TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Responsabilidade Social Corporativa e sua diferenciação como fator positivo

Por:   •  17/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da Responsabilidade Social Corporativa e sua diferenciação como fator positivo

A responsabilidade social corporativa é quando as empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo).

Para as empresas, a responsabilidade social pode ser vista como uma estratégia a mais para manter ou aumentar sua rentabilidade e potencializar o seu desenvolvimento.

O Serviço Social de empresa desde sua origem tem como seus usuários os empregados, o que mudou no decorrer dos anos, de acordo com influências do contexto histórico, foi o tipo de abordagem.

No Artigo 1, de acordo com Lewis (2003, p.356), o crescimento econômico so será possível se estiver alicerçado em bases sólidas seguindo as estratégias econômicas da empresa e assim criar soluções ambientalmente sustentáveis para serem aplicadas pelo meio da responsabilidade social.

Em contrapartida, ainda no mesmo artigo, Carrol (1999, p.282), afirma que o assunto de responsabilidade social está presente no contrato estava presente no relatório Social Responsabilities of Business Corporation Report, formulado pelo Comitee for Economic Development, entidade formada pelos administradores de empresas e educadores.

A responsabilidade social se subdivide em 4 pilares de acordo com Carrol.

  1. Responsabilidade Econômica
  2. Responsabilidade Legal
  3. Responsabilidade Ética
  4. Responsabilidade Social

O autor acredita que essas são as bases que a responsabilidade social atua e deve ser trabalha para que a empresa consiga por meio de suas ações alcançar o seu resultado esperado.

Para McWillians e Siegel (2002, p.35) a responsabilidade social é uma aposta que serve como estratégia de diferenciação, pois se usada de forma correta a empresa poderá criar novas demandas e obter um preço premium para um produto ou serviço existente sem precisar de muitos esforços.

Já para Porter (1986, p.12), esta estratégia consiste em basicamente desenvolver as atividades de uma empresa que busca agregar valor a seus produtos, bens ou serviços.

No Artigo 2, o assunto de responsabilidade social é voltado para a sua história e como ele tem mudado desde sua criação até os dias atuais. Ele tem como objetivo inicialmente expor alguns conceitos de responsabilidade social corporativa e como objetivo central os passos para uma empresa se tornar socialmente responsável.

Com base na sua criação Friedman (1984) coloca que as empresas devem se preocupar em dar lucro aos seus proprietários e aos acionistas.

Está lógica levando em consideração a situação da época em que foi criada a responsabilidade social sugere que sua criação era uma forma de reestruturação corporativa e, sobretudo, um meio de produzir mais aumento sua produção por meio de ações que visava o crescimento do mercado interno.

Segundo Friedman (1984), que se diz contrário à Responsabilidade Social Corporativa, visto que remete à economia de livre mercado e à visão de que a função da empresa capitalista está voltada sempre para a maximização de lucros e não para a resolução de gargalos sociais, culturais, dentre outros, sendo este o papel dos agentes individuais e do governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com