TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do plano de negócios para micro e pequenas empresas do segmento vestuário varejista de Itapoá-SC

Por:   •  25/12/2017  •  Artigo  •  5.751 Palavras (24 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 24

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SEGMENTO COMÉRCIO VESTUÁRIO VAREJISTA DE ITAPOÁ-SC

Camila Nunes de Oliveira – camilasecret.sc@gmail.com

Fernando Luis Freitas Filho  – fernando.freitas@sociesc.com.br

RESUMO

O empreendedorismo por necessidade se tornou frequente no Brasil devido às dificuldades socioeconômicas dos últimos anos no país, as quais reduziram considerávelmente oportunidades de trabalho no mercado. Porém, com esta prática repentina de empreender, a falência em pouco tempo as vezes é inevitável, devido a falta de conhecimento do mercado e, da concorrência, são os elementos que mais influenciaram para este fim. Nesse artigo será evidenciada a importância de um plano de negócio para os novos empreendimentos, tendo como foco de estudo as micro e pequenas empresas do segmento vestuário varejista de Itapoá-SC. Tal ferramenta destaca-se na abertura e na gestão de um empreendimento. Ao aplicá-la, o empreendedor pode analisar questões básicas referentes à sobrevivência do seu empreendimento, como: Qual é o negócio? Quem é o Cliente? Quando devo colocar em prática? Como executar a ideia? Onde executar? E, a que custo? Nesse contexto, este artigo busca a resposta para a pergunta: Qual é a importância do plano de negócios para micro e pequenas empresas do segmento vestuário varejista de Itapoá-SC? Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de um questionário aplicado aos lojistas da região em estudo. Como resultado observou-se que é de suma importância a ferramenta de plano de negócios, pois ela fornece uma visão ampla do negócio e auxilia o empreendedor a sobrevivier no mercado.

Palavras-chave: Plano de Negócios. Planejamento. Empreendedorismo. Empreender.

ABSTRACT

Entrepreneurship by necessity became frequent in Brazil due to the socioeconomic difficulties of the last years in the country, which considerably reduced job opportunities in the market. However, with this sudden practice of undertaking, bankruptcy of some companies became constant has become, being that the lack of knowledge of the market and competition are the elements that most influenced to this end. This article will highlight the importance of a business plan for new enterprises, focusing on micro and small enterprises in the retail clothing segment of Itapoá-SC. Such tool stands out in the opening and the management of an enterprise. By applying it, the entrepreneur can analyze basic questions concerning the survival of his enterprise, such as: What is the business? Who is the Customer? When should I put it into practice? How to execute the idea? Where to run? And at what cost? In this context, this article seeks the answer to the question: What is the importance of the business plan for micro and small businesses in the retail clothing segment of Itapoá-SC? For that, a field survey was carried out by means of a questionnaire applied to tenants in the region under study. As a result it has been observed that the business plan tool is of paramount importance as it provides a broad view of the business and helps the entrepreneur to survive in the market.

Keywords: Endeavor. Business plan. Entrepreneur.

  1. INTRODUÇÃO

Ao se observar o ambiente de negócios no Brasil, pode-se perceber que, nos últimos anos, é de certa forma comum, ouvir falar de Plano de Negócios. Assim , cabe mencionar a definição de plano de negócios que, de acordo com  (STONE, 2001, p.03) “Um plano de negócios é um resumo escrito do que você espera conseguir em seu negócio e como pretende atingir este objetivo. Ele deve conter metas e objetivos claros, com uma explicação de como você pretende administrar seus recursos, ou seja, suas instalações, equipamentos e funcionários, bem como, suas finanças, para atingir estas metas e objetivos”.

 Nesse contexto,  este artigo abordada  especificamente sobre a importância do Plano de Negócios para micro e pequenas empresas do setor de comércio vestuário varejista de Itapoá – SC.

Devido ao desenvolvimento repentino da cidade por conta da instalação do Porto de Itapoá, muitos empreendedores tomaram a iniciativa de abrir um negócio próprio e de acordo com dados da CDL regional em menos de dois anos 33%fecham as portas por falta de um planejamento.  

Considerando esse cenário, optou-se por elaborar esse artigo acadêmico com o objetivo de identificar a utilização de plano de negócios nas micro e pequenas empresas no segmento Comércio Vestuário Varejista em Itapoá-SC. Dessa maneira será possível abordar o tema e demonstrar a importância da utilização do plano de negócio para que futuros empreendedores possam ter mais chances de sucesso em seus empreendimentos.

Para a realização da pesquisa os empresários do setor varejista do ramo de vestuário da cidade colaboraram por meio de um questionário formulado pelo Google, composto por treze (13)  questões fechadas ou dicotômicas, questões abertas e de múltipla escolha, através do formulário google, entregues pessoalmente e enviados para os lojistas da cidade através de redes sociais e emails. Ao total foram 8 respondentes. Os resultados foram calculados pelo sistema automático do formulário google, que auxiliaram a autora deste artigo a analisar e a concluir a proposta em questão. Denotando que os gestores do segmento varejista vestuário de Itapoá-SC reconhecem a importância do plano de negócios, apresenta-se neste artigo gráficos  demosntrando suas opiniãoes.

Para Gil (2008) questionário é uma técnica de investigação, composto por questões com o objetivo de coletar informações e é uma das formas mais utilizadas para coletar dados.

Com os acontecimentos no universo dos negócios, pode-se perceber que não existe a possibilidade de ser proprietário de uma empresa sem o mínimo de conhecimento, estudo e dedicação. Outra percepção é de que, o mercado consumidor, exige, por exemplo que, sejam realizadas pesquisas de mercado para que, assim, o empreendedor visualize a satisfação de seus clientes, seus erros e principalmente seus concorrentes, e, como seguir em frente com sucesso e reconhecimento.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 – PLANO DE NEGÓCIOS

O Plano de Negócios é um documento elaborado pelo empreendedor antes do início das atividades da empresa, para que se possa verificar a viabilidade ou não desse novo empreendimento. Dessa maneira, o plano de negócios é a primeira ação do empreendedor ao se pensar em abrir um negócio e a fazer o planejamento. Cabe mencionar também que, o plano de negócio não é elaborado apenas por grande empresas, ao contrário do que muitos pensam, também pode ser feito por empreendedores de pequenas empresas, podendo ser vital pois, uma pequena empresa raramente dispõe de recursos para se recuperar de eventuais erros. (BIAGIO; BATOCCHIO, 2005, p.3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (562.1 Kb)   docx (258.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com