TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Logística na Armazenagem

Por:   •  14/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto de pesquisa

Roberth Garcia Valério


A importância da Logística na Armazenagem

A Logística já tem sua utilidade desde antes da era moderna, os líderes militares usavam a logística para se preparar para as guerras, como estas eram longas e geralmente distantes, eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos. Para fazer o movimento de tropas e o transporte de alimentos e armamento, era necessário planejamento, organização e execução de cada tarefa com máxima eficiência e eficácia e para tal trabalho também era necessário definir uma rota e está nem sempre era a mais curta, uma vez que durante o trajeto sempre era necessário a presença de poças de agua potável durante o caminho e saber se o mesmo é apropriado para uso.

"A partir do fim da Segunda Guerra Mundial, as empresas notaram tão grande era a importância de se ter um departamento para cuidar da logística onde a demanda crescia num ritmo acelerado, os consumidores tornavam se cada vez mais exigentes. A partir dos anos 50 e 60, as empresas começaram a se preocupar com a satisfação do cliente. Destes anos em diante surge o conceito de Logística Empresarial que foi motivada por uma nova atitude do consumidor. ” (Nóbrega, 2010)

A Armazenagem é um setor muito importante da logística e é composta por um conjunto de funções que envolve recepção, descarga e conservação de materiais. O termo "Armazenagem", em especial, deve ser definido como o armazenamento de produtos. O fluxo e movimentação de mercadorias em diferentes pontos requer que os produtos sejam guardados durante certo período, para isso, então, serve a armazenagem.

"A armazenagem de produtos implica na elaboração de inventários e dos custos relacionados, pois certamente uma parte do capital de giro será utilizada para implantar e manter o sistema. Os funcionários envolvidos nesse sistema devem ter conhecimentos sobre movimentação e transporte de mercadorias."(Nóbrega, 2010)

Antes, o armazém servia apenas para guardar determinados materiais. Ela não tinha muito mais utilidade do que isso, pelo menos era a forma como os administradores o enxergavam. Com o tempo, as empresas foram percebendo que o serviço de armazenagem podia trazer rendimento ao fazer parte de atividades de produção, marketing e finanças.

O sistema de armazenagem é bastante dinâmico e, devido a isso, é importantíssima seu uso nas empresas. A armazenagem pelo controle de diversos processos, dentre eles estão: Recebimento, conferencia e separação dos itens; estocagem e registros das operações. O sistema de armazenagem se tornou importante para as empresas não por suas funções, mas sim pelo benefício que traz quando executada corretamente. A Armazenagem proporciona muitos benefícios a empresa quando bem efetuada, como a redução de custos por meio do controle de estoque e a distribuição dos produtos em tempo hábil. A armazenagem permite, entre outras coisas, separar lotes pequenos de lotes maiores, o que pode trazer vantagens para a sua empresa: Melhor utilização de espaço, maior eficiência no uso de mão de obra, equipamentos e energia, controle de perdas, produtividade e excelência no atendimento e serviços aos consumidores. "De forma a ir ao encontro das necessidades das empresas, e uma vez que os materiais têm tempos mortos ao longo do processo, estes necessitam de uma armazenagem racional e devem obedecer a algumas exigências (Casadevante, 1974, p. 22)"

Hoje em dia, é possível terceirizar as operações de armazenagem, e esta questão é bastante importante vista de acordo com a estabilidade econômica de cada país.

"Empresas como a BPLog Logística oferecem esse serviço se responsabilizando pelo recebimento, cuidados, entrega pontual do produto certo, na hora certa, na quantidade certa, condições adequadas e ao menor custo possível. A operação agrega valor ao negócio, gera marketing de relacionamento com clientes e, ao mesmo tempo, evita gastos desnecessários."(Oliveira, 2014, p. 27)

Os custos da armazenagem podem ser fixos ou indiretos, por isso já se percebe logo de cara a dificuldade de se aplicar uma boa armazenagem visto que sua principal ideia é diminuir os custos, principalmente com capital parado. Por outro lado, a alta parcela dos custos fixos na armazenagem potência a que os custos sejam proporcionais à capacidade existente no armazém, isto é, independentemente de este estar vazio ou cheio, os custos continuarão os mesmos uma vez que o espaço, os trabalhadores, os equipamentos e outros investimentos continuam a existir.


Objetivo geral: Demonstrar através de três tópicos da armazenagem sua plena importância.

Objetivo específico: O processo da armazenagem;

Funções da armazenagem;

Manuseio e condicionamento do produto.


O processo de Armazenagem

A Armazenagem é a administração dos espaços necessários para manter seguro e organizado os materiais de uma empresa, seja em sua própria propriedade ou em armazéns terceirizados.

A atividade se torna importante a partir do ponto que se vê o mesmo, quando bem aplicado e elaborado, não só facilita a entrada e saída de mercadorias como diminui a distância entre vendedor e comprador, além de abranger processos como: Localização, dimensionamento, recursos materiais e patrimoniais(arranjo físico, equipamentos, etc.), pessoal especializado, recuperação e controle de estoque, embalagens, manuseio de materiais, fracionamento e consolidação de cargas e a necessidade de recursos financeiros e humanos.

Moura (1997) define armazenagem como sendo a denominação genérica e ampla, que compreende todas as atividades de um ponto destinado a guarda temporária e distribuição de materiais (depósitos, centros de distribuição, etc.). Já a estocagem de materiais no armazém é o ponto destinado a locação estática dos materiais.

A instalação de sistemas de armazenagem pode ter verias funções dentro da estrutura de distribuição que foi escolhida para ser utilizada por uma empresa: recepção e consolidação de produtos de vários fornecedores para depôs partir para a distribuição de diversas lojas de uma rede; recepção de produtos de uma fábrica e distribuição para diversos clientes. A armazenagem, em sua essência possui quatro atividades básicas: recebimento, estocagem, administração de pedidos e expedição.

Dias (1993) afirma que a eficiência de um sistema de armazenagem está sujeita a escolha do almoxarifado, que deve estar relacionado a natureza do material movimentado e armazenado. Para ele, uma correta administração do almoxarifado oferece um melhor aproveitamento de matéria prima e dos meios de movimentação, evita rejeição de peças resultantes de batidas e impactos, reduz as perdas de material no manuseio e impede outros extravios. Fazendo com que haja economia nos custos logísticos de movimentação. E isso também é valido para outros locais de armazenagem, como os depósitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com