TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da gestão financeira dentro da empresa escolhida

Por:   •  13/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Polo Criciúma/SC

Curso de Tecnologia em Gestão Financeira 

LUIZ GUILHERME DE MATTIA CAMPO – RA: 5342643974

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira (PROINTER III)

Relatório Parcial

CRICIÚMA

2018


LUIZ GUILHERME DE MATTIA CAMPO – RA: 5342643974 

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira (PROINTER III)

Relatório Parcial

Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar III.

Tutora a Distância: Carla Castro de Souza

CRICIÚMA

2018


Sumário[pic 3]

1 INTRODUÇÃO        4

2 ETAPA1: REFERENCIAL TEÓRICO        5

2.1 importância da gestão financeira dentro da empresa escolhida        5

2.2 Caracterização da empresa e do setor econômico        6

2.3 Apresentação da situação econômica atual        7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9



1 INTRODUÇÃO

É de grande valia que toda empresa independente de seu segmento e tamanho tenha uma rápida, segura e eficaz gestão financeira.

Atualmente, conquistar uma empresa rentável, moderna e em constante processo de crescimento, é algo complexo que exige dos gestores varias habilidades, dentre elas a gestão e a execução de um controle financeiro.


2 ETAPA1: REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 importância da gestão financeira dentro da empresa escolhida

Diversas empresas sofrem por problemas financeiros por um lapso temporal muito grande, onde presumem que a sua operação esteja funcionando de forma correta, visto que a receita da empresa está aparentemente normal, porém, o seu principal objetivo, que é gerar lucro, não está acontecendo. O maior objetivo de um negócio sem sombra de dúvidas é a lucratividade (CARVALHO, 2015).

A gestão financeira é basicamente um conjunto de atividades que potencializam o resultado econômico de um empreendimento. O ponto de equilíbrio é uma ferramenta fundamental desse conjunto de ações que visam melhorar a saúde financeira de uma empresa, visto que é o valor que a empresa deve gerar para que possa cobrir os custos do seu negócio (CARVALHO, 2015).

Outra ferramenta importantíssima para auxiliar em gestão financeira consistente é a sincronia entre o setor de compras, comercial, de contas a receber e a pagar bem como o controle dos custos de produção. Para realizar uma ligação sistêmica concreta desses estes setores, existem dois instrumentos relevantes que auxiliam na gestão que é o fluxo de caixa e o demonstrativo de resultados (BERTOLETTI, 2015).

O Fluxo de caixa é conceituado como a sintetização da entrada e saída de capital em um determinado período de tempo, bem como o registro detalhado das receitas e as suas respectivas despesas (BERTOLETTI, 2015).

E o demonstrativo de resultado o DRE, é uma demonstração contábil que apresenta o fluxo das receitas e despesas, que ocasionam no aumento ou na redução do patrimônio líquido entre duas datas (BERTOLETTI, 2015).

É essencial para uma empresa que seus controles financeiros mantenham a liquidez confortável para obter resultados satisfatórios. Dentro de um empreendimento é necessário a tomada de decisão diariamente e com a presença desses mecanismos, este processo de torna mais fácil e concreto, evitando riscos futuros (BERTOLETTI, 2015).

2.2 Caracterização da empresa e do setor econômico

  • Razão social: DISMON SEMIJOIAS EIRELI - ME
  • Nome fantasia: DISMON SEMIJOIAS
  • Setor econômico que atua: COMÉRCIO
  • Endereço: GIACOMO SONEGO NETO, N. 330
  • Porte da organização: PEQUENO
  • Número de funcionários: 5
  • Número de unidades: 1
  • Faturamento: NÃO INFORMADO
  • Mercado de atuação: SEMI JOIAS E AFINS
  • Principais concorrentes: KIMÉRA SEMI JOIAS E GISDANY JOALHEIRIA

2.3 Apresentação da situação econômica atual

A conjuntura econômica brasileira está marcada por pequenos, quase imperceptíveis aumentos e em encontra partida algumas quedas significativas, que acabam gerando mais incertezas e com isso afastam grandes investidores internacionais.

De acordo com dados do mês de abril de 2018, o Brasil continua a perder espaço entre os maiores importadores e exportadores do mundo. De acordo com dados da Organização Mundial do Comércio (OMC), mesmo com um certo aumento nas vendas, o Brasil cai da 25ª para a 26ª posição no ranking dos maiores exportadores do mundo (PASSARELLI, 2018).

Grande parte dos problemas enfrentados na sua economia, estão relacionados com a grande crise política enfrentada pelo pais, que por sua gera grande incerteza exposta ao mundo, que acaba por sua vez diminuídos os investimentos internacionais no pais o que gera uma estagnação da economia.

Com relação aos principais indicadores financeiros primeiramente vale observar o valor da moeda americana em reais que está na presente data R$ 3,47. A BM BOVESPA bolsa de valores brasileira fechou praticamente estável nesta sexta-feira, com o noticiário corporativo ocupando as atenções, em meio à ausência de uma tendência firme no exterior e sem novidades relevantes na cena política (PASSARELLI, 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (166.4 Kb)   docx (89.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com