TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação Estratéfica

Por:   •  20/8/2023  •  Dissertação  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual - bônus

Matriz

Disciplina: Inovação Estratégica-0623-2

Turma: Inovação Estratégica-

Nome: 

AULA Online escolhida: 02

resenha crítica sobre a AULA Online

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras AULAS Online realizadas e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na AULA Online, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática abordada

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

Na ROL do día 20.06, a professora Marcia Penna nos apresentou exemplos dos Tipos de Inovação, pois existem formas diferentes de inovar, além da disruptiva. O autor Frank Rothaermel conceitualiza a Inovação Arquitetural (AirbnB), Inovação Radical (Smartphone), Inovação Incremental (carros elétricos) e Inovação Disruptiva (Netflix) e sobre a teoria de Christensen que a Inovação Disruptiva está mais ligada a novos modelos de negocios do que as novas tecnologías.

Também nos foi detalhado o Design Thinking: que é uma abordagem com uma séria de ferramentas e os pilares são: Empatia, Colaboração e Experimentação, sendo representado pela figura do duplo diamante, pois está sempre convergindo entre o espaço de exploração do problema (entender a necessidade e contexto) e divergino com o espaço de exploração da solução.

Para implantar o Design Thinking é feito o “briefing”: entendimento, interpretação, ponto de vista - desenvolvimento, prototipagem e a implantação.

Foi proposto a inovação de um novo modelo de guarda-chuva, que eu achei muito interessante pois para mim o modelo atual protege somente a cabeça e os ombros da chuva.

O exercício foi desenvolvido da seguinte maneira: pensar como seria para cada aluno o modelo de guarda-chuva ideal, depois em duplas cada colega entrevistava um ao outro sobre a necessidade dessa inovação, praticando a empatía. Em seguida anotamos os objetivos e desejos através dos insights obtidos na entrevista, então nos posicionamos quanto ao perfil do que o outro busca e do que ele necesita, criando o ponto de vista, a visão de toda a conversa. Por ex.: Marcia, doutoranda na PUC precisa chegar rápido nas aulas, mas enfrenta longas filas nos ônibus. Em cima dessa frase, rascunhamos cinco formas de atender as necessidades do usuário, até chegar em uma solução. Por fim compartilhamos as idéias e obtivemos o feedback.

Por fim, com o exercício passamos pela abordagem do Design Thinking, que foi sensacional para entendimento na prática, quanto mais colaboração mais troca obtida, como concluiu a professora.  

A apresentação, a didática e o curso da aula foram muito úteis e de fácil assimição, pois eu não conhecia os conceitos a fundo como apresentado!

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (198.6 Kb)   docx (988.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com