TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância na elaboração de um plano de negocio para o desenvolvimento das micros e pequenas empresas.

Por:   •  25/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

UNIJORGE

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Aluno- Juarez Andrade dos santos

GESTÃO EM LOGÍSTICA

PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

A importância na elaboração de um plano de negocio para o desenvolvimento das micros e pequenas empresas.

Um plano de negocio é uma ferramenta que relaciona todos os detalhes relevantes para a implantação do negocio, assim será possível avaliar a viabilidade de um empreendimento. Em um plano de negocio é preciso escolher qual a área geográfica que pretende atingir, com seu produto ou serviço e como pretende oferta-lo, quem será seu público-alvo, quem são seus concorrentes, a expectativa de crescimento da empresa dentro de um determinado período, qual o investimento que será preciso para a implantação e de onde será a capitação desse recurso, definir seus colaboradores e fornecedores. Feito isso será possível antecipa-se aos problemas e enxergar oportunidades e falhas.

E como nem sempre o pequeno empresário possui habilidade em gestão, ele acaba se sobrecarregando com problemas que teria solução imediata, e o resultado disso é a falta de dinheiro no caixa, e quando a falta desse capital acontece, a única certeza é o aumento do índice de mortalidade das empresas principalmente as de pequeno e médio porte. Outro grande erro cometido pelas organizações de pequeno porte. É ter um foco exclusivo em um único segmento, o importante é que o empreendedor diversifique seus produtos ou serviços para não serem surpreendidos no futuro, pois em sua totalidade o empreendedor ao abrir um negocio quer a todo custo obter lucro o mais depressa possível até mesmo pelos investimento feito, deixando de observar detalhes.

Enfim, o impacto das mudanças no mercado seja em metodologias e desenvolvimento de tecnologias deverá ser levado em consideração na formulação das decisões que seriam tomadas. E a partir daí, somando o resultado de diversas analise pode-se tentar prever como a empresa deverá reagir a esses cenários, e quais seriam as prioridades de mudanças de rumo e os investimentos necessários para a sobrevivência da organização.

Referencia.

1º IBGE. Pesquisa Anual de Serviços – PAS/2000ttp://www.ibge.net/home/estatistica/economia/comercioeservico/pas/analisepas2000

2º Sebrae-SP. Definição de Micro e Pequenas Empresas. http://www.sebraesp.com.br/

3º http://exame.abril.com.br/pme/noticias/4-dicas-praticas-para-superar-um-negocio-que-deu-errado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com