TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Contabilidade

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS [pic 1]

ENSINO A DISTÂNCIA

Atividades do Portfólio 03

Ynaê de Souza Salum 021.303

1. Responda de maneira clara e objetiva a respeito dos seguintes conceitos: Contabilidade e Patrimônio.

Contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio das entidades.

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade.

2. Responda de maneira clara e objetiva a respeito dos seguintes conceitos: empresas e instituições.

Empresa é uma unidade econômico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. 

Instituições são estruturas ou mecanismos de ordem social, que regulam o comportamento de um conjunto de indivíduos dentro de uma determinada comunidade.

3. Responda de maneira clara e objetiva a respeito dos seguintes conceitos: Ativo e Passivo.

Em contabilidade o passivo corresponde ao saldo das obrigações devidas, enquanto no ativo se representam os bens e direitos que pertencem a uma determinada entidade. Um exemplo de ativo é uma conta a receber, e passivo seria uma conta a pagar.

4. Responda de maneira clara e objetiva a respeito dos principais grupos que compõem o Ativo e Passivo.

Os ativos estão representados por todos os bens e direitos que uma instituição econômica possui e que possam ser valorizados em termos monetários.

- Ativo Circulante: constitui aquele grupo de contas que representam bens e direitos, suscetíveis de serem convertidos em dinheiro ou de serem consumidos no próximo ciclo normal de operações normais da empresa. Os ativos circulantes são: dinheiro em caixa, conta movimento em bancos, mercadorias, depósitos bancários, matéria primas e títulos.

- Ativo Permanente: são títulos, bônus, ações, etc., os quais representam investimentos adquiridos de outras empresas ou do Estado, não com a intenção de vendê-los a curto prazo, mas de preservá-los para obter renda, na medida em que o tempo passa. Dentro deste grupo podem ser incluídos terrenos quando for com fins especulativos.

- Ativo a Longo prazo: estão representados pelos direitos que possui uma entidade econômica, os quais serão recuperáveis ou exigíveis num prazo maior a um ano. (exemplo: impostos a recuperar e contratos de mútuo valor.)

- Ativo Fixo: são os bens e direitos adquiridos pela empresa e os quais são de caráter mais ou menos permanente e existe a intenção de utilizá-los em operações normais do negócio e não de vendê-los. Os ativos fixos se classificam em tangíveis e intangíveis.

      Tangíveis: possuem materialidade (exemplo disto são prédios, terrenos, mobília, bosques madeireiros, poços de petróleo)

      Intangíveis: têm como característica principal a carência de presença física. (exemplo: direitos autorais, nomes e marcas, patentes)

- Ativo Diferido: aplicações de recursos em despesas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício social. (exemplo: as despesas da organização, custos de estudos e projetos)

- Outros ativos: seguros de vida e depósitos dados como garantia.

Os passivos representam todas as obrigações e dívidas contraídas pela entidade econômica com pessoas físicas ou jurídicas e também os serviços que devem ser prestados por já ter recebido pra isso.

- Passivo Circulante: contas que refletem dívidas ou obrigações que a entidade econômica deve eliminar no próximo ano. (exemplo: contas e impostos a pagar)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com