TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agrotóxicos e meio ambiente: do uso aos agravos à saúde do trabalhador rural

Pesquisas Acadêmicas: Agrotóxicos e meio ambiente: do uso aos agravos à saúde do trabalhador rural. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 8

Agrotóxicos e meio ambiente: do uso aos agravos à saúde do trabalhador rural

MORAES , Jorgenei de Alves de e MONTEIRO , Maria do Socorro Lira

Resumo

Os agrotóxicos estão entre os mais importantes fatores de risco para a saúde dos trabalhadores e para o meio ambiente. Estima-se que cerca de 2,5 a 3 milhões de toneladas de defensivos agrícolas são utilizados no mundo a cada ano na agricultura, envolvendo um comércio de aproximadamente U$$ 20 bilhões de dólares. No Brasil, o consumo desses produtos encontra-se em franca expansão, sendo responsável por 50% do total de uso na América Latina, fato que coloca a nação brasileira em quarto lugar no ranking dos países consumidores de praguicidas. O aumento do uso dessas substâncias no Piauí é resultante da expansão da produção de grãos em implemento nos cerrados, em particular a soja. Dentre os municípios que integram os cerrados piauienses, estudar-se-á Bom Jesus devido a progressiva incorporação ao processo de modernização agrícola e por ser o único município da região a abrigar uma central de recepção de embalagens vazias de agrotóxicos. Portanto, este artigo objetiva analisar o impacto do uso dos defensivos agrícolas à saúde dos trabalhadores rurais expostos aos mesmos. A pesquisa demonstrou a evidência de índices positivos de contaminação ocupacional ocorridos por intermédio de fatores diversos, como percepção do risco, processo de comunicação e condições socioeconômicas dos referidos trabalhadores.

Palavras-chave: agrotóxicos, meio ambiente, saúde do trabalhador.

Abstract

The agrotoxic are among the most important risk factors for the workers' health and for the environment. He/she/you is considered that about 2,5 to 3 million of tons of defensive agricultural they are used in the world every year in the agriculture, involving a trade of approximately U $$20 billion dollars. In Brazil, the consumption of those products is in frank expansion, being responsible for 50% of the use total in Latin America, fact that places the Brazilian nation in fourth place in the ranking of the consuming countries of praguicidas. The increase of the use of those substances in Piauí is resulting of the expansion of the production of grains in implement in the savannahs, in matter the soy. Among the municipal districts that integrate the savannahs piauienses, Good Jesus will be studied due to progressive incorporation to the process of agricultural modernization and for being the only municipal district of the area to shelter a headquarters of reception of empty packings of agrotoxic. Therefore, this article aims at to analyze the impact of the use of the defensive ones agricultural to the rural workers' health exposed to the same ones. The research demonstrated the evidence of positive indexes of occupational contamination happened through several factors, as perception of the risk, communication process and the referred workers' conditions sovietyeconomic.

Word-key: agrotoxic, environment, the worker's health.

Introdução

Os agrotóxicos estão entre os mais importantes fatores de risco para a saúde dos trabalhadores e para o meio ambiente. Usados em grande escala por vários setores produtivos e mais intensamente pelo setor agropecuário, são ainda utilizados na construção e manutenção de estradas, tratamento de madeiras para construção, armazenamento de grãos e sementes, produção de flores, combate às endemias e epidemias.

Desde a década de 1950, com a revolução verde, centrada na introdução de novas tecnologias, baseadas no uso intenso de agentes químicos, disponibilizadas para o controle de doenças, aumento da produtividade e proteção contra insetos e outras pragas, observou-se profundas mudanças no processo de trabalho na agricultura, bem como impactos sobre o ambiente e a saúde humana.Entretanto, tais mudanças não foram acompanhadas pela implementação de programas de qualificação da força de trabalho, sobretudo nos países em desenvolvimento, expondo as comunidades rurais a um conjunto de riscos ainda desconhecidos.

Dados do Ministério da Agricultura e Abastecimento (2004) estima que cerca de 2,5 a 3 milhões de toneladas de defensivos agrícolas são utilizados a cada ano na agricultura, envolvendo um comércio de aproximadamentte U$$ 20 bilhões . Já, de acordo com o SINDAG (2004), no Brasil, o seu consumo desses produtos encontra-se em franca expansão, sendo responsável por 50% do total de agrotóxicos usados na América Latina, ocupando, por conseguinte, o quarto lugar no ranking das nações consumidoras de praguicidas.

O consumo de agrotóxicos e afins por área plantada (kg/ha/princípio ativo) na região nordestina está estimado em 3,5kg podendo atingir valores bem superiores em algumas áreas que apresentam elevada produtividade. (IBAMA, 2004)

A expansão da produção de grãos em implementação nos cerrados piauienses, em particular a soja, apresenta-se como fator preponderante para o progressivo uso de agrotóxicos, haja a vista que a venda legal em 1994 foi de 08 toneladas e em 2004, chegou a 165 toneladas, representando um crescimento de 2.062%. Ademais, 65% foram destinados para os cerrados. (SDR, 2004)

Dentre os municípios que integram os cerrados piauienses, estudar-se-á Bom Jesus devido sua incorporação ao processo de modernização agrícola, que de acordo com Brum (1998) caracteriza-se pelo uso intensivo de máquinas e insumos modernos (agrotóxicos), pela introdução de novas tecnologias, método de plantio, tratos culturais e processo de colheita sofisticados, além de ser a o única da região a abrigar uma das centrais de recepção de embalagens vazias de agrotóxicos, existindo no Estado outra localizada em Teresina. Segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens (INPEV), somente em 2005 a Central de Recepção de Bom Jesus enviou para aquele órgão mais de 10 toneladas de embalagens vazias, um número bastante significativo para o primeiro ano de pleno funcionamento da Central, não obstante, representar apenas 40% do total dos produtos comprados.

A grande utilização desses produtos, o desconhecimento dos riscos associados ao seu uso, o conseqüente desrespeito às normas básicas de segurança, a livre comercialização, a pressão comercial por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com