TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância de motivar o trabalhador com meios de remuneração para adquirir uma maior produtividade

Por:   •  3/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Federal de São João Del-Rei

Motivação em Função da Remuneração

São João Del-Rei

Novembro/2014

Gleisson Rodrigues Lopes[1]

A importância de motivar o trabalhador com meios de remuneração para adquirir uma maior produtividade

Projeto de pesquisa como pré-requisito para obtenção de nota na matéria de Métodos e Técnicas de Pesquisa no curso de Administração no turno Integral na Universidade Federal de São João Del-Rei.

São João Del-Rei

Novembro/2014


Sumário

1. Introdução ......................................................................................................... 4

1.1. Justificativa .......................................................................................... 4

1.2. Hipótese ............................................................................................... 5

2. Objetivo ............................................................................................................. 5

2. Objetivo Geral  ....................................................................................... 5

2.1 Objetivo especifco ................................................................................ 5

3. Revisão de Literatura ...................................................................................... 6

4. Metodologia ...................................................................................................... 8

5. Cronograma .................................................................................................... 10

6. Orçamento ....................................................................................................... 10

    Bibliografia

        


1 - Introdução

        Segundo Marras (2000) as primeiras preocupações em relação aos trabalhadores sugiram após 1985, quando se passou a ter uma visão do indivíduo como ser humano e não uma maquina. Assim os empresários começaram a ver seus empregados como recursos essenciais para o desenvolvimento das empresas.

        Os empregados também chamados de recursos humanos precisam ser muito bem administrado como qualquer outro recurso que a empresa necessita, com o intuito de maximizar sua produtividade, buscando sempre alcançar os objetivos das empresas. Mas para que haja esses esforços os indivíduos necessitam de algum retorno.

        O retorno que os empregados esperam pode estar diretamente relacionado à sua produtividade e motivação, com isso foi criado o conceito de Cargos e Salários, que consiste em separar as funções que cada empregado deve desempenhar e qual a remuneração ele terá em função disso, além de mostrar para o empregador quais os gastos que terá para um trabalhador exercer aquela função.

        Para Delgado (2005), salário é “o conjunto de parcelas “contraprestativas” pagas pelo empregador ao empregado em decorrência da relação de emprego”.

        Assim o projeto visa expor caminhos para verificar a importância da utilização de métodos de remuneração para motivar seus empregados e alcançar com êxito o objetivo das empresas.

1.1 - Justificativa

        Algumas empresas não se atem a importância de gerir seus trabalhadores da melhor forma possível para aumentar produtividade, independente do ramo de atuação, com isso há muita perca de mão de obra em detrimento da falta de motivação de seus empregados.

        Para procurar maximizar seu lucro as organizações utilizam algum sistema para motivar os empregados, e essa motivação pode ser claramente vista em sua produtividade, assim pode-se dizer que quanto mais motivado o trabalho está maior será sua produtividade, mas como motivar os trabalhadores?

        O sistema de remuneração que dos trabalhadores pode ser um dos principais pontos para motiva-los a produzirem mais, e pode ser observado em empresas que possuem planos de Cargos em Salários ou possui uma maior remuneração e para verificar isso se faz necessário a delimitação de uma região.

        A mesorregião mineira denominada Campo das Vertentes possui uma população de cerca 546.007 habitantes de acordo com a estimativa do IBGE de 2006 com um PIB de aproximadamente R$ 2.958.033.146,00 de acordo com o IBGE de 2003, com isso podemos perceber a grande importância da região na economia nacional, e há um grande leque de opções para pesquisar em empresas a produtividade dos empregados em função de sua remuneração.

        Assim se cria a possibilidade de verificar a hipótese a seguir em empresas delimitadas com a metodologia visando averiguar o que influencia nas motivações dos trabalhadores industriais.

1.2 - Hipótese

        Considerando a remuneração como algo que motiva os trabalhadores de empresas localizadas na mesorregião mineira denominada Campo das Vertentes, espera-se verificar que as empresas que utilizam planos de remuneração tem uma melhor produtividade do que as que não utilizam.

2 - Objetivos

        2.1 - Objetivo Geral

        O principal foco da pesquisa é verificar se a remuneração total dos empregados de empresas de médio porte localizadas na mesorregião mineira conhecida como Campo das Vertentes está ligada a sua motivação.

2.1 - Objetivo Específico

  1. Verificar empresas que possui planos de Cargos e Salários na mesorregião mineira denominada Campo das Vertentes;
  2. Verificar a produtividade de empresas que utilizam planos de Cargos e Salários;
  3. Verificar empresas que não possui Planos de Cargos e Salários na mesorregião mineira denominada Campo das Vertentes;
  4. Verificar a produtividade de empresas que não utilizam planos de Cargos e Salários;
  5. Verificar a correlação entre as variáveis.

3 – Revisão de Literatura

        Toda a motivação está sempre ligada a alguma ação, e estas ações estão sempre ligadas a planos de desenvolvimentos que a empresa realiza voltada para o empregado; um desses planos é voltado para a remuneração e foi denominado de Plano de Cargos e Salários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (158.4 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com