TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Por:   •  20/10/2020  •  Artigo  •  4.713 Palavras (19 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 19

UCAM – UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

EDUARDO SILVA DE FARIA

GESTÃO PÚBLICA: A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

GOIÂNIA - GO

2019 

UCAM – UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

EDUARDO SILVA DE FARIA

GESTÃO PÚBLICA: A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Artigo Científico apresentado à Universidade Cândido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Cidades e Planejamento Urbano.

GOIÂNIA - GO

2019

GESTÃO PÚBLICA: A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Eduardo Silva de Faria

RESUMO

O presente trabalho foi resultado de pesquisa bibliográfica tendo como objetivo analisar a importância do orçamento participativo com instrumento da gestão pública. Foram abordados aspectos legais e conceituais acerca do Orçamento Público e Orçamento Participativo, bem como a relevância sobre o controle dos gastos públicos e da gestão pública transparente. Neste contexto o orçamento público é um instrumento de planejamento das ações governamentais, sua elaboração e execução devem ser realizadas com responsabilidade e competência, necessárias à correta gestão, em prol do interesse público. Portanto, o orçamento participativo passa a ser o instrumento democrático que permite aos cidadãos participarem do processo pela organização social. A gestão participativa é fundamental para uma administração eficiente e eficaz, uma vez que assegura aos cidadãos o pleno exercício da cidadania. Portanto, conclui-se que para que haja êxito em sua elaboração, execução e controle do orçamento participativo é necessário a conscientização da população sobre a importância da participação social efetiva. A efetiva realização e implementação do orçamento participativo podem ser visualizadas como um fortalecimento da democracia na gestão municipal, convertendo-se em uma ferramenta que ajudará os gestores a organizar e controlar com mais eficiência os recursos públicos.

Palavras-chave: Gestão pública. Orçamento participativo. Orçamento público.

Introdução

A apresentação deste tema tem como base a necessidade da reflexão sobre práticas participativas na elaboração do orçamento público, bem como um acompanhamento na distribuição e aplicação de recursos.

O orçamento participativo é uma ferramenta importante para o controle e uniformização de interesses, objetivando promover o bem-estar de uma sociedade, bem como a transparência no trato do bem público e de seus governantes. Geralmente neste tipo de orçamento, permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre o orçamento de investimento de prefeituras municipais. Portanto, ele se manifesta na existência de instrumentos de cobrança e de controles recíprocos que comprovam para uma melhor eficiência na gestão pública.

O presente trabalho propõe examinar as aplicabilidades desta inovadora técnica de cooperação entre governo e sociedade civil, estimulando o exercício da cidadania e o compromisso da população com o bem público.

A problemática apresentada vem em detrimento de que até que ponto a prática de orçamentação participativa pode ser considerada como um instrumento importante de complementação da democracia representativa?

No intuito responder esta indagação, apresenta-se como objetivo principal, verificar e analisar até que ponto a participação popular é importante na elaboração do orçamento público, com vistas a opinar sobre as prioridades da população na distribuição e aplicação de recursos.

Para alcançar os objetivos propostos neste artigo, utilizou-se como recurso metodológico, pesquisa bibliográfica, com a utilização de diversas fontes como forma de consulta, tais como livros, artigos, revistas e internet, empregando vários conceitos que serviram de embasamento para conclusão deste trabalho.

A pesquisa bibliográfica tem como vantagem o fato de permitir um acesso mais amplo ao tema pesquisado. Essa vantagem torna-se particularmente importante quando a pesquisa requer dados muito dispersos, e de difícil acesso para o pesquisador (GIL, 2002).

Desenvolvimento

A Gestão Pública é responsável pelo desenvolvimento urbano e econômico de uma cidade. Contudo, para que haja eficiência na gestão correspondente à administração de um município há que se estabelecer a organização na gestão, criar missões correspondentes ao desenvolvimento que se anseia alcançar para realizar a gestão de forma eficiente e eficaz.

Para Lima (2006, p. 68), “gestão é a capacidade de fazer o que precisa ser feito”. Em uma gestão pública não se pode esquecer a capacidade de se atentar e permanecer no posicionamento da organização planejada, para que assim, a missão possa ser cumprida, que neste caso primordial é o desenvolvimento da cidade em benefício ao povo que nela reside. Lima ainda acredita que uma boa organização na gestão pública está relacionada a uma alta capacidade de gestão, que por sua vez, relaciona-se com a “melhor relação entre recurso, ação e resultado” (p. 70). Neste sentido pode-se dizer que quanto maior for a demanda, isto é, a necessidade de um planejamento eficiente no município, maior deverá ser a capacidade do gestor público, principalmente se os recursos disponíveis forem escassos.

Gestão Pública Transparente:

A gestão pública transparente visa assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos, permitindo ao cidadão acompanhar e fiscalizar como o dinheiro público está sendo utilizado. No Capítulo IX da Lei de Responsabilidade Fiscal/Lei Complementar nº 101/2000 que reza pela transparência da gestão fiscal em seu art. 48, assim posiciona:

Art. 48. São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com