TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO E A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS COM BASE NOS ESTUDOS DO SEBRAE.

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.095 Palavras (17 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 17

O EMPREENDEDORISMO E A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS COM BASE NOS ESTUDOS DO SEBRAE.

Alunas da disciplina Teoria e Método de Pesquisa, do Curso de Administração, da Faculdade, ministrada pela Prof. a.

Resumo

Siga as instruções abaixo para escrever o seu resumo:

Este trabalho apresenta como tema ____________. O objetivo deste estudo foi ____________. Para atingir este objetivo, percorreu-se o seguinte caminho: contextualizou-se a fundamentação  teórica ___________, abordou-se o tema referente a ______________ ; descreveu-se _________; e desenvolveu-se gráficos para evidenciar a ___________. Para realização deste trabalho foi feita pesquisa em livros, e sites da Internet relacionados ao assunto abordado e análise documental, assim como, pesquisa junto a _________. Após pesquisa, concluiu-se que ___________.

Exemplo:

A presente pesquisa mostra como as grandes mudanças que ocorrem na humanidade têm proporcionado uma inquietação que atinge vários segmentos da sociedade inclusive o professor, o que pode refletir no estado emocional gerando stress. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo identificar as causas que têm proporcionado situações de stress aos professores de Educação Infantil em sala de aula. Para realizar a pesquisa quantitativa, foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário, com uma amostra de dez professores de Educação Infantil de escolas da Rede Municipal de Lauro de Freitas BA, que corresponde a 5% do universo. Também foram realizadas visitas a Secretaria de Educação do Município, que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa revela como a demanda diária do professor de Educação Infantil, que envolve tanto a sua vida pessoal, profissional como questões relacionadas à saúde podem levá-lo a um desgaste físico e emocional, propiciando o desenvolvimento do stress no seu exercício em sala de aula. Os dados obtidos na pesquisa mostram pontos que favorecem o surgimento do stress, bem como identifica vários sinais e sintomas referidos por alguns professores que são pertinentes ao quadro de stress, onde a incidência maior é de dor de cabeça, dores lombares, insônia e cansaço constante. Vê-se então, que as causas do stress do professor de Educação Infantil em sala de aula são oriundas de vários fatores que envolvem o dia a dia deste profissional.

Palavras-chave: professor, stress, educação infantil, sala de aula.

Abstract

Apresentar o resumo em ingles ou espanhol.

1 INTRODUÇÃO

TEXTO INTRODUTÓRIO

O empreendedorismo é considerado hoje um fenômeno global. Abrir o próprio negócio parece ser a melhor maneira para quem quer empreender. Esse passo, no entanto, requer planejamento, controle e analise afim que não tenha uma má administração e problemas futuro. A falta de gestão profissional põe em risco a sobrevivência das micro e pequenas empresas. O plano de negócios é a ferramenta ideal para esboçar uma figura fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que de certa forma garante segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores possibilidades de sucesso.

Diante disto, institutos como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE tem por missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável destas empresas, impulsionando o empreendedorismo observando a necessidade de aprimoramento nos processos de gestão.

LINHA DE PESQUISA

Estudo sobre o empreendedorismo e importância do plano de negócios, para micro e pequenas empresas, com base nos estudos do SEBRAE.

A elaboração do plano de negócios é crucial para o sucesso das micro e pequenas empresas?

HIPÓTESES

- Empresas que para empreender precisam elaborar um plano de negócios, tendo mais chances de sobrevivência no mercado.

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Evidenciar aos micro e pequenos empreendedores que a elaboração de um plano de negocio de extrema importância pra o sucesso empreendedor, tanto no estratégico como no financeiro, na tentativa de trazer soluções para os problemas através de conhecimentos.

Objetivos Específicos

- levantar tópicos necessários de um Plano de negócios   a serem desenvolvidos pelas empresas;

- Apresentar dados estatísticos do SEBRAE de uma empresa que ao obter sucesso ao aderir o PN .

JUSTIFICATIVA

A partir de pesquisas realizadas pelo SEBRAE, percebe-se que a falta de planejamento aparece em primeiro lugar como um dos fatores de mortalidade das empresas não estão relacionadas aos fatores externos e sim a falta de uma gestão adequada do empreendimento. Onde não é dada a devida importância da elaboração de um bom plano de negócio.

 O PN atualmente funciona como crucial ferramenta para a concretização da ideia principal do empreendedor, onde o mesmo obtém um olhar generalizado do (mercado, produto, modelo de financiamento, modelo de negócios, drivers de crescimento e risco do negócio). Onde o seu objetivo principal é conduzir a empresa a um conjunto de utilidades e planejamento onde trilhará a curto, médio e longo prazo. Sendo como uma bussola necessária para todo processo de inicialização de uma empresa no mercado cada vez mais competitivo surgindo assim como uma forma de empreendedor.

REVISÃO DE LITERATURA

Embora seja um assunto atual que vem ganhando força como objeto de estudo o Plano de Negócios é tema de palestras e seminários. Quando se fala em empreendedorismo, remete-se naturalmente ao termo plano de negócios. O plano de negócios é a parte fundamental para o processo de empreender.  A tarefa de escrever um plano de negócios não é uma tarefa fácil. Isso se você nunca escreveu um e não tem a menor ideia de como começar. O objetivo deste manual é tornar esta tarefa mais prazerosa, organizada e eficaz. O propósito de se escrever um Plano de Negócios fica bastante claro quando se verifica a quantidade de benefícios que um Plano de Negócios pode trazer para sua empresa. Através desta ferramenta de gestão, você consegue planejar e decidir a respeito do futuro de sua empresa, tendo como base o seu passado, sua situação atual em relação ao mercado, aos clientes e à concorrência. Com o Plano de Negócios é possível identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e até mesmo evitá-los.  Dornelas, (2005)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (208.3 Kb)   docx (59.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com