TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO DEPTO CREDITO E COBRANÇA

Por:   •  9/2/2019  •  Monografia  •  11.606 Palavras (47 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 47

1.   INTRODUÇÃO

Cada vez mais, as empresas percebem que qualquer progresso faz a diferença, especialmente nas operações em larga escala e quem melhorar a gestão financeira, ou seja, reduzirá a necessidade de usar capitais de terceiros emprestado e poderá liberar recursos financeiros para outras atividades.

Em muitas empresas, vários conflitos acontecem entre vendas e crédito. O medo, na visão da administração de vendas é o fato do cliente sentir-se pressionado, influenciando nos futuros negócios. Mas sem uma política de cobrança é impossível se antecipar aos problemas e enfrentá-los de forma consistente. As condições de pagamento podem ser variadas para se adequar à rentabilidade e à competição no mercado.

Uma venda não está completa até o pagamento da transação seja feito. Mas há um fato fundamental que freqüentemente é esquecido. Até o pagamento ser recebido, a empresa credora autofinancia a venda.  

Os clientes deveriam se lembrar deste fato antes do vencimento, uma vez que o acordo estipula uma data. Sendo que também o fluxo de caixa depende do recebimento, estes capitais, se não retornarem nas condições aprazadas, poderão aumentar o volume de recebíveis de má-qualidade. As cobranças bem planejadas alcançam rapidamente os resultados e normalmente a moral da equipe aumenta. 

 

O segrego para um resultado próspero é estar certa de que toda a administração da  empresa, inclusive vendas e finanças, concordem com  política da empresa.

 

Velocidade é novamente a essência. Não há nenhuma dúvida de que quando um cliente deve um dinheiro para a empresa, muitos outros credores também têm a receber.

1.1  Definição do Problema

Toda cobrança, quando mal feita, deixa certamente o credor sem receber seu dinheiro e quando bem feitas á única certeza do credor é a de que as chances de receber aumentam um pouco.

Uma inadimplência muita alta pode significar má concessão de crédito. Deve-se ter em mente que o esforço de cobrança deve ser proporcional ao valor da dívida, pois a transformação das vendas em caixa vai empacar de forma mais positiva em seu balanço.

Quem chega primeiro tem mais chance de receber. O problema da redução da inadimplência está ligado ao gerenciamento pontual da cobrança, adotando uma estratégia equilibrada na concessão do crédito, nem muito liberal, nem muito conservadora e principalmente, uma cobrança efetiva.

1.2 Objetivo

O objetivo deste trabalho é avaliar as influências que uma Administração Financeira eficiente reflete para a empresa. Grandes estudiosos da Administração Moderna reconhecem que a empresa é um sistema, e como tal, deve ser analisada por todos os aspectos.

Adquirir também conhecimento e desenvolver técnicas para o controle da carteira de clientes da empresa. Oferecer maior qualidade e segurança na avaliação de crédito, identificando o grau de risco e oportunidade. Facilitar e estar pronto às negociações, o qual credor e devedor possam ficar satisfeitos.

  1.  Justificativa

É muito gratificante participar da “vida empresarial”, pois é possível conhecer muitos detalhes da organização e colocar em prática as experiências vividas muitas vezes apenas na teoria.

As informações adquiridas nos referencias teóricos e nas pesquisas serão de grande importância nas atividades profissionais que desempenho atualmente. Trará também com certeza uma nova visão nos conceitos do controle financeiro, buscando assim uma gestão mais eficaz e proporcionando ao gestor e empresa a satisfação da realização dos seus objetivos.

2.   REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 O que é Finanças?

Conforme Gitman, podemos definir Finanças como a arte e a ciência de administrarem fundos. Praticamente todos os indivíduos e organizações obtêm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem. Finanças ocupam do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos. Finanças é a aplicação de uma série de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa e do valor das suas ações. Mas, o que é maximização da riqueza? É a contribuição para o valor da empresa pela seleção daqueles investimentos que possuem a melhor compensação entre risco e retorno. E como se define compensação entre risco e retorno? Dado um nível de risco, é a taxa desejada de retorno que justifica a execução de um investimento.

2.2 A Função do Administrador Financeiro

Administrador financeiro é o indivíduo que, numa empresa, desempenha função principal no planejamento das necessidades de fundos e no levantamento e aplicação efetiva destes. Como todas as atividades de uma empresa exigem utilização de fundos, a função do administrador financeiro é de vital interesse para os diferentes setores da administração empresarial. Uma vez que o administrador financeiro atua na distribuição dos recursos da firma, os métodos e as políticas por ele recomendado deverão ser minuciosamente estudados.

Quanto mais eficiente for sua atuação, mais dinâmica será nossa economia. Uma vez que os deveres de um administrador financeiro são, por natureza, extensos e variados, este trabalho provavelmente teria de ater-se a detalhes pertinentes à totalidade de funções que lhe possam ser atribuídas. Se tais princípios forem completamente dominados, o administrador poderá, confiante e habilmente, solucionar determinados problemas.

2.3 A Função Básica da Administração Financeira

Prover a empresa de uma estratégia para determinar a utilização mais eficiente dos recursos disponíveis a qualquer momento, bem como selecionar as fontes mais adequadas de fundos adicionais, que eventualmente possam tornar-se necessários, é função básica da Administração Financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (81.5 Kb)   pdf (416.4 Kb)   docx (70.7 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com