TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NO PROCESSO SUCESSORIO NAS EMPRESAS FAMILIARES

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.115 Palavras (9 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - PUC
ESCOLA DE GESTÃO EM NEGÓCIOS
CURSO: ADMINISTRAÇÃO

Nathalia Thalita Brune de Souza

TEMA: A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NO PROCESSO SUCESSORIO NAS EMPRESAS FAMILIARES

GOIÂNIA
2016/2

Aluna: Nathalia Thalita Brune de Souza

Trabalho apresentando à disciplina de SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL do Curso de ADMINISTRAÇÃO da PONTÍFICIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA - PUC GOIÁS apresentado como requisito parcial para obtenção da média da N2.

                                                     

                                                     Professor: RUZELL NOGUEIRA DE ARAUJO

GOIÂNIA
 2016/2

SÚMARIO

    INTRODUÇÃO..................................................................................... 1

  1. DESENVOLVIMENTO.......................................................................   2

Introdução

O presente trabalho buscou apresentar a sistemática em que se envolvem as empresas familiares quanto à questão do processo sucessório, evidenciando os principais problemas encontrados quando na implementação desse tipo de processo. O assunto abrange as definições e as principais características dos tipos de sucessão tida como “sucessão familiar” mostrando as diferenças do bem das vantagens e desvantagens da sucessão. Dentre esses problemas, apresenta-se principalmente na fase que antecede o processo sucessório.

  1.  Empresas familiares

O ambiente empresarial hoje comtempla com um grande número de empresas que esta sendo encontradas sobre o controle da família, entre as várias formas de modelos de administração familiares, as empresas familiares tem o mesmo modelo de gerir uma empresa, mas nela contem valores e laços entre os membros. Essas empresas ocupam uma boa parte e uma importância no cenário econômico no país sendo mesmo no Brasil ou em diversos países. A sucessão nas empresas familiares ocorre em duas situações ela pode ser planejada ou passada de pai para filho ou que seja por morte, acidente, doença, o que a afasta o dirigente do cargo, cabe ressaltar que a importância de um profissional contador qualificado para acompanhar as mudanças e assim tentar diagnosticar quais necessidades empresariais deve ser mudada.

  1. Qual o papel do profissional de contabilidade em meio ao processo de sucessão na gestão de empresa familiar?

O papel do contador tem como objetivode auxiliar aspectos que envolvam a gestão da empresa por meio da produção das informações gerenciais. O contador fará um estudo da empresa, propagara em fazer visitas periódicas para ter conversas informais para fornecer assuntos para que sejam discutidos pelos familiares, expondo os problemas e dificuldades para todos os indivíduos sem centralizar em uma única pessoa da empresa.

Diante da identificação das características estudada da empresa, o contador se mostra a peça principal que propõem o objeto de estudo da empresa na sucessão dos familiares. Um exemplo de umaempresa, o contador atuará como um agente, ele fara umaobservação de como será inserir os herdeiros na empresa se isso trará lucro ou não, ele observará naempresa, se com os familiares lá dentro havia conflitos e desentendimentos diariamente que acabava tornando o ambiente de trabalho em péssimas situações, levandoà empresa a falência.

 Depois de conhecer a empresa que foi estudada e sua estrutura organizacional e os laços afetivos da família, ele procura pelo conhecimento sobre a real situação da empresa, o contador visa auxiliar a empresa na profissionalização, buscando sempre soluções técnicas informacionais que mostramassim a integração da família na gerência ou direção da empresa, a adoção de práticas administrativas mais racionais e a adoção de consultoria e assessoria externas levando para empresa as experiências vividas por outras organizações mais avançadas.

        O profissional contador deve promover o suporte analítico e informativodos movimentos de expansão do planejamento e diversificação do negocio da família, com base no conhecimento e normas métodos e princípios relacionados a diretamente com a gestão do negócio.

    2.1- O contador apresentará um planejamento que possa mudar a base no porte e na estrutura organizacional existente focando os seguintes aspectos:

  • Formalizara as responsabilidades dos envolvidos no processo sucessório,
  • Capacitação técnica e gerencial, investindo em treinamentos e cursos para os envolvidos,
  • Compartilhamento de visões, objetivos, desentendimentos para que sejam trabalhados e solucionados,
  • Composição de sistemas de informações procurando auxiliar o membro da empresa,
  • Assessorar por meio de instrumentação jurídica no intuito de solucionar conflitos que possam a vir acontecer a algum dia.

   2.2 - Com vista de contribuir para o desenvolvimento econômico e financeiro da empresa se sugerem que:

  • Buscar meios de obter melhores resultados possíveis de cada membro da família, estimulando os herdeiros há desenvolver competências profissionais, para conquistarem o respeito dos parentes, funcionários, clientes e fornecedores,
  • Reuniões periódicas dos herdeiros para focar em discussão nas questões principais da empresa,
  • Utilizar de sistema financeiro e gerencial no sentido para que possa auxiliar a compreender o funcionamento operacional no negócio da família,
  • Utilizar código de conduta, que tenha embasamento jurídico como forma de evitar transtornos futuros,
  • Exigir que os herdeiros se casem com separação de bens,
  • Formalização de testamento, com destinação de cotas da empresa, para os herdeiros realmente interessados no negócio, aos demais, destina-se outros bens como forma de remunerar o direito da herança.

[pic 2]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - PUC
ESCOLA DE GESTÃO EM NEGÓCIOS
CURSO: ADMINISTRAÇÃO

NATHALIA THALITA BRUNE DE SOUZA

            TEMA: Qual a importância do conhecimento contábil para os gestores     sucessores

GOIÂNIA
 2016/2

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do uso de relatórios contábeis como ferramenta de Gestão, mostrando-se importante enquanto busca apresentar soluções para problemas de efetividade empresarial, com o uso da contabilidade como ciência, essencial para a tomada de decisão e instrumentos de controle. Esse fato, associado à acirrada competitividade do mercado, não somente viabiliza como torna o processo necessário e oportuno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (391.2 Kb)   docx (410.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com