TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do conhecimento em matemática financeira para o administrador de empresa

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


Sumário

1 Introdução ................................................................................................................2

2 Desenvolvimento ......................................................................................................3

   2.1 A importância do conhecimento em matemática financeira para o administrador de empresa..................................................................................................................3

   2.2 O papel da contabilidade no contexto da gestão das organizações...................3

   2.3 Situação tributária do Brasil e o seu impacto dos tributos as operações empresariais ................................................................................................................4

   2.4 Diferença entre juros simples e juros compostos................................................6

   2.5 Equivalência de capitais e amortização..............................................................7

3 Considerações Finais..............................................................................................10

4 Referências.............................................................................................................11


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho vem retratar sobre a importância do conhecimento em matemática financeira pelo administrador de empresas e como devem ser utilizadas por eles as informações passadas através dos dados das demonstrações contábeis. Com o mercado cada vez mais competitivos é fundamental que o gestor utilize todas as ferramentas em seu alcance para levar a empresa a resultados satisfatório, daí entra um planejamento na parte financeira e tributária da empresa. Sabemos que o Brasil tem uma carga tributária muito elevada, mais com um bom conhecimento em contabilidade e em juros simples e compostos é possível fazer um planejamento que leve a empresa alcançar o seu objetivo que é a obtenção de lucro. Neste trabalho também será exemplificado a diferença entre juros simples e compostos.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O ADMINISTRADOR DE EMPRESAS

Sabemos que o objetivo de toda e qualquer empresa é a obtenção de lucros, como o mercado está cada vez mais competitivo o conhecimento em matemática financeira é essencial na vida do profissional da administração, pois, o gestor precisa ter conhecimento sobre cálculos, juros, se a empresa está tendo lucro ou prejuízo. Essa ferramenta tem extrema importância na tomada de decisão da empresa, pois ajuda na compreensão de problemas. O administrador na hora de adquirir um determinado produto, fazer um investimento ou empréstimo no banco deve utilizar o conhecimento em matemática financeira para poder tomar a melhor decisão e obter resultados satisfatório e maximização dos resultados, daí sair na frente de seus concorrentes e manter sua empresa em destaque no mercado.

  1. O PAPEL DA CONTABILIDADE NO CONTEXTO DA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

Devido as grandes mudanças ocorridas no cenário econômico mundial, as organizações tem tido o desafio de se adequar suas práticas de gestão à nova realidade de mercado. Tais mudanças estão ocorrendo em todos os setores, no campo tecnológico, político, social, ambiental, financeiro, econômico entre tantos outros, isso exige das empresas meios confiáveis para obter informações que são indispensáveis ao seu sucesso. Informações adequadas e em tempo hábil para subsidiá-las ao processo de tomada de decisão.

Desta forma, a contabilidade vem ser instrumento de gestão, fornecendo essas informações necessárias e auxiliando nos processos de concorrência, necessidade de aperfeiçoamento das novas tecnologias, globalização dos mercados, se tornando assim indispensável para o sucesso das empresas.

Assim a contabilidade que era vista apenas com um sistema de informação de informações tributárias, que servia somente como uma obrigação da empresa em apurar e recolher impostos, já é vista também como um instrumento gerencial, que fornece informações através da análise das demonstrações aos administradores, acionistas, investidores e demais stakeholders.

Um grande problema que ameaça a continuidade dos negócios de muitas empresas é a ausência de informações que auxiliem no processo de gestão impedindo que as mesmas alcancem o sucesso.

Os dados contábeis são matérias primas de informações, que devem tratados para que gerem informações úteis e representem um instrumento gerencial para o processo decisório de forma a alcançar uma vantagem competitiva sustentável. As informações que são geradas através dos dados contábeis são podem ajudas os gestores a melhorar as qualidades das operações, reduzir custos operacionais e adequar às operações de acordo com as necessidades dos clientes.

Através da interpretação dos dados contábeis os administradores irão ter informações que serão utilizadas para um melhor planejamento, controle e tomada de decisão.

  1. SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA DO BRASIL E O IMPACTO DOS TRIBUTOS NAS OPERAÇÕES EMPRESARIAIS

No Brasil temos uma das maiores cargas tributárias do mundo, mas, dentro do pouco espaço deixado por uma legislação dura, protetiva e atrasada, empresas podem se organizar para reduzir o impacto dos tributos. Tributo é a principal fonte de receita do Estado (União, Estados, Distrito Federal e Municípios); é uma obrigação imposta tanto à pessoa física quanto jurídica a recolher valores (dinheiro) ao Estado ou entidades equivalentes, como o INSS por exemplo.

O mercado não é mais para os aventureiros e despreparados; temos que conhecer nossas obrigações, traçar planos e metas, planejamento e gestão deverão estar sempre presentes, entender a necessidade dos nossos clientes e aproveitar as oportunidades ainda encontradas em nossas áreas de atuação.

É importante um planejamento tributário dentro de uma organização, pois, com conhecimento o administrador saberá qual o regime tributário a sua empresa se enquadra e através desse planejamento fazer com a mesma consiga saldar suas dívidas com o Fisco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (203.7 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com