TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Padronização - Parte II

Por:   •  24/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.416 Palavras (18 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Universidade Luterana do Brasil[pic 2]

Centro Tecnológico da ULBRA[pic 3]

Daiane Morais

Fabíola Chitolina

Natália Aquino

Sabrina Subtil

A Importância da Padronização – Parte II

Professores Orientadores:

Sandro Alex Harres

Glauber Rogério Barbieri Gonçalves

Escola ULBRA – São Lucas

Rua 25 de Junho, 550

Bairro: Vargas

CEP 93.218-200

Sapucaia do Sul, 2015


RESUMO

O presente projeto fala sobre padronização, com foco em instrução de produto ( IP ), que nada mais é, que o procedimento de produção padronizado e descrito de forma detalhada, com o objetivo de ajudar o operador à realização de suas atividades de forma rápida, confiável e correta.

Para atingir os objetivos estabelecidos em nosso trabalho, realizamos pesquisa bibliográfica sobre assuntos como padronização, variabilidade de processos, treinamento, fluxograma e tutorial. Além disso, avaliamos como poderíamos gerar valor às empresas, e concluímos que através da padronização, da redução da variabilidade do processo, da maximização da produtividade e da qualidade, em produtos e serviços, as empresas têm e terão mais poder competitivo nos seus respectivos mercados.

A metodologia a ser utilizada será uma pesquisa bibliográfica sobre os temas citados acima e a utilização do estudo de caso feito no semestre passado, referente ao estudo de instruções de produto de uma empresa do ramo plástico.

A proposta de valor presente trabalho, será a criação de um tutorial sobre padronização, isso quer dizer que com este tutorial os colaboradores interessados em atender aos requisitos de qualidade, poderão criar as suas IP´s, seguindo o modelo de tutorial proposto em nosso trabalho.

Palavras-chave: Padronização, Tutorial.

SUMÁRIO

RESUMO        

INTRODUÇÃO        

OBJETIVOS        

JUSTIFICATIVA        

REFERENCIAL        

PADRONIZAÇÃO        

FLUXOGRAMA        

VARIABILIDADE DE PROCESSO        

TREINAMENTO        

METODOLOGIA        

CRONOGRAMA        

DESENVOLVIMENTO        

RESULTADOS DO QUESTIONÁRIO        

CONCLUSÕES        

REFERÊNCIAS        

ANEXOS        

Anexo 1 – Questionário sobre utilização de IP ( Instrução de Produto )        

Anexo 2 – IP ( Instrução de Produto ) Atual        

Anexo 3 – IP ( Instrução de Produto ) Proposta        

INTRODUÇÃO

A constante busca pela melhoria continua passa pela utilização dos conceitos da qualidade total, dentre esses conceitos temos o da padronização de processos.

O presente projeto fala sobre padronização, com foco em IP (instrução de produto), que é o procedimento de produção utilizada por uma empresa X do ramo plástico e que pode ser utilizado em diversas outras empresas.

Para atingir os objetivos estabelecidos realizamos pesquisa bibliográfica sobre assuntos como padronização, variabilidade de processos, treinamento e fluxograma e tutorial.

A metodologia a ser utilizada será uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, utilizando o estudo de caso feito no semestre passado.

O desenvolvimento do presente será a proposta do tutorial sobre padronização, sendo embasado no anterior projeto e na bibliografia sobre padronização e meios de confecção via tutorial.

Após serão traçados comentários conclusivos sobre a prática do tutorial para a normatização e padronização de processos nas empresas.

OBJETIVOS

O objetivo deste projeto é criar um tutorial completo e aplicável para a conversão ou criação de IP ( Instrução de Produto ).

JUSTIFICATIVA

Com a globalização econômica e a concorrência acirrada no mercado atual onde os consumidores são muito exigentes, as empesas necessitam sempre buscar melhorias contínuas em seus processos, com a meta de tornarem-se mais competitivas, buscando sua perenidade no mercado.

        Sendo assim uma das ferramentas importantes para alavancar a busca de perenidade no mercado, a padronização é uma técnica que visa resultados previsíveis, obtendo-se com sua aplicação redução de custos e de retrabalho, aumentando à eficiência, mantendo ou melhorando a qualidade.

        Justifica-se a presente pesquisa para que possamos compreender a importância de seguir procedimentos padronizados e da capacitação aos envolvidos na utilização de procedimentos, para que assim como resultado tenhamos a compreensão dos conceitos e etapas dos processos de padronização e comprometimento com a execução dos processos conforme o documento.

REFERENCIAL

 PADRONIZAÇÃO

Segundo a autora LEANICE MARIA PERUZZO GUIO em seu trabalho de conclusão citou que padronização é:

   “Toda padronização da empresa é estabelecida de tal forma que a execução das tarefas possa ser feita com habilidade. A rotina é estabelecida de tal forma que a administração da empresa possa delegar condução dos processos às pessoas que os operam e passar a se preocupar com os projetos de melhoria que visam a conferir maior competitividade à empresa”. (CAMPOS, 1992, p. 71)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (635.4 Kb)   docx (959.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com