TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“A INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA PASSA POR MUDANÇAS NO MODELO DE GESTÃO E BUSCA SOLUÇÕES PARA O NOVO CENÁRIO QUE SE APRESENTA”

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.425 Palavras (10 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

FACULDADE ANHANGUERA DE NEGÓCIOS DE BELO HORIZONTE

“A INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA PASSA POR MUDANÇAS NO MODELO DE GESTÃO E BUSCA SOLUÇÕES PARA O NOVO CENÁRIO QUE SE APRESENTA”

DISCIPLINAS:

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

ECONOMIA


Cintia Miranda de Oliveira - RA 1299119246

BELO HORIZONTE

2015

Cintia Miranda de Oliveira

“A INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA PASSA POR MUDANÇAS NO MODELO DE GESTÃO E BUSCA SOLUÇÕES PARA O NOVO CENÁRIO QUE SE APRESENTA”

Curso de Administração, supervisionado pelo tutor online:

Prof.ª Gislayne Rocha dos Santos Silva.


BELO HORIZONTE

2015

        Sumário        

1 - INTRODUÇÃO        

2-Competências e Habilidades dos possíveis sucessores        

3-Habilidades e competências deficitárias        

4-Processo Sucessório        

5 - Organograma        

5.2 -Principais funções executadas pelos cargos do organograma        

6 - CONCLUSÃO        

7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        

INTRODUÇÃO

O conceito de Empresa Familiar segundo Bernhoft (1989) “é aquela empresa que tem sua origem e sua historia vinculadas a uma família, ou ainda, aquela que mantém membros da família na administração dos negócios em seguidas gerações”.

De acordo com Bethem (1994) cerca de 90% dos grandes grupos empresariais brasileiros são de propriedade familiar. No Brasil as Empresas Familiares são as que predominam no mercado, pesquisa aponta que apenas 30% são passadas para próximas gerações.

 Nesse ambiente competitivo, as empresas buscam novas e melhores maneiras de responder as demandas de seus clientes e funcionários. Para atingir os objetivos as empresas precisam de estratégias, determinação e organização. Hoje, todo profissional deve se preocupar com o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais para se manter competitivo no mercado e gerar resultados positivos na empresa.

 As empresas familiares apresentam uma serie de vantagens, por isso, se torna um diferencial competitivo no mercado. Um exemplo deste diferencial é a valorização da forte confiança mútua.

O processo de sucessão em empresas familiares nem sempre são bem sucedidas, muitas vezes a experiência acumulada não é transmitida ou bem aceita.

 Um caso de empresa familiar é a Indústria de Bebidas Pira, que hoje é presidida pelo fundador da empresa João Barroso, que acaba de anunciar que pretende se aposentar e transferir a responsabilidade de gestão para seus filhos: Paulo e Iran. O doutor João viu neste momento de transição que é necessário contratar uma empresa de consultoria para ajudar a escolher o próximo sucessor.

 Neste trabalho mostraremos as Habilidades, Competência e Deficiências de Paulo e Iran para que possam dar continuidade ao negócio da família e estabilidade ao negócio.

 Assim vamos programar todo um sistema organizado, planejado e formalizado com o objetivo de desenvolver as capacidades individuais e acima de tudo criar e gerar oportunidades.

        

Competências e Habilidades dos possíveis sucessores

Primeiramente, cabe definir o que é um consultor. Segundo Peter Block (1991), “o consultor é uma pessoa que, por sua habilidade, postura e posição, têm o poder de influência sobre pessoas, grupos e organizações, mas não tem poder direito para produzir mudanças ou programas de implementação”.

O foco da consultoria empresarial é definir a melhor alternativa de ação num ambiente de negócios repletos de incerteza, riscos, competições e possibilidades desconhecidas, que representam para os gestores da empresa um problema complexo e de grande importância.

Paulo e Iran sempre se dedicaram a empresa e respeitaram o conhecimento gerencial do Doutor Joao, e este foi um dos motivos pelos quais não buscaram a qualificação profissional para gerenciar a empresa. Tendo em vista os fatos apresentados, uma empresa de consultoria foi contratada para propor ações que precisam ser executadas para mudança na estrutura gerencial, mantendo a Indústria Pira como referência de qualidade no mercado de Bebidas.

Para iniciar a consultoria desenvolvemos uma tabela com Habilidades e Competências de Paulo e Iran. Veja a seguir:

CONHECIMENTO

SABER

PAULO

IRAN

AMPLIAR CONHECIMENTO

X

X

CONHECIMENTOS ESTRATÉGICOS

-

X

COMPARTILHAR CONHECIMENTOS

X

CONHECIMENTOS ORGANIZACIONAIS

X

 X

HABILIDADE

SABER FAZER

PAULO

IRAN

LIDERANÇA

-

X

COMUNICAÇÃO

-

X

MOTIVAÇÃO

X

X

APLICAR CONHECIMENTO

-

X

TRABALHO EM EQUIPE

-

X

JULGAMENTO

SABER ANALISAR

PAULO

IRAN

JULGAR OS FATOS

-

X

OBTER DADOS E INFORMAÇÕES

X

DEFINIR PRIORIDADE

X

X

ANALISAR SITUAÇÃO - PROBLEMAS

X

X

 

 

 

ATITUDE

SABER FAZER ACONTECER

PAULO

IRAN

FOCO E RESULTADOS

X

X

AUTO REALIZAÇÃO

-

X

ATITUDE DE EMPREENDEDOR

X

X

ASSUMIR RISCOS

X

X

DELEGAÇÃO DE TAREFAS

X

-

AMPLITUDE DE INTERESSE

X

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (281.8 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com