TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

Por:   •  21/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

Professor(a): GABRIEL

Aluno(a): THALLYA ALVES FERNANDES

Segundo (BEUREN; MARTINS, 2001) Diante de mercados altamente concorridos, as empresas começaram a valorizar um recurso primordial a sua sobrevivência: a informação. Dessa forma, as empresas perceberam que pela gestão da informação tornam-se competitivas, organizadas e aptas a responder às mudanças exigidas pelo cenário atual.

As empresas utilizam a informação como um gatilho para crescer e se destacar das demais empresas com baixo teor de conhecimento, o mercado hoje busca por inovações e para isso deva se ter bastante informações precisa e diretas, de forma que todos ao seu redor intenda a sua postura e objetividade.

 Espera-se que a pesquisa possa contribuir com a discussão sobre a qualidade da informação contábil e que as empresas possam racionalizar melhor seus modelos decisórios.

Através da Contabilidade a empresa sabe o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio, produtividade da mão de obra e através disso, pode realizar um bom planejamento tributário.

Segundo Padoveze (2003, p. 5) “as funções de controle econômico constituem o objetivo principal da contabilidade”. Alves (2004, p.6) afirma que “o objeto e a finalidade da contabilidade é controlar e apurar o resultado do patrimônio das entidades, bem como prestar informações sobre esse resultado para que os usuários possam tomar as suas decisões”. Marion (apud ALVES, 2004, p. 6) afirma que a contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

Com isso pode-se ter uma visão clara e dedicada para que possa haver nas empresas grandes expectativas relacionadas a importância e o objetivo da contabilidade.

A informação é uma maneira que a gente tem de processar memorias vividas no passado, e também visa o que podemos fazer no futuro.

Hoje o quesito da informação é o principal componente que as empresas vem procurando em seus profissionais antes de contrata-los, pois através do conhecimento e da informação possa haver grandes progressos na empresa.

A comunicação é o meio mais eficaz para se ter informação necessária, pois através dela se consegue grandes conhecimentos como: criptografia e criptoanalise, teoria da probabilidade, inteligência artificial, econômica entre outras.

A informação tem como objetivo dar conhecimento ao gestor, podendo assim alcançar suas metas desejadas dentro e fora da empresa, contendo a informação necessária a empresa pode-se planejar os seus projetos antecipadamente para que não ocorra no futuro problemas não solucionáveis.

As empresas devem antes de dar qualquer informação, estudá-la com paciência e vigor, para que assim possa ser dada a certeza de suas decisões para os demais contribuintes que se situa ali na empresa.

As informações certas trazem grandes vitórias no meio do empreendedorismo, pois causa um impacto grande de conhecimento na área em que se situa, ou seja quanto mais informação, mais sabedoria e mais dedicação que o funcionário, o empresário e o proprietário da empresa tiver maior vai ser as positividades voltadas a ela, e com isso pode ser determinar o nível implacável de crescimento a cada dia.

A informação contábil se expressa por diferentes meios, como demonstrações contábeis, escrituração ou registros permanentes e sistemáticos, documentos, livros, planilhas, notas explicativas, pareceres, laudos, diagnósticos ou quaisquer outros utilizados no exercício profissional ou previstos em legislação.

Na prática, não é fácil identificar o volume de informação que deve ser gerado para equalizar sua utilidade e custo marginal, especialmente, pela dificuldade de estabelecer a potencialidade que uma informação tem de influenciar uma decisão ou reduzir a incerteza da identificação do curso de eventos futuros. (BEUREN, 1998 apud BARROS, 2005, p. 108).

A informação contábil deve ser útil não só para a empresa mais também principalmente para seus usuários, todo informação necessária deva ser depositada em seus clientes, para que assim possa ter a visão de que a empresa se emposta com o seus usuários.

Com relação às questões sobre a utilização da informação contábil, foram adotadas as mesmas variáveis utilizadas por Nunes e Serrasqueiro (2004). Porém, as decisões apresentadas por Nunes e Serrasqueiro (2004) foram divididas em grupos de decisão e, no presente estudo, para fins de aplicação do questionário, esta divisão não foi feita para não influenciar a resposta do gestor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (83 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com