TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Macroeconomia na Logística

Por:   •  14/6/2018  •  Monografia  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

UNIUBE UNIVERSIDADE DE UBERABA

ALUNOS DO CURSO DE LOGÍSTICA

                 

ANÁLISE DE COMPORTAMENTO

DA LOGÍSTICA NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

TRABALHO DE MACROECONOMIA

UBERABA – MG

2018

Resumo: O objetivo principal da presente pesquisa foi verificar o nível de formalização e desenvolvimento da logística brasileira. Para tanto, realizou-se uma pesquisa aplicada e descritiva. O procedimento técnico utilizado foi o levantamento de dados, e a coleta foi realizada por meios de pesquisas online.

A logística ocupa hoje lugar de destaque na administração moderna e é atribuído a ela o sucesso ou insucesso de muitas organizações. Através dela organizações são capazes de se tornar competitivas num cenário onde a concorrência de mercado se elevou a níveis antes inimagináveis.

Num passado recente à logística não recebia a devida importância, considerada simplesmente como atividade de apoio, consumidora de recursos quando não meramente transporte, pouco se investia em tecnologia e pessoal especializado. A preocupação estava direcionada a outras questões e atender essas necessidades tomavam a atenção e tempo dos gestores.

Com o passar do tempo, a s organizações passaram a enfrentam uma dura competitividade. Os produtos comercializados são de pouca diferenciação entre eles e graças à capacidade produtiva, tamanha semelhança obrigam as organizações criarem diferenciais competitivos alcançados graças as operações logísticas, pois na outra ponta está o cliente cada vez mais exigente.

Com isso a logística ganhou de vez espaço nas organizações e passou a fazer parte das estratégias de mercado. Reconhecidamente ocupa hoje um importante lugar dentro das organizações e esse tal reconhecimento se dá devido à constante evolução que esta área tem sofrido ao longo do tempo, pois a própria dinâmica do mercado fez com que essa evolução acontecesse, como a escassez de recursos e matérias-primas; a distribuição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos.


Percebe-se que as organizações de hoje ou se preocupam com a administração logística ou então transferem a responsabilidade para terceiros, pois é a saída única para a sobrevivência. Logística envolve toda a organização e trata da perfeita sincronização entre os setores que envolvem os processos de produção e prestação de serviço. Parte desse grande sucesso se dá à utilização de sistemas logísticos sofisticados buscando atender a demanda de mercado de uma forma eficiente.

Mesmo tendo superado alguns obstáculos ela ainda segue em pleno desenvolvimento e continua sendo desafiada a superar os desafios que se apresentam, prazos cada vez mais apertados é um desses, ainda que a capacidade de resposta seja superior das anteriores as operações logísticas de hoje se tornaram muito mais complexas e exige muito mais coordenação.

A evolução logística pode ser destacada em quatro fases principais:


1º. Atuação Segmentada: Atender os consumidores passou a ser o foco das indústrias por meio de varejistas locais, a administração desses varejistas constituía em formar estoques elevados, modelo que logo se mostrou pouco eficiente, estoques elevados se traduz em custos para sua manutenção e fatalmente são repassados para os clientes no estágio seguinte. Esse foi o primeiro desafio a ser reparado, pois estoques elevados significam grande quantidade de dinheiro parado e riscos de vendas não previstas.

2ª. Integração Rígida: A segunda fase é caracterizada pela integração do marketing nos processos industriais inovadores, com o implemento de novos produtos em cores tamanhos e modelos elevando o interesse dos consumidores pela posse desses produtos. Essa variedade trouxe mais uma missão à logística, que com a flexibilização nos processos produtivos sem aumento significativo dos custos passou a ser praticada pelas indústrias.

3ª Integração Flexível: Esta fase que data a época de 1980 até os dias atuais, caracteriza a integração dinâmica e flexível, vendo as empresas que era necessário que todas as áreas necessitavam estar em constante troca de informações. Surge então o (EDI “Intercâmbio Eletrônico de Dados”) que significa gerar conhecimento a todas as áreas envolvidas em um processo. Potencializando a troca de informações entre os setores em tempo real, importante evolução que maximizou as operações logísticas, atendendo a demanda e agregando qualidade ao produto final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com