TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os resultados de uma pesquisa sobre as rotinas do profissional de Recursos Humanos das empresas pesquisadas

Trabalho acadêmico: Os resultados de uma pesquisa sobre as rotinas do profissional de Recursos Humanos das empresas pesquisadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.2 REMUNERAÇÃO E BENEFICIOS 5

2.3 AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS 6

2.4 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA 7

3 CONCLUSÃO 10

4 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Nos dias atuais vem se discutindo sobre a necessidade das mudanças em questões humanas principalmente na área de recursos humanos. Por isso se faz uma gestão de pessoas mais inovadora e eficaz nas organizações para um melhor resultado. O objetivo do estudo é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre as rotinas do profissional de Recursos Humanos das empresas pesquisadas.

Esta pesquisa teve como objetivo maior explorar e descrever as rotinas de recursos humanos estudadas neste semestre. Os pesquisadores compreenderam a importância das organizações do setor de secos e molhados e gêneros alimentícios para a sociedade do seu município. Os resultados da pesquisa permitem demonstrar que os profissionais de recursos humanos tem um valor bastante significativo para o bom funcionamento das organizações. As empresas reconhecem que a área é de alta relevância para o bom funcionamento organizacional, à medida que trata das questões dos clientes internos e externos (consumidores). Porém, relevaram que esse papel estratégico ainda é muito pouco reconhecido pelos gestores das organizações dentre todas essas questões a pesquisa também avalia propor algumas mudanças para estas empresas de acordo com as disciplinas abordadas.

2 DESENVOLVIMENTO

QUALIFICACAO DAS EMPRESAS PESQUISADAS

1-Nome da Empresa: ABSOLUTO SUPERMERCADO.

Município de localização: Nova Lacerda-MT.

Ramo de Atividade: Comercio de secos e molhados, de gênero alimentício, limpeza, papelaria, ferramentas, lanchonete, açougue, etc.

Numero de Funcionários: 22 funcionários ou colaboradores.

2-Nome da Empresa: SUPERMERCADO CONQUISTA.

Município de localização: Conquista D’Oeste- MT.

Ramo de Atividade: Comercio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios.

Numero de Funcionários: 24 funcionários ou colaboradores.

2.1 PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELECÃO

No ABSOLUTO SUPERMERCADO, não há um profissional que faça este tipo de recrutamento, quem realiza este processo é o próprio proprietário.

Recrutamento externo, pelo fato da empresa ser de pequeno porte, não tem muitos setores disponíveis para remanejamento de funcionários. Recrutamento interno dificilmente se aplica já o externo com mais frequência, usa-se a pesquisa no banco de dados já reservado pela própria empresa, analise de currículos, e entrevista.

Faz a busca no banco de dados, análise de currículo, entrevista, após esta etapa, faz um balanço entre o cargo disponível e o candidato, a exigência do cargo e as habilidades do candidato, após possivelmente um contrato de 45 dias para experiência.

No SUPERMERCADO CONQUISTA, o processo de recrutamento e seleção é feito pelo próprio empresário. Como já estudamos o recrutamento interno é quando havendo determinada vaga a empresa procura preenche-la por meio de remanejamento de seus empregados, que pode ser promovido.

E o recrutamento externo, é quando havendo determinada vaga a organização busca preenche-la com pessoas capacitadas, candidatos que passam pela técnica de recrutamento. No caso a empresa estudada opta pelos dois modos, interno a partir que a pessoa vai adquirindo conhecimento.

Recrutamento externo: Quando a partir de seleção, entrevista avaliação de currículo. É feita uma avaliação de conhecimentos gerais e é levado em conta como nota.

A melhoria para as empresas em questão seria se ajustar a um recrutamento e seleção de acordo com as estratégias de recursos humanos, buscar uma seleção com entrevistas, analises de currículos, captar novos talentos para as empresas e reaproveitando os colaboradores para uma nova função na empresa.

Considerar que o um programa nas empresas tem potencialidade para valorizar a experiência profissional, incentivando as atitudes de compartilhar experiências, acolher os novatos e formar equipes.

2.2 REMUNERAÇÃO E BENEFICIOS

O Absoluto supermercado oferece sim salário família, horas extras, quebra de caixa a este se refere ao cargo de caixa, ou seja, o caixa que fechou com maior valor no mês tem valor maior do beneficio.

Não, em primeiro lugar o principal beneficia do plano de cargos e salários formalizados, é a satisfação do funcionário, ter a oportunidade de receber de acordo com competências desenvolvidas através de cursos de capacitação.

Sim, embora esteja localizada em uma cidade pequena de pouca oportunidade de emprego, e muita gente precisando de trabalho, a empresa busca valorizar os funcionários. A empresa esta sempre na frente com salários e benefícios, pois a mesma busca basear suas pesquisas salariais fora da cidade, e salários que faca a diferença com a concorrência.

Sim, percebe-se a satisfação dos colaboradores pela baixa rotatividade. São aproximadamente 10 cargos, nesta forma, pelo fato dos proprietários trabalharem também na empresa existem obrigações, não nomeados como um cargo desvinculado de outro. Os principais itens das descrições dos cargos são: principais atribuições e responsabilidades, requesitos, e recursos e subordinado.

A empresa não costuma fazer este tipo de aumento, os salários da empresa já são estabelecidos de acordo com o achado justo na pesquisa salarial e os ajustes são realizados quando a um ajuste com ordenamento jurídico brasileiro.

Na empresa estudada no caso o Supermercado Conquista, oferece aos seus funcionários alguns benefícios, salário família, horas extras alem de um site de estudos, cursinhos para aprimoramento do atendimento ao cliente.

A empresa possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com