminhonetes para o escoamento de peixe, principal produto econômico da cidade. Para o deslocamento intermunicipal da população é utilizado o ônibus, o veículo utilitário misto - as famosas topiques -, além do transporte em caráter precário feito por camionetas aos interiores da cidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (600.1 Kb)   docx (2.4 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com