TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA E O SURGIMENTO DO RÁDIO

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.656 Palavras (7 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO 3

2 A IMPORTÂNCIA E O SURGIMENTO DO RÁDIO 4

2.1 RÁDIO BEL’RIO FM 102 5

3 CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO 5

3.1 MISSÃO DA BEL’RIO FM 6

3.2 VISÃO DA BEL’RIO FM 6

3.3 VALORES DA BEL’RIO FM 6

3.4 ÁREAS FUNCIONAIS E SUA ESTRUTURA 6

3.5 ÁREAS FUNCIONAIS X FUNÇÃO DA BEL’RIO FM 7

4 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS DA BEL’RIO FM 8

5 CONTABILIDADE E MATEMÁTICA UTILIZADA NA BEL’RIO FM 9

6 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS ..11

1- INTRODUÇÃO

Para se tornar um bom administrador é essencial que se tenha conhecimento teórico, mas é importante também ver o funcionamento de uma empresa na prática, conhecer a realidade operacional, desde os departamentos e funções administrativas até atuação no mercado para a qual está voltada. Portanto visitar uma empresa proporcionará vivenciar de perto a sua estrutura organizacional em pleno funcionamento, possibilitando adquirir conhecimentos importantes para conceituar a teoria na prática os conteúdos das disciplinas do curso.

A escolha da empresa foi o primeiro desafio para a realização deste trabalho, sendo fundamental que a mesma tivesse estrutura adequada que permitisse verificar os diversos aspectos que compõem uma organização formalizada, para que fosse possível atingir o objetivo de levantar dados na área de gestão empresarial, setor econômico e contábil da mesma. Para isso foi escolhida uma empresa privada no ramo de radiodifusão, a Bel’Rio FM 102. Será destacado o surgimento do rádio como importante meio de comunicação e um breve histórico da rádio.

Na seqüência será demonstrada a resolução dos desafios propostos para a realização dessa atividade, onde descreveremos sobre os aspectos dos elementos administrativos, funcionais, atuação no mercado, uso da contabilidade e matemática da referida empresa.

2 – A IMPORTÂNCIA E O SURGIMENTO DO RÁDIO.

O rádio é o veículo de comunicação que tem maior poder de segmentação, flexibilidade, credibilidade e fidelidade no mercado. O rádio é a mídia em que as pessoas dedicam mais tempo, em média 4 horas diárias, sendo que a maioria das pessoas escuta o rádio pelo fato de poder conciliar o desenvolvimento de atividades com uso apenas da audição. Além disso, a rádio é a mídia que exige menos tempo entre a criação e veiculação de um comercial. Em uma pesquisa nacional por amostragem de domicílio (PNAD), de 2006 revelou que 87% dos domicílios (48 milhões de lares possuem um rádio), e entre os eletrodomésticos o rádio ocupa o 3º lugar, perdendo o 1º lugar para o fogão, a televisão em 2º lugar e a geladeira em 4º lugar.

O surgimento do rádio foi em 1863, quando o físico inglês James Maxwell, demonstrou a existência de ondas eletromagnéticas. Em 1887, o alemão Heinrich Hertz descobriu o princípio da propagação radiofônica. Mas a tecnologia foi aplicada em dezembro de 1901 com a transmissão do código de Mosse entre os litorais da Inglaterra e do Canadá por Guglielmo Marconi.

A era do rádio teve início nos Estados Unidos, a primeira difusora comercial do mundo a KDKA de Pittsburgh anuncia o resultado da eleição presidencial dos Estados Unidos.

No Brasil a primeira estação de rádio foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro em 1923 por Edgard Roquete Pinto e Henrique Morize. No início a lei considerava a rádio como clandestina por temerem se tornar um meio de comunicação política, mas Francisco Sá, ministro da criação e obras públicas revoga a lei e a rádio se torna legalizada.

Em 1932 com a lei 21.111 a propaganda na rádio se torna a alma do negócio, passa a ter programações com canções populares e esqueletos de humor e não apenas óperas e músicas clássicas como no início. A rádio mais famosa do Brasil é a Rádio Nacional fundada em 1936 por Percival Fargulhar, a qual dominou os anos dourados do rádio nas décadas de 1940 a 1950, e com ela surge o programa de auditório, caixa de perguntas, a radio novela e o repórter Esso, tendo como auge a transmissão da copa do mundo de 1938.

O rádio, portanto se torna um instrumento importante de comunicação no Brasil, com o surgimento das rádios: Excelsior, Clube do Brasil, Philips, Nacional e Globo. Elas começaram a mostrar os acontecimentos no mundo e no Brasil aos brasileiros que não tinham acesso ao jornal escrito, com grandes furos de reportagens como as notícias de: Luiz Carlos Prestes anistiado pelo governo Getúlio Vargas, a copa do mundo de 1950, o sequestro do menino Sérgio Hazioto de 4 anos, o início da ditadura militar e o fim do repórter Esso. Tornando a radiocomunicação de massa, para a massa.

2.1 – RÁDIO BEL’RIO FM – 102.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com