TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da comunicação

Por:   •  18/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.775 Palavras (12 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 12

Capítulo 1

1.4. Importância da comunicação 

A comunicação organizacional é de extrema importância para as organizações, pelo qual nós seres humanos passara informações, tomadas de decisões corretas e desenvolver relacionamentos que integram e coordenam todas as partes. O comportamento Humano nas organizações sofre influencias pessoais (personalidade, motivação, expectativas, objetivos pessoais) e ambientais (cultura, ambiente de trabalho), tornou-se um instrumento indispensável à conquista de resultados e ao sucesso de empresas e instituições privadas e estatais; assim, cada vez mais todos incluem a comunicação interna e externa entre suas prioridades.

A comunicação é uma das mais importantes necessidades humanas depois da sobrevivência física. O homem é um ser social e necessita da comunicação do mesmo modo que o corpo requer água e alimento para um bom funcionamento. A habilidade de comunicação interpessoal é extremamente exigida, especialmente no âmbito profissional. Essa habilidade permite ao indivíduo o desenvolvimento das sensações de segurança, autoconfiança, firmeza, credibilidade, felicidade e enriquecimento interno. Por outro lado, quando essa habilidade é deficitária, ou ineficiente, o déficit pode contribuir para a deterioração da imagem pessoal e comprometer também o campo profissional.

Um bom comunicador é aquele que transmite suas mensagens com clareza e objetividade, recorrendo sempre que possível aos recursos da voz, que enriquece, quando bem colocada, e bem impostada o discurso, prendendo a atenção do interlocutor.

A comunicação empresarial deve se relacionar com praticamente todas as outras atividades da empresa. Assim as atividades de comunicação interna e externa, estejam articuladas com o planejamento estratégico da instituição. Dentro destas está a construção da imagem institucional da empresa, alcançando os dois públicos, o interno e o externo.

A assessora de comunicação passa as notícias para a comunicação interna – exercida pelo profissional de relações públicas, que é encarregada de retransmiti-las aos funcionários. As atividades de relações públicas têm por finalidade planejar, implantar e avaliar continuamente a interação da empresa com seu público externo e interno, assim como aliar ações de marketing e endomarketing.

A assessoria de comunicação é a área nobre do sistema de comunicação externa das organizações. Está consolidada como conceito, como atividade e com suporte estratégico. O papel de uma Assessorai ou agencia de comunicação é a empresa encarregada de divulgar a corporação para a mídia.

O trabalho exercício pela assessoria de comunicação só pode ser feito se houver um diálogo com o interlocutor, e só funciona se for exercido como uma espécie de via de mão dupla; não é possível exercitar a comunicação como se ela fosse um ato solitário e independente.

A comunicação interna tem por objetivo informar, gerando credibilidade e confiança; motivar, mostrando claramente o foco dos negócios; e integrar os empregados, estimulando posturas, comprometimento e mobilização para as metas, pois ainda existe o sentimento de equipes. Deste modo, seus integrantes tornam-se mais produtivos e criam um clima favorável para o crescimento e o desenvolvimento da companhia e ajudar a construir o futuro da organização juntos. Com isso a organização tem três linhas de atuação: Envolvimento, motivação, comprometimento. Vindo trabalhar com a cultura da organização, utilizando a ferramenta de estratégia a compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa.

A comunicação externa tem o Conhecimento, habilidade e atitude relacionados à comunicação podem ser adquiridos e aprimorados. Somados às competências gerenciais, constituem-se como importâncias do sucesso das organizações e dos indivíduos.  A boa imagem de uma empresa depende diretamente da qualidade de sua comunicação entre partes.

“Até a década de 1980, as preocupações centrais de empresas grandes eram a comunicação interna, pois a empresa tinha milhares de funcionários no Brasil, na Itália, china e argentina. Agora o foco é uma comunicação proativa, que inclui todos os públicos, como a imprensa, governo, comunidades, entidades de classes e ONG’s, cada um com uma estratégia dirigida; e o estimulo tem de vir de cima. O presidente é o primeiro a dizer.  “ Sem comunicação, uma empresa não existe””

Nesse sentido, as empresas e os colaboradores de hoje deve estar sintonizada com o mundo à sua volta. A comunicação é principal ferramenta de informação para manter as partes sincronizadas. Para sentir-se parte integrante de um processo –ou seja, sintonizado com os elementos participantes – é necessário ter informação e, além disso, em uma empresa, é preciso fazer com que a informações esteja a circular dentro da empresa.

Comunica-se adequadamente na era da globalização e da informação é um requisito de sobrevivência tão decisivo quanto a prática da qualidade, da redução do custo e do aumento de ganhos – e também do acesso à tecnologia de ponta.

A comunicação de cima para baixo tem um caráter diretivo, ou seja, de orientação. Ela informa aos funcionários tanto as operações e o desempenho da empresa quanto as expectativas da organização em relação a eles.

Mas como sempre tudo tem seu problema, o problema dessa comunicação oral, é que cada vez que uma informação é transmitida uma pessoa para outra tendo uma perda, distorção ou mesmo a perda de parte da informação origina vem sendo de 25% dela. Vindo também a sobrecarga de informação escrita (caixa de e-mail) pode suportar com isso a falta de interatividade devido à unilateralidade constitui outro aspecto que pode acontecer numa organização.

A comunicação de baixo para cima proporciona aos líderes o feedback das decisões administrativas, fornece-lhe valiosos conformações sobre seus subordinados –como suas expectativas, satisfações e/ou insatisfações, aumenta a motivação.

A comunicação horizontal (ou lateral) consiste na troca de informações entre colegas de trabalho, ou seja, entre funcionários que se encontram no mesmo nível hierárquico. Ela pode ocorrer entre funcionários de um mesmo departamento (intradepartamental) ou entre funcionários de diferentes departamentos (interdepartamental). A maior parte das operações de trabalho depende da comunicação horizontal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com