TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO CUSTO LOGÍSTICO NA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  1/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTÂNCIA DO CUSTO LOGÍSTICO NA ADMINISTRAÇÃO

Resumo

O mundo está se tornando cada vez mais um mercado global e a expectativa é de que as empresas se adaptem a essas mudanças para estarem mais preparadas e habilitadas para enfrentar as realidades desse novo desafio, desenvolvendo novas estratégias para projetar produtos para um mercado global que exige das empresas uma atuação de velocidade e flexibilidade sem deixar de ofertar produtos e serviços com preços reduzidos e bons níveis de qualidade. Nos dias atuais a logística se revela como um recurso de maior importância, atribuindo diferenciais de qualidade e maior contribuição para os seus lucros. O objetivo deste trabalho é identificar o quanto a logística e importante e sua contribuição para a melhoria do desempenho das organizações, considerando-a ser uma ferramenta muito importante na Administração.

Palavra chave: Custo Logístico, Mercado, Administração.

INTRODUÇÃO

O mercado exige das empresas uma atuação de velocidade e flexibilidade sem deixar de oferta produtos e serviços com preços reduzidos e bons níveis de qualidade. A impotancia da logística é influenciada diretamente pelos custos associados à suas atividades. Grandes fatores estão influenciando a melhoria dos custos logísticos. Entre eles os mais impotantes são: o aumento da competição internacional, as alterações populacionais, a crescente escassez de recursos e a atratividade cada vez maior da mão-de-obra. Com a grande demanda no comércio internacional a especialização nos trabalhos continuam acontecendo numa escala mundial.

À medida que estes problemas puderem ser solucionados, todos poderão se beneficiar de mercadorias de melhor qualidade e menor custo. Por parte da administração grandes esforços já foram feitos para que o desenvolvimento de sistemas logísticos melhorem e sejam cada vez mais eficientes. Neste meio de desafios na Administração, a logística tem se destacado como um recurso de grande importância neste meio, atribuindo diferenciais de qualidade e maior contribuição para os lucros nas empresas.

DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA

A Logística é definida como o campo da administração que se preocupa com a organização de recursos necessários responsável por colocar produtos e serviços para seus consumidores, a logística empresarial, tem diversas definições e significados, com: transportes, distribuição, distribuição física, suprimento e distribuição, administração de materiais, operações e logística.

O dicionário “Larousse“ (1992) define logística como sendo:

“Parte da arte da guerra que visa garantir provisões, transporte, alojamento, hospitalização etc. aos efetivos em operação”.

A logística empresarial mostra que a diferença entre uma empresa vencedora e uma perdedora está vinculada à administração da sua Logística. Esta diferença irá refletir não só na redução de seus custos, como também na satisfação dos seus clientes. Uma forma mais simplificada de compreender a importância das funções da logística é pensarmos como seriam os processos e transações da empresa sem a existência dela. Uma empresa tende a se especializar na produção daquilo que tiver vantagem econômica para fazê-lo. Vencer o tempo e a distância na movimentação de bens ou na entrega de serviços de forma eficaz e eficiente é a tarefa do profissional de logística. Ou seja, sua missão é colocar as mercadorias ou os serviços certos nos lugares e na hora certa, na condição desejada e ao menor custo possível.

LOGÍSTICA INTEGRADA

As operações logísticas em uma empresa ocorrem de acordo com processos estabelecidos para, basicamente, mover, estocar e entregar materiais e produtos a quem deles necessita, em conformidade com suas especificações, a tempo e a hora. Os processos logísticos podem ser avaliados em diferentes níveis de amplitude. Quer se esteja abordando o processo logístico de uma empresa como um todo, o processo de distribuição.

LOGÍSTICA REVERSA

A logística reversa é a movimentação de produtos do consumidor em direção ao produtor na cadeia de distribuição. O conceito se refere ao papel da logística na devolução de produtos e pode ser ampliado considerando a reciclagem, substituição de materiais, reutilização de materiais, tratamento de resíduos, substituição, conserto ou remanufatura. Do ponto de vista de engenharia, a logística reversa é um modelo de negócio sistêmico que aplica os melhores métodos de engenharia e administração logística na empresa, de forma a fechar lucrativamente o ciclo do "supply chain” (cadeia de surimentos).

Logística reversa para a gestão das operações nas empresas, pode-se definir a Logística Reversa como o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias primas, estoque em processo e produtos acabados e seu fluxo de informação, do ponto de consumo ao ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado.

A IMPORTANCIA DA LOGÍSTICA

A necessidade de gerenciar uma atividade de distribuição como um sistema completo, considerando os efeitos das decisões tomadas de uma área de custo sobre outras, pode existir implicações nos sistemas de contabilidade dentro das organizaçaões. Os sistemas convencionais agrupam os custos em categorias amplas agregadas que, não permitem a realização de uma análise mais detalhada, necessária para a identificação dos custos verdadeiros da prestação de serviço ao cliente numa variedade de produtos. Sem a facilidade para analisar dados de custos, fica impossível revelar o potencial de negociação que pode existir dentro do sistema logístico.

Christopher (1997) afirma que a estrutura de contabilidade, ainda em uso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com