TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO

Por:   •  26/5/2020  •  Exam  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

MÓDULO 4

LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO

Como a liderança pode ajudar sua equipe a manter a ética na comunicação?

A liderança, alinhada com os valores das organizações, deve sempre manter um canal de comunicação aberto e franco com seus colaboradores, de forma a evitar informações paralelas, muitas vezes inverídicas, no todo ou em parte. Além disso, deve estar aberta a ouvir os receios e ideias de suas equipes, tornando a comunicação um canal de mão dupla, o que proporcionará maior confiança da equipe no líder e na organização, mantendo desta forma uma comunicação ética entre líder e liderados.

Para você a comunicação não-verbal tem mais importância do que a verbal. Justifique.

Nosso cérebro é condicionado a sempre falar a verdade, de maneira inconsciente, mesmo que estejamos tentando dizer com palavras o que o nosso interlocutor deseja ouvir ou o que fomos levados a comunicar, mesmo que não concordemos. Por este motivo, nossa linguagem corporal, quando contrária ao nosso discurso, tende a transmitir o nosso verdadeiro ponto de vista acerca do assunto, independente da nossa vontade de controlar o discurso, transmitindo em palavras uma ideia contrária. Um excelente referencial sobre este assunto é o livro O Corpo Fala, de Pierre Well, que trata da comunicação não-verbal do corpo humano, analisando os princípios subterrâneos que regem e conduzem o nosso corpo.

Na sua opinião quais cuidados a liderança têm de ter no manejo de informações, tendo em vista o poder da comunicação?

O líder deve sempre atentar para manter uma comunicação humanizada, adequando-se sempre à situação envolvida. Independente da tarefa e da informação a ser transmitida, o líder nunca pode deixar de lado a empatia com as pessoas à sua volta, levando sempre em consideração o impacto da comunicação em seus interlocutores.

Também deve ser considerado pelo líder as características culturais e sociais de seus interlocutores, de forma a adequar o código empregado na comunicação, de forma a garantir o sucesso do processo, tendo a certeza de que a informação atingiu de forma adequada o grupo esperado.

A internet modificou os hábitos de escrita e leitura, bem como a qualidade da comunicação entre as pessoas. Quais são as consequências disso?

Com os novos padrões de comunicação, escrita e verbal, adotados, principalmente, pelo público mais jovem na internet cria-se uma quebra de paradigma ao mesmo tempo que há um distanciamento entre os códigos de comunicação entre este grupo e as pessoas de idade mais avançada, o que gera ruído na comunicação verbal e escrita entre indivíduos destes dois grupos.

Porém, o surgimento da internet também proporcionou uma forma de comunicação e interação muito mais dinâmica, removendo barreiras geográficas, linguísticas e culturais, o que vem proporcionando uma maior disseminação de conhecimento, proporcionando a aceleração do desenvolvimento humano nas mais diversas áreas de pesquisa e conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com