TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERVENÇÃO: ATACADÃO S.A - FILIAL CRICIÚMA

Por:   •  2/12/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 12

INTERVENÇÃO: ATACADÃO S.A - FILIAL CRICIÚMA

Evandro Luiz Rodrigues

Professor- Eduardo Lemke

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Processos Gerenciais – EMD3480 Seminário Interdisciplinar V – INTERVENÇÃO EMPRESARIAL

24/11/2021

RESUMO

Este Trabalho foi desenvolvido em uma empresa que atua no ramo comercial de varejo e atacado com o objetivo principal de propor melhorias na área de recursos humanos. A metodologia utilizada foi a de entrevista através de levantamento de dados feita por meio de questionário com o supervisor administrativo da unidade estudada. Sendo que todos estes métodos e procedimentos adotados objetivaram diagnosticar possíveis falhas no segmento de gestão de pessoas. De acordo com a pesquisa realizada, constatou-se que a área de recursos humanos é a mais crítica, o que se deve à falta de treinamentos e padrões estabelecidos nas funções dos colaboradores, bem como, a falta de um processo de recrutamento e seleção bem elaborado e padronizado. Diante das informações colhidas foi possível efetuar recomendações para que a empresa pudesse melhorar seu relacionamento com os colaboradores. Com o resultado dessa pesquisa, foi proposto estratégias de treinamento e desenvolvimento, descobrir porque os colaboradores não estão entusiasmados, analisar como aumentar a produtividade por meios de incentivos e benefícios aos colaboradores e como melhorar o processo de recrutamento para que a empresa possa ser mais assertiva na contratação do seu quadro de colaboradores.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Recursos humanos. Treinamento.

  1. INTRODUÇÃO

A empresa onde foi realizado o estudo trata-se da filial de Criciúma/SC da rede de supermercados atacado-varejista ATACADÃO S.A. A rede foi fundada em 1962 e atualmente pertence ao grupo CARREFUR BRASIL. Em Criciúma/SC o Atacadão foi inaugurado em julho de 2020, sendo a primeira loja da rede no sul de Santa Catarina. Com 5.500m² a unidade está situada na Rodovia SC 445, km 615, S/N Bairro Presidente Vargas, Sentido Criciúma- Içara. CEP 88820000. A loja possui horário de atendimento de Segunda a Sábado das 07:00h às 22:00h, e domingos das 08:00h às 18:00h. Possui um quando atual de 152 colaboradores, divididos entre quadro operacional e administrativo. A unidade disponibiliza uma diversidade de produtos para todas as necessidades de comerciantes, transformadores e consumidores finais, para compras em atacado ou varejo. Possui um mix de mais de 10 mil produtos diversificados em frios, laticínios, hortifrúti fresquinhos, conservas e enlatados, doces e biscoitos, higiene pessoal, limpeza, bazar, produtos para pets, automotivos, e muito mais produtos.

O treinamento e a capacitação são tidos ferramentas essenciais no processo de desenvolvimento organizacional, pois através da aplicação desses métodos é possível prevenir ou intervir em falhas no desempenho de uma organização. Isso se explica, pois, o colaborador é o sujeito que possui papel fundamental para o crescimento de uma empresa, sendo assim capacitar de forma continua os funcionários é a forma mais eficaz de garantir uma alta produtividade, redução de erros e custos.

Nesse sentido, o presente trabalho buscou avaliar o desempenho de diferentes setores da empresa estudada. No estudo foi realizado um diagnóstico organizacional que desempenha serviços de colaboração para agilizar o seu negócio. Através da avaliação, foi possível diagnosticar que o setor de recursos humanos obteve um resultado abaixo do esperado durante a pesquisa realizada. A análise resultou na identificação de ausência de política de recursos humanos, falta de programas de desenvolvimento pessoal além de não estabelecer planos de recrutamento e seleção.

Através disso, houve um direcionamento com esse setor, pois os Recursos Humanos de uma empresa são responsáveis pelo desenvolvimento humano dentro da organização. Elas buscam considerar o desenvolvimento dos recursos humanos como um fator de importância para seu crescimento, passando a planejar e realizar a capacitação para seus colaboradores no ambiente de trabalho.

Visto a necessidade da análise, serão analisados os pontos fortes e fracos da seguinte área da empresa, objetivando propor uma oportunidade de melhoria para a mesma. Dando seguimento ao trabalho, serão apresentadas revisões bibliográficas que darão sustentação nas bases de implantação de um processo estratégico em gestão de recursos humanos.

  1. RESULTADOS DO DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

A partir do questionário proposto na empresa Atacadão S.A foram analisados suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relativas a empresa. Foram encontrados os seguintes pontos fortes no seu ambiente interno. A qualidade no atendimento prestado a seus clientes, que é o fator principal para o ramo de atuação da empresa, o bom relacionamento com os seus fornecedores, um bom mix de produtos, com mais de 7 mil itens dos mais variados seguimentos, o preço justo e atrativo para seus clientes de varejo e atacado, a estrutura da unidade que permitem qualidade e conforto a todos os colaboradores e clientes.

Na gestão administrativa, a unidade apresenta uma campanha de Marketing que visa a divulgação dos seus produtos, e a fidelização dos seus clientes, a área gerencial é dívida entre comercial, operacional e administrativa, o que facilita no direcionamento e responsabilidades de cada área.

Uma das seguintes oportunidades de melhoria é a gestão de recursos humanos, onde observou-se que a unidade não possui uma evolução na área de gestão de pessoas. O processo de recrutamento e seleção não é bem definido as responsabilidades da condução do processo, não há desenvolvimento através feedbacks e diálogos com os colaboradores, falta de capacitação através de treinamentos e necessidade de implantação de mecanismos para avaliação do clima organizacional.

  1. OBJETIVO GERAL

O presente estudo tem como objetivo principal estabelecer uma proposta de gestão de recursos humanos, atuando estrategicamente no planejamento, na organização e no desenvolvimento para o cumprimento eficiente e eficaz das atividades e alcance dos objetivos e metas individuais e organizacionais. Além disso, a pesquisa objetiva identificar as melhores práticas de melhoria de desempenho dos recursos humanos relacionadas ao treinamento e benefícios aos colaboradores, analisar para melhorar a produtividade por meio de treinamento e propor plano de motivação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com