TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Mercado de Capitais no Brasil

Por:   •  7/3/2021  •  Artigo  •  3.617 Palavras (15 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÂNCIA DO MERCADO DE CAPITAIS NO BRASIL

Maurício Paim Peres1
Nicole da Rocha Jandre
2

Cesar Viana Werneck de Abreu
3

RESUMO

O presente estudo tem como tema o mercado de capitais, cujo contexto se delimita ao Brasil e questiona qual a importância do Mercado de Capitais Brasileiro, seus conceitos, história e estrutura? A justificativa para esse estudo se dá pela relevância do assunto nos últimos tempos, visto que mesmo diante da recente crise econômica, é um segmento que tem motivado cada vez mais a participação do público investidor. A metodologia é de revisão bibliográfica, combinada a aspectos de uma abordagem qualitativa, de formato explicativo e análise exploratória nas amostras retiradas da leitura em livros, arquivos e publicações em revistas e outras fontes confiáveis de pesquisa. Através das considerações finais, as principais partes do trabalho são retomadas a fim de exemplificar ao que se deve a importância do Mercado de Capitais no ambiente econômico brasileiro.

Palavras Chave: Mercado de Capitais; Mercado de Ações; Mercado Primário; Mercado Secundário.

ABSTRACT

The present study has as its theme the capital market, whose context delimits Brazil and asks what is the importance of the Brazilian Capital Market, its concepts, history and structure? The justification for this study is given by the relevance of the subject in recent times, since even in the face of the recent economic crisis, it is a segment that has increasingly motivated the participation of the investing public. The methodology is a bibliographic review, combined with aspects of a qualitative approach, of explanatory format and exploratory analysis in samples taken from reading in books, archives and publications in magazines and other reliable sources of research. Through the final considerations, the main parts of the work are taken up in order to exemplify the reason for the importance of the Capital Market in the Brazilian economic environment.

Keywords: Capital market; Stock market; Primary Market; Secondary Market.

1. Bacharelando em Administração – FLSP_____________________________________________
2. Bacharelanda em Administração – FLSP
3. Professor Me. Orientador – FLSP        

        
 

INTRODUÇÃO

Atualmente, possuir noções de finanças tornou-se algo primordial para toda e qualquer pessoa que deseje lidar com dinheiro de maneira sábia. Se o objetivo for não somente gastá-lo de forma consciente, mas também fazê-lo render, ainda é necessária uma base de conhecimento voltada para as opções de investimento disponíveis no mercado.

No Brasil, ao que parece, a cultura do investimento ainda não faz parte da realidade de grande parte da sociedade, pouco tempo atrás uma pesquisa realizada pela gestora de recursos americana BlackRock com 1.050 brasileiros revelou que 61% dos entrevistados dizem não investir por não terem dinheiro suficiente para aplicar, 37% também dizem não investir por falta de conhecimento no assunto e quase 20% dos entrevistados dizem não investir por medo de perder tudo. (Valor Investe 2019). Desta forma, é possível começarmos a compreender porque o Mercado de Capitais do Brasil ainda conta com um número pequeno de investidores, principalmente quando comparado a um país como os Estados Unidos, que segundo Rudá Pellini (2019, p.22) conta com metade de sua população investindo em renda variável.

Levando em conta as considerações acima e diante dos recentes acontecimentos relacionados à Pandemia de Coronavírus, era esperado que o Mercado de Capitais Brasileiro fosse duramente atingido. No entanto, recentemente podemos observar que mesmo diante da crise, da volatilidade comum a esse mercado, e da possível falta de conhecimento dos brasileiros, o mercado de renda variável tem atraído cada vez mais investidores. Essa teoria pode ser reforçada através dos recentes dados publicados pela B3, que há pouco tempo atrás divulgou que a Bolsa de Valores alcançou a marca recorde de 2,24 milhões de investidores pessoa física cadastrados. (Valor Investe, 2020).

As dificuldades envolvendo a obtenção de créditos no Brasil, principalmente pela cobrança de altas taxas administrativas e taxas de juros fez com que o mercado de renda variável surgisse como mais uma oportunidade não só para empresas e instituições, mas também para as pessoas físicas obterem recursos. Segundo o Comitê Consultivo de Educação da CVM (2019, p.35), “é nesse mercado que os poupadores têm a oportunidade de participar de empreendimentos que consideram interessantes, desde que dispostos a assumir os riscos daí decorrentes”.

Com base no que foi abordado e buscando compreender os recentes acontecimentos, esta pesquisa se propõe a responder à seguinte questão: Qual papel do Mercado de Capitais do Brasil?

Portanto, a fim de responder ao questionamento levantado, o objetivo desta pesquisa é verificar a importância do Mercado de Capitais para a economia do país.

Este estudo se fez necessário pela relevância em compreender e justificar as motivações que levaram os brasileiros a investir no mercado de renda variável, mesmo diante de uma crise econômica. Este trabalho apresenta a seguinte estrutura: nesta seção, os aspectos introdutórios, a seção seguinte apresenta a fundamentação teórica acerca do assunto; em seguida a metodologia utilizada, seguida pela análise de resultados e por fim as considerações finais.

REFERENCIAL TEÓRICO

Nessa etapa será apresentado o conceito de mercado de capitais, a história e estrutura do Mercado de Capitais brasileiro, em seguida apresentar o conceito de Mercado de Ações e suas subdivisões, denominadas Mercado Primário e Mercado Secundário.

HISTÓRIA DO MERCADO DE CAPITAIS NO BRASIL

Exceto antes da década de 1960, o Mercado de Capitais brasileiro praticamente não existia. Em um ambiente econômico com aumento da inflação, a legislação se limitava a taxa máxima de juros é de 12% ao ano, o que dificultava o desenvolvimento do mercado. Com a reestruturação dos mercados financeiros, o mercado de capitais passou por diversas ações público-privadas, tendo sido criadas entre os anos de 1964 e 1971 as leis 4595 do Sistema Financeiro Nacional e 4728 do Mercado de Capitais. Neste período ocorreram também as fundações da ABAMEC (Associação dos Analistas de Mercado de Capitais) e do IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Vale ressaltar que, o Ibovespa apresentou uma evolução de 800% em dólares de janeiro de 1968 (ano em que foi criado), a junho de 1971.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (273 Kb)   docx (233.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com