TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK PELA PERCEPÇÃO DE LÍDERES E LIDERADOS

Por:   •  16/5/2020  •  Resenha  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]   

Cursos: Psicologia Aplicada às Organizações/ Tecnólogo em Gestão de RH        

Resenha crítica

Disciplina:       Psicologia Aplicada às Organizações

Professor(a):    Vânia Lúcia Pereira de Andrade                                              

Aluno(a):          João Victor Sancho Rosa                                        Matrícula: 02564378

A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK PELA PERCEPÇÃO DE LÍDERES E LIDERADOS

Resenha Crítica

        Bibliografia:        

Google Acadêmico ;

XI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VII Encontro Latino Americano de Pós- Graduação – Universidade do Vale do Paraíba

CREDENCIAIS DO(S) AUTOR(ES):

Rosilene Aparecida Rosário de Souza

Drª. Marilsa de Sá Rodrigues Taadeucci

2. RESUMO DA OBRA:

O presente artigo é dividido em quatro partes, com o objetivo de demonstrar através das teorias à importância do feedback como instrumento no processo de melhoria continua no ambiente organizacional e os resultados obtidos em um instituto de pesquisa, que atua na área de ciência e tecnologia, na região sudeste. Foram entrevistados dez funcionários, sendo que cinco ocupam cargos de chefia e cinco cargos administrativos.

Na primeira parte, as autoras trazem a comunicação como elemento primordial para se obter maior eficácia dentro de uma organização. Vários conceitos de autores renomados são citados a fim de dar ênfase e facilitar a vida de gestores que compreendem que a falha na sua comunicação acarreta o mal desempenho de sua equipe e consequentemente a insatisfação perante aos demais.

Afirmando que a boa comunicação é essencial para que líderes e liderados consigam compreender os objetivos comuns, Berlo (2003, p. 29-32) informa que a comunicação é um processo interligado na qual possuem seis partes: fonte, mensagem, codificador, canal, decodificador e receptor. Juntos são capazes de realizar a mudança no sistema de relacionamento entre as pessoas e alcançar o êxito esperado. Entretanto, Davis e Newstron (2001), Adler (2002) e Robbins (2002) juntam o Feedback como a sétima parte, pois sem essa ferramenta não será possível compreender se o que foi conversado foi interpretado de forma correta.

A segunda parte trás o enfoque sobre o feedback e sua eficiência dentro da organização sendo citado por todos os autores como o fator determinante para o processo de comunicação. Complementando a tese, tal ferramenta é responsável por criar relações interpessoais entre os líderes e liderados, tendo como resposta se existe algo a ser melhorado ou o reconhecimento das ações corretas. Foi evidenciado que todas as partes envolvidas carecem de tal ferramenta e que quanto mais encontros, maior é a eficiência da equipe criando uma compreensão mutua e segura, quebrando a barreira entre o emissor e o receptor. Contudo, os envolvidos nesse processo encontram obstáculos para dar e receber esse retorno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com