TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa escolhida: Radix Engenharia e Software

Por:   •  26/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Empresa escolhida: Radix Engenharia e Software

Localização: Av. Nilo Peçanha n° 11, sala 704/705 – Centro – Rio de Janeiro

Para entendermos o que é Comunicação Empresarial, primeiro, devemos entender o que é Comunicação, de um modo geral. Comunicação é a transmissão de uma mensagem que parte de um emissor a um ou mais receptores. O Emissor codifica a mensagem, ou seja, elabora da melhor forma para que o Receptor decodifique e entenda a mensagem que foi passada. Ruídos podem atrapalhar a Comunicação, por isso é importante que o emissor transmita a mensagem de forma clara e transparente.

Em um ambiente organizacional é extremamente importante que a missão e os valores da empresa sejam passadas a todos.  Dentro do contexto empresarial, podemos dividir didaticamente a comunicação empresarial em Comunicação Interna e Comunicação Externa.

A comunicação interna trata da transmissão de mensagens dentro da própria organização, e é sempre entre seus colaboradores. No caso da comunicação externa, não há níveis hierárquicos, mas existem vários receptores, como fornecedores de materiais, prestadores de serviços, clientes, parceiros, governo e a sociedade como um todo. A principal diferença é que a comunicação sai de dentro da empresa e se destina para agentes externos a ela.

“A integração do público interno é fundamental, pois quando as pessoas dispõem das mesmas informações e compreende que são parte integrante da vida organizacional, que possuem valores comuns e que compartilham dos mesmos interesses, os resultados fluem. É de extrema importância que todos os funcionários saibam quais são os objetivos da organização sua missão e valores. Dessa forma, todos se sentem parte do empreendedorismo, dedicando-se mais e contribuindo com sugestões críticas.” (MATOS, 2009, p.101).

A empresa escolhida para este estudo foi a Radix, que é uma empresa de tecnologia e engenharia, situada no Rio de Janeiro, fundada em abril de 2010 que oferece soluções de consultoria em engenharia e tecnologia para industrias do Brasil e do mundo. Hoje a empresa possui mais de 500 colaboradores, divididos em escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Volta Redonda – RJ e Houston – EUA. Dentre os seus principais clientes estão: Petrobras, Shell, Ipiranga, Museu do Amanhã, Halli Burton, VLT, Supervia, Johnson & Johnson e outros.

A Comunicação Empresarial na Radix, hoje, abrange os seguintes veículos: Pesquisa de clima, Intranet, TV Corporativa, Mural, E-mails semanais, Reuniões de equipe, videoconferência, encontros corporativos e eventos informais de integração.

Apesar da empresa ter uma comunicação efetiva com uma quantidade razoável de canais, pouco desse conteúdo é absorvido pelos colaboradores dos outros escritórios ou daqueles que ficam alocados em clientes. Conforme informado pela entrevistada, na pesquisa de clima realizada em 2018, o principal ponto de melhoria era a comunicação com os outros escritórios (que hoje contabilizam mais de 30% da empresa).

Mesmo eles não tendo uma equipe de comunicação em cada escritório, uma possível solução para aumentar a interação entre os colaboradores seria que todas as reuniões tivessem videoconferências, uma visita periódica do RH e marketing a esses escritórios para detectar pontos de melhoria, com o objetivo de mantê-los informados. Depois dessas visitas periódicas, fazer uma pesquisa de clima específica para cada filial.

Acredito que essas soluções tornariam a Comunicação mais efetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com