TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Fluxo de Caixa

Por:   •  26/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSOTÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

GIULIA ISABELA COELHO

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

A importância do fluxo de caixa e contas a receber

LINS – 2014

1. FLUXO DE CAIXA

O fluxo de caixa é uma ferramenta que informa o gestor financeiro e o auxilia na tomada de decisões, pois prevê o que ocorrerá com as finanças da empresa em certo período. Para elaborar uma gestão de caixa eficaz, é preciso que o administrador financeiro controle e monitore todas as transações financeiras. Em alguns caos o capital de giro da empresa não está conciliado com o negócio. Para tal, há a necessidade de uma correta gestão do fluxo de caixa, que permite ao administrador financeiro projetar a rotina e fazer provisões necessárias para encarar as dificuldades que estão por vir.

O fluxo de caixa concede ao gestor financeiro uma visão ampla do capital disponível em sua empresa e, também serve como ferramenta que viabiliza o planejamento e a gestão dos recursos financeiros de uma empresa. A demonstração de fluxo de caixa serve para a determinação dos fins almejados pela empresa, ajudando na consolidação das metas, mostrando quais os pontos frágeis e fortes da empresa e automaticamente, auxiliando nas tomadas de decisões.

Uma das funções mais relevantes do administrador financeiro é planejar. Se não for feito um planejamento prévio das atividades, o gestor financeiro corre o um sério risco de ser apanhado de surpresa, colocando a organização em dificuldades e até mesmo levando-a a falência, a vida da empresa não pode ser uma aventura expondo-a ao acontecimento futuro incerto sem um mínimo de planejamento e de controle financeiro. As boas execuções contábeis contribuem para um bom planejamento administrativo e uma boa definição de objetivos.

Dessa forma, percebemos que a demonstração do fluxo de caixa propicia à empresa, confiança e diretriz na tomada de decisões. Isto se fornece à contabilidade, uma espécie de  bússola empresarial onde sua missão é mostrar os altos e baixos da dinâmica financeira da empresa. O administrador financeiro deverá, durante a execução do fluxo de caixa, considerar a capacidade da empresa e qual o período que se almeja obter informações precisas e exatas que auxiliarão para o êxito do fluxo de caixa.

Através da experiência de acontecimentos passados, é possível ao gestor fazer uma boa projeção do fluxo de caixa para o futuro. A semelhança do fluxo projetado com o real indica as variações que, na maioria das vezes, evidenciam as falhas nas projeções. Essas variações são ótimos elementos de estudo para a otimização de novas projeções de fluxos de caixa.

[pic 1]

O fluxo de caixa atua em um ciclo que vai desde a formulação de estoques até o recebimento do capital decorrente às vendas a prazo. Essa ferramenta relaciona o futuro reunindo as entradas e saídas de recursos financeiros pela empresa em um  certo período. Fundamentalmente, uma boa análise do fluxo de caixa apresentará a correlação entre a despesa posterior ao cumprimento das obrigações e a receita obtida pela venda de produtos. A partir desse ponto, será observado se a associação de entradas e saídas de dinheiro resultou em um saldo positivo ou negativo. Os relatórios advindos do setor contábil são as principais ferramentas de gestão empresarial, tendo como finalidade demonstrar informações importantes para que cada segmento tome suas decisões com confiança. Para poder ser útil, todas as  informações precisam ser  relevantes e confiáveis para as exigências das decisões. Desse modo, somente com os relatórios contábeis obrigatórios (DRE, Balanço Patrimonial, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados) é incerto que o gestor financeiro terá ciência da real liquidez da organização.

O fluxo de caixa, da empresa, é extremanente necessário para entender como o dinheiro acessível está sendo administrado, a demonstração do resultado do exercício e o balanço patrimonial fornecem apenas uma parte das informações necessárias. O DRE mostra os lucros obtidos no período contábil, porém, lucros não são sinônimos de dinheiro vivo. É fundamental saber quanto dinheiro efetivamente poderá dispor para investimentos, como a aquisição de ativos ou compra de outra empresa. A gestão do fluxo de caixa é uma ferramenta financeira muito importante, é extremamente importante que o administrador financeiro entenda as origens do fluxo de caixa e como são os gastos da empresa. Isso representa a diferença entre o sucesso e o fracasso.[pic 2]

 Existindo uma exatidão no fluxo de caixa, o gestor financeiro terá tranquilidade suficiente para tomar sua decisão, havendo o equilíbrio almejado entre entradas e saídas, as decisões serão mais fáceis de serem tomadas.

 Concluímos que o fluxo de caixa é a espinha dorsal da empresa. Sem ele não saberemos se haverá caixa suficiente para pleitear as operações ou quando se necessitará de financiamentos bancários. É uma ferramenta imprescindível na empresa, pois é um instrumento gerencial que permite apoiar o processo decisório. O fluxo de caixa serve para orientar o administrador financeiro sobre a situação real da empresa, indicando déficit ou superávit de recursos em um determinado período, de  tal forma que as decisões tomadas com o fluxo de caixa contribuam para o futuro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com