TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Análise SWOT Dentro da Organização

Por:   •  22/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 7

A importância da análise SWOT dentro da organização

Bruna Carla de Sousa Batista Nogueira
Lariani Eva Farias
Vitória da Silva Rauen
Wellington Julian Kratsch

Prof.ª M.ª Natália Luize Pereira da Conceição

Centro Universitário Leonardo da Vinci

RESUMO

Está pesquisa tem como objetivo de enfatizar e conscientizar os profissionais para interagirem melhor nas empresas e em sua carreira. Mostramos que é importante ter dentro de uma organização a análise de SWOT, para então ter uma identificação eficaz de como é todo o ambiente organizacional da empresa, seja ela interior ou exterior. Também evidenciamos que é fundamental as empresas terem em planos a análise de SWOT, a fim de garantir uma boa qualidade na empresa.

Palavras Chave: Diagnostico, Swot, Entrevista.

  1. INTRODUÇÃO

A competitividade atual no mercado faz com que as empresas melhorem cada vez mais a qualidade e prestações de serviços, diante de tamanha concorrência as empresas precisam visar sempre na obtenção de dados a serem seguidos para então chegar aos seus colaboradores até seus consumidores finais com grande sucesso e qualidade.

O diagnóstico empresarial é considerado um exame para a saúde da empresa. Também é conhecido como ferramenta de levantamento de dados e situações da empresa e é de suma importância para que a empresa tenha um crescimento e relacionamento saudável.

Dentro das empresas são utilizadas algumas ferramentas que são definidas como táticas utilizadas na realização do diagnóstico, quando é achado algum erro dentro do funcionamento da empresa.  

Através de todas as análises dentro de uma micro empresa, foi desenvolvido o sistema de SWOT para então descobrir os pontos fracos e o fortes dentro da empresa,  onde é possível obter dados sobre a melhor forma de desenvolvimento de recursos, capacidade produtiva e administrativa, sendo dessa forma o responsável da empresa  verá  tudo com mais clareza e podendo melhorar ainda mais o relacionamento e crescimento da empresa.

  1. Fundamentação teórica

Este capítulo tem como intuito apresentar a pesquisa bibliográfica, sobre o estado da arte do diagnóstico empresarial com o intuito da obtenção dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento do presente trabalho.

  1. Diagnóstico empresarial

        Graves e Seixas (1998) definem diagnóstico empresarial como sendo um exame realizado na empresa para obtenção de dados sobre a sua saúde. O diagnóstico tem como principal objetivo, descobrir as necessidades passadas, atuais e futuras da empresa, por intermédio de pesquisas internas as quais tem o intuito de descrever problemas e sugerir intervenções (Cavalcanti e Mello, 1981).

Já Lacombe e Hein Born (2003), veem o diagnóstico empresarial como uma ferramenta de suma importância para o levantamento de dados relacionados a situação da empresa. De acordo com os autores, os dados obtidos através do diagnóstico trazem conclusões sobre o funcionamento da empresa, além de apresentar sugestões do que se deve fazer.

        Segundo Padula e Vandon (1996), o diagnóstico empresarial é de suma importância para que a empresa obtenha um crescimento saudável, pois com ele é possível identificar uma crise empresarial, que é uma das etapas mais críticas e ameaçadoras no crescimento de uma empresa.

  1.         Ferramentas de diagnóstico empresarial

As ferramentas podem ser definidas como as táticas utilizadas na realização de um diagnóstico. Normalmente são utilizadas quando acredita-se existir algo de errado no funcionamento da empresa. A gama de ferramentas é variada, e a definição para utilizá-las varia de acordo com o tipo de diagnóstico que a empresa precisa (LIMA 2014).

As ferramentas comumente utilizadas na criação de um diagnóstico empresarial são (LIMA, 2014):

  • Matriz SWOT;
  • Entrevista;
  • Revisão de literatura;
  • Questionário;
  • Observação pessoal ou evidência objetiva;
  •  Plano de ação.
  1. Matriz SWOT

        De acordo com a literatura o princípio da análise SWOT, já era utilizado há mais de 3 mil anos atrás (TARAPANOFF, 2001).

        Lima (2014) descreve análise SWOT como “uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário e é muito eficaz na identificação de como anda o ambiente organizacional, seja o ambiente interno ou o externo.”

        Com a análise SWOT é possível obter dados sobre melhor alocação de recursos, capacidade produtiva e administração da empresa (LIMA, 2004). Os autores Ferrel, Hatiline, Lucas Jr, e Luck (2000), acreditam que com um desenvolvimento correto da matriz SWOT, ela pode se tornar uma aceleradora no processo de planejamento estratégico da empresa.

        A Matriz SWOT analisa os aspectos de força e fraqueza interna e as oportunidades e ameaças externas da empresa, e clarifica esses dados aos colaboradores em uma matriz 2X2 (Figura 1) de forma que eles consigam aproveitar as oportunidades existentes e minimizar as ameaças (SAMONETTO, 2013).

  1. Matriz SWOT

[pic 1]

Fonte: Adaptado de Chiavenato e Sapiro (2003).

        De acordo com Lima (2014):

O hábito de fazer uso dessa ferramenta pode fazer toda a diferença para a empresa, visto que ao avaliar as forças e fraquezas, as ameaças e oportunidades, poderá blindar a organização com ações que realmente irão refletir em um resultado positivo para todos (LIMA, 2014)”.

3. METODOLOGIA

Para a realização deste trabalho, foi utilizado uma perspectiva técnica, uma vez que retrata um diagnóstico empresarial. Buscou-se então o levantamento de dados e a reflexão de como melhorar o desempenho da empresa. Sendo utilizado o método dedutivo, a natureza da pesquisa é descritiva, porque, há análises interpretativas de dados obtidos através da entrevista e a observação. Para esta intervenção empresarial, pesquisamos uma empresa de pequeno porte, onde se realizou os ajustes necessários para a pesquisa do estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (255.7 Kb)   docx (148.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com