TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Swot

Casos: Análise De Swot. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  1.025 Visualizações

Página 1 de 3

Análise de SWOT (FOFA)

A análise de SWOT é uma ferramenta muito utilizada por empresas ou corporações para análise de cenário. É um diagnóstico estratégico que permite o alcance dos objetivos, a partir de uma avaliação crítica dos ambientes externo e interno, estabelecendo relação entre pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças que poderão ser enfrentadas no mercado atuação. Essa análise foi criada por dois professores da Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Christensen.

SWOT OU FOFA

Streghts Forças

Weaknesses Fraquezas

Opportunities Oportunidades

Threats Ameaças

Como fazer uma análise de SWOT:

A análise é dividida em duas partes: o ambiente externo a organização (oportunidades e ameaças) e o ambiente interno a organização (pontos fortes e pontos fracos).

Ambiente Externo

Oportunidades:

As oportunidades são as forças externas à empresa que influenciam positivamente sua organização, mas que não temos controle sobre elas. As oportunidades muitas vezes podem vir através de algum aspecto econômico novo, como o advento da classe média, o aumento do número de filhos dos consumidores, a melhoria da renda e do crédito, entre outros. Outro fator que pode influenciar a criação de oportunidades são as ações políticas do governo, como a escolha de investir em infraestrutura.

Ameaças:

As ameaças são as forças externas que não sofrem sua influência e que pesam negativamente para sua empresa. Elas podem ser consideradas como um desafio imposto à empresa e que pode deteriorar sua capacidade de gerar riqueza. Devem ser constantemente monitorada pelos gestores, pois, muitas vezes, podem apresentar um risco muito maior que a capacidade de retorno.

Por exemplo, para uma empresa importadora, uma forte desvalorização da moeda pode causar um aumento muito forte no custo de aquisição, em um cenário onde não é possível repassar este valor ao mercado, deteriorando assim as margens da empresa.

Ambiente Interno

Forças:

A força descreve quais as competências mais fortes da sua empresa, aquelas que estão sobre sua influência, por encaixa-se em ambiente interno. Ou seja, algo que a empresa faça bem ou que constitua uma característica que aumente a sua competitividade. Umas das maneiras de encontrá-las é fazendo as seguintes perguntas:

• O que sua empresa tem de melhor?

• Quais os recursos que ela oferece?

• O que ela possui de melhor que seus concorrentes?

• O que faz os clientes voltarem à sua empresa?

• Etc...

Com este tipo de perguntas, você consegue desenvolver esta parte da análise. Lembrando que quanto maior a vantagem competitiva que uma força lhe traz, mais importante ela é dentro da análise.

Fraquezas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com