TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da negociação

Por:   •  11/4/2015  •  Resenha  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da Negociação

Assuntos como liderança e comunicação são muito explorados pelos profissionais e gestores que almejam sucesso na conquista de seus resultados ou daqueles que esperam alcançar cargos maiores em suas carreiras, no entanto ouve-se recentemente que o profissional precisa acrescentar conhecimento em mais uma área – A negociação  

A negociação aparece como a mais nova e talvez a mais importante qualidade encontrada em um profissional que almeja o sucesso na carreira. Tendo em vista que os conflitos podem acontecer a qualquer instante e em todo lugar. É preciso contar com profissionais que possuem habilidades em controlar e saber lidar com conflitos através da negociação.

Especialistas afirmam que para uma boa negociação é preciso seguir alguns passos como:

  • Se preparar para os assuntos principais e não seguir script para não engessar a negociação;
  • É preciso estar seguro e confiante para controlar a ansiedade;
  • Tomar cuidados com a forma de se comunicar;
  • A linguagem corporal é importante;
  • Reconhecer o próprio perfil. Analisar o comportamento nas negociações informais como: compras em lojas, escolha de filmes, descontos nos comércios etc.
  • Conhecer o perfil do negociador, levantar o máximo de informações possíveis antes da negociação;
  • Ser sincero. Em todas as hipóteses a sinceridade deve prevalecer, pois em uma negociação a quebra de confiança é algo irreparável.

Acredita-se ser importante estar preparado para negociar, pois a todo o momento estamos negociando mesmo sem darmos conta disso. Saber negociar é uma habilidade, que se usada de forma correta será o diferencial que se tornará a chave para abrir caminhos para que os profissionais alcancem sucesso em suas carreiras. Uma negociação bem sucedida será marcada e lembrada por muito tempo.

 Atualmente as organizações são sistemas políticos onde o comportamento de negociação é, atualmente, uma condição indispensável de sobrevivência. Negociar é uma atividade cotidiana. Por que, então, as empresas colocam tanta ênfase nesse aspecto atualmente? Uma das prováveis razões está no fato de que as organizações modernas já não podem mais lidar com seus conflitos usando apenas o rigor da autoridade. À medida que as sociedades se tornam mais abertas; o poder, mais questionável; as pessoas, mais reivindicativas, a participação nas decisões passa a ser considerada como um direito não só dos cidadãos, mas também dos membros organizacionais.

Nesse contexto, a busca de profissionais mais generalistas, mais flexíveis, mais ágeis e com habilidades diversificadas se impõe como uma necessidade, num mundo de mudanças tão aceleradas como o atual.

Mas, o que é negociar?  É uma forma de tomar decisão em que duas ou mais partes conversam entre si num esforço de resolver os seus interesses opostos. Elas expressam as suas demandas contraditórias e se movem em direção a um acordo, através de um processo de fazer concessões e buscar novas alternativas, que ofereçam maiores benefícios mútuos.

Alguns autores afirmam que as funções da negociação podem ser sumarizadas em: desenvolver acordos específicos, ou seja, determinar como as pessoas devem se comportar em certas situações, estabelecer procedimentos e fortalecer o relacionamento das partes envolvidas no processo; desenvolver políticas de longo prazo sobre papéis, obrigações e privilégios.

Sendo assim, antes de se envolver em uma negociação, é importante conhecer plenamente todos os produtos e serviços a serem comercializados e quais são os valores da empresa. Só dessa forma bons argumentos poderão ser criados para solucionar eventuais problemas, além de oferecer mais segurança ao outro lado durante a transação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com