TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POR QUE O CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA FINANCEIRA É DE GRANDE UTILIDADE PARA O ADMINISTRADOR DE EMPRESAS?

Por:   •  28/10/2015  •  Bibliografia  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A Matemática Financeira é muito presente no dia a dia de várias pessoas, conhecer e saber utilizar seus fundamentos é bastante importante, pois apresenta os melhores resultados exatos, soluciona problemas relacionado ao capital e ajuda na tomada de decisões financeiras das empresas.

Neste trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica, serão citados alguns temas importantes para uma empresa ter sucesso e bons rendimentos, pois o profissional administrador deve ter conhecimentos para saber utilizar o papel da contabilidade, sendo assim ter um bom planejamento, conhecer a parte burocrática da empresa.

DESENVOLVIMENTO

POR QUE O CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA FINANCEIRA É DE GRANDE UTILIDADE PARA O ADMINISTRADOR DE EMPRESAS?

A Matemática Financeira fornece o instrumento necessário para o financeiro do negócio, identifica os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rendáveis, quando há possibilidade de investimentos financeiros ou de bens capitais.

O conhecimento em Matemática Financeira é bastante importante na tomada de decisões na empresa, quando é bem desenvolvida traz maior rentabilidade para empresa. O conhecimento traz uma melhor compreensão dos problemas financeiros enfrentado diariamente nas empresas, pois a matemática financeira pode ser utilizada em várias situações como calcular prestações de um financiamento, contas a pagar, contas a receber, trabalha com todo fluxo de caixa na empresa ou seja, com a matemática financeira o administrador tem um maior controle do fluxo da empresa, sendo assim terá exatidão nas opiniões mais rendáveis para empresa, já que as decisões serão baseadas no atual cenário econômico. O conhecimento necessário irá facilitar o trabalho do administrador em relação de aplicação de juros e assuntos que se relacionam com vários setores, talvez alguns investimentos não tenham dado certo para alguns administradores pelo fato dos mesmos não se basearem nas teorias da matemática financeira, daí vem o resultado de um negócio mal administrado.

QUAL O PAPEL DA CONTABILIDADE NO CONTEXTO DA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES?

A contabilidade é considerada uma forma de gerar informações importante para a empresa, porque é formada com dados gerados por tosos os centros de lucros que a compõem. É na contabilidade que os fatos ocorridos na empresa se transformam em lançamentos contábeis, que nada mais é que as informações capazes de dar suporte a diversas tomadas de decisões administrativas feitas pelo gestão da empresa. As informações contábeis proporcionam uma melhor compreensão de fatos ocorridos na empresa, em todos momentos. Por outro lado, em alguns casos, os relatórios tem apenas o objetivo de atender a legislação vigente do ramo de atividade ao qual a empresa pertence, porém é uma feramente bastante importante para saber a verdadeira situação financeira da empresa, pois emite números reais da situação financeira que se encontra a empresa.

FAÇAM UM RESUMO SOBRE A SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA DO BRASIL, BEM COMO O IMPACTO DOS TRIBUTOS NAS OPERAÇÕES EMPRESARIAIS.

O Brasil encontrasse no momento em uma “crise”, logo sua situação tributária encontrasse “caótica”, pois não é de hoje que o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo.

É divulgado que os tributos que são, impostos, contribuições e taxas, representam importante parte dos custos das empresas. O planejamento tributários é um conjunto de sistemas legais, que tem por objetivo diminuir o pagamento de tributos e surgiu como ferramenta para que o contribuinte possa diminuir o valor pago de tributos, logo irá aumentar seu lucro, o planejamento tributário praticamente dá condições para a viabilização, ou sobrevivência das empresas brasileiras.

PESQUISEM NA SUA REGIÃO ALGUMA EMPRESA QUE CONSIDEREM RELEVANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA REGIÃO.

O ramo de atividade dessa empresa são escolar de idiomas, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, este tipo de curso tem tido muita procura no mercado, seu público alvo é bastante misto, adolescente e adultos tem o interesse em comum, pois essa necessidade não tem sido procurada só pelas exigências do mercado de trabalho mas também por pessoas procuram novos conhecimentos, pois é algo útil em vários momentos do cotidiano social.

Neste caso o empreendedor poderá escolher recolher os seguintes tributos e contribuições por meio de apenas um documentos fiscal, o DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional, gerado pelo portal do SIMPLES nacional.

• IRPJ – Imposto de renda da pessoa jurídica.

• CSLL – Contribuição social sobre lucro.

• PIS – Programa de integração social.

• COFINS – Contribuição para o financiamento da seguridade social.

• ISSQN – impostos sobre serviços de qualquer natureza.

• INSS – Contribuição para a seguridade social relativa a parte patronal.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE JUTOS SIMPLES E OS JUROS COMPOSTOS NO CÁLCULO DE EMPRESTIMOS E FINANCIAMENTOS EFETUADOS PELAS EMPRESAS?

Juros Simples: O juro de casa intervalor de tempo é sempre calculado sobre o capital de inicial ou aplicado, o regime de juros será simples quando o percentual de juros iniciar sobre o valor principal. Valor Principal é o valor inicial emprestado ou aplicado antes de ser somado os juros. Em formas temos: J=C.i.n e J=M-C. Exemplo: Os juros do capital de R$ 6.000,00 calculados a taxa de 6% a.a. serão, no fim dois anos.

J = C x i x n

J = 6.000,00 x 0,06 x 2

J = 720,00

Ao somarmos os juros ao valor principal temos o montante.

Montante=Valor Principal + Juros.

M = 6.000,00 + 720,00

M = 6.720,00

Juros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com