TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento em matemática financeira para o Administrador de empresas

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.816 Palavras (8 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Conhecimento em matemática financeira para o Administrador de empresas        

2.2        Contabilidade no contexto da gestão das organizações        

2.3        Situação tributária do Brasil        

2.4        Empresa da região        

2.5        Diferença entre juros simples e juros composto.        

2.6        Equivalência de capitais        

2.7        Sistema de amortização        



  1. INTRODUÇÃO

Conhecer os meios e saber utilizá-los nos mais variados processos é uma necessidade, visto que a matemática financeira é essencial na tomada de decisões e pode ser o diferencial de um profissional. A Matemática Financeira é essencial para a tomada de decisões em qualquer empresa, apresentando os melhores resultados e solucionando os problemas relacionados ao capital. No presente trabalho serão abordados alguns temas muito relevantes para que uma organização obtenha sucesso e bons rendimentos. Já que sem conhecimento não se vai muito longe, é essencial para um bom administrador entender o papel da contabilidade na gestão de uma empresa e saber o que um bom planejamento tributário pode fazer para a saúde financeira de uma organização. Ter entendimento sobre juros simples, juros compostos, equivalência de capitais e como funcionam os sistemas de amortização também é fundamenta


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O ADMINISTRADOR DE EMPRESAS

A Matemática Financeira tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa e, sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rendimento possibilitando o processo de maximização nos resultados.

Os profissionais da linha de frente na área financeira das empresas devem ter conhecimentos sólidos da Matemática Financeira, tais como: saber utilizar os conceitos fundamentais e práticos da Matemática Financeira, considerando o cenário econômico e financeiro brasileiro nas tomadas de decisões empresariais Saber analisar e tomar decisões a respeito de aplicações financeiras, projetos de investimentos e viabilidade de empresas. Ter o conhecimento necessário em Finanças para tomar decisões com base nas demonstrações financeiras. As funções do Administrador Financeiro são de manter a empresa em constante situação de liquidez. Para atingir este objetivo é de fundamental importância uma boa sintonia entre o Administrador Financeiro e a alta direção da empresa. Procurar elevar ao máximo o retorno sobre o investimento realizado. Administrar o capital de giro da empresa. Estar atento aos investimentos realizados no ativo imobilizado. Avaliar o provável custo de recursos de terceiros a serem captados. Analisar as aplicações financeiras mais interessantes para a empresa. Informar à alta administração sobre as condições econômico-financeiras atuais e futuras da empresa.

A Matemática Financeira também pode ser aproveitada em diversas situações do dia a dia, como calcular as prestações de um financiamento de um móvel ou imóvel optando pelo pagamento à vista ou parcelado. Nas situações mais simples e corriqueiras do dia-a-dia, como por exemplo, se você tem dinheiro em algum tipo de poupança ou investimento, ou em um pequeno negócio, ou ambos, e quer comprar um carro ou um eletrodoméstico. As ferramentas da Matemática Financeira irão recomendar a melhor decisão.

  1. CONTABILIDADE NO CONTEXTO DA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

Nem sempre a contabilidade é vista como uma ferramenta gerencial, mas como uma obrigatoriedade exigida pela lei, mas por ser alimentada diariamente pelas transações alcançadas pela empresa, pode ser considerada uma ferramenta indispensável à administração. É ela que conecta os gestores às informações financeiras da empresa e mostra o caminho a percorrer para melhorar a lucratividade do negócio.

 Segundo Padoveze (2000), para que a informação contábil seja usada no processo de contabilidade, é necessário que essa informação seja desejável e útil para as pessoas responsáveis pela contabilidade da entidade. Para os administradores que buscam a excelência empresarial, uma informação, mesmo que útil, só é desejável se conseguida a um custo adequado e interessante para a entidade. A informação não pode custar mais do que ela pode valer para a contabilidade da entidade.

A Informação gerencial contábil está incumbida e participa de várias funções organizacionais distintas como, controle operacional, custeio de produtos e clientes, controle contábil e estratégico. A demanda desta informação depende do nível organizacional da empresa, mas, em sumo, é necessária para controlar e melhorar as atividades e operações.

  1. SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA DO BRASIL

A gestão de tributos é um dos fatores primordiais para o sucesso de qualquer empreendimento no Brasil. Não é à toa que a carga tributária é uma das principais dificuldades apontadas pelos empresários, pois, de fato, a voracidade do fisco, velha conhecida do povo brasileiro, traz graves impactos à operacionalização de qualquer empresa e é um dos principais componentes do chamado “Custo Brasil”.

Em um país no qual são criadas cerca de trinta e sete novas normas tributárias a cada dia (segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT), os gestores devem estar, acima de tudo, muito bem informados. De modo geral, a Gestão Tributária é a principal arma dos pequenos empreendimentos contra a voracidade do fisco e cabe ao contador a tarefa de muni-la com as informações necessárias para o seu correto funcionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (161.6 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com