TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM ENSINO SUPERIOR

Por:   •  4/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.769 Palavras (12 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 12

FASS – FACULDADE DE SÃO SEBASTIÃO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PRÁTICA EM ADM III: CONSTITUIÇÃO E ARRANJOS DE NEGÓCIOS

CRISTINA PEREIRA DA SILVA

MARCOS FRANCISCO FERREIRA CARDOSO

RENATA CRISTINA DA SILVA MORAES

SEVERINA CÍCERA DA SILVA SANTOS

INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM ENSINO SUPERIOR

                   

SÃO SEBASTIÃO

2015

CRISTINA PEREIRA DA SILVA

MARCOS FRANCISCO FERREIRA CARDOSO

RENATA CRISTINA DA SILVA MORAES

SEVERINA CÍCERA DA SILVA SANTOS

A INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM ENSINO SUPERIOR

Projeto de pesquisa como requisito parcial para elaboração da monografia de pesquisa, do curso superior em Administração, tendo a Professora Mair Pereira de Souza Filha como orientadora do conteúdo ministrado.

SÃO SEBASTIÃO

 2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        PROBLEMA        

3.        OBJETIVOS        

3.1.        OBJETIVO GERAL        

3.2.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

4.        JUSTIFICATIVA        

5.        REFERENCIAL TEÓRICO        

6.        METODOS        

6.1.        PESQUISA DE CAMPO        

6.1.1.        Sujeito        

6.1.2.        Coleta de Dados        

6.1.3.        Análise e interpretação de dados        

7.        CRONOGRAMA        

8.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

TEMA: Relações de gênero na Administração.

TITULO: Inclusão de portadores de necessidades especiais no curso de administração de empresas em ensino superior.

  1. INTRODUÇÃO

A inclusão de pessoas com deficiência de maneira geral, levando em consideração as minorias, é um fator que sofre grande dificuldade para evoluir junto com as mudanças na sociedade ao longo do tempo. O que se observa é uma aversão por parte das pessoas de considerarem que todos somos iguais e devemos ser inseridos de maneira igualitária, possibilitando assim que todos sejamos contemplados com os benefícios da evolução histórica. O “capitalismo selvagem” acaba de certa forma aprisionando as pessoas a certos costumes que se regram e moldam de acordo com os interesses do sistema, deixando as minorias na margem das evoluções. Dando um enfoque no gênero das Pessoas com Deficiência, observa-se que a grande parte da sociedade ainda não se encontra preparada para inserir tais pessoas a determinados benefícios conquistados com o tempo, tendo como exemplo o ensino superior de qualidade. O que se nota é que o alcance ao ensino superior se torna cada vez mais distribuído para a sociedade no geral, porém não pode se dizer que as Pessoas Com Deficiência (PCD’s) estejam inseridos de maneira adequada a esse benefício. O curso de administração, de certa forma é uma porta de entrada dos alunos nas cadeias administrativas das empresas, e também se caracteriza como uma escolha muito popular entre os ingressantes do ensino superior.

O conceito e a prática da inclusão de pessoas deficientes são muito recentes. Embora a literatura mundial pertinente à inclusão já tenha se tornando extensa, o que existe em língua portuguesa ainda é pouco, além de ser quase inacessível para as pesquisas bibliográficas. Pessoas com deficiência são membros da sociedade e tem o direito de permanecer em suas comunidades locais. Elas devem receber o apoio que necessitam dentro das estruturas comuns de educação, saúde, emprego e serviços sociais.

Pessoas com deficiência são aquelas que possuem anormalidade psicológica, fisiológica ou anatômica, que tenha incapacidade para desempenho de tarefas considerado normal para o homem, pode se agregar a uma deficiência física, auditiva, visual, mental, seja permanente ou temporário. (GUGEL, apud MARANHÃO, 2005, p.40)

Até 2007 os alunos portadores de necessidades especiais enfrentavam situações constrangedoras nas provas vestibulares e após, em salas de aula. O sucesso nos vestibulares dependia de que alunos não tivessem dificuldades diante de materiais de provas pré-determinados para o perfil supostamente homogêneo da maioria dos candidatos, ou seja, pessoas não portadoras de deficiência. Atualmente a educação é adaptada pelas universidades para que docentes se atualizem, tanto em conhecimentos como em didática, para cada vez mais possibilitar ao aluno um método de ensino e aprendizagem em competência.

O assunto a ser tratado ao longo desse projeto e que dará seguimento ao trabalho de graduação, é a abordagem do ensino superior com política de educação especial na esperança da educação inclusiva. Esta se efetiva por meio de ações que promovem o acesso e permanência dos alunos, onde devem envolver o planejamento e a organização de aptidões e infraestruturas para acesso, bem como nos sistemas de informação, materiais didáticos e pedagógicos.

Serão comparadas analisadas as instituições de ensino superior no município de São Sebastião que administram cursos voltados para Administração de Empresas a fim de identificar quais práticas dificultam o acesso de pessoas com deficiência e ainda comparar com demais instituições que já possuem educação inclusiva.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (178.8 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com