TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e Adm de Equipes

Por:   •  22/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

1) No caso apresentado, como é possível compreender ações de liderança transformacional? Quais as sugestões você daria para desenvolver as equipes, levando em consideração este perfil de liderança?

A liderança transformacional é um exemplo de liderança onde o líder e os colaboradores trabalham em conjunto para atingir um objetivo em comum, desenvolvendo assim relações que aumentam o engajamento da equipe.

No caso apresentado podemos compreender ações de liderança transformacional através do comportamento, por exemplo, Jeff Bezos é o último a falar em reuniões, ou seja, ele escuta as ideias que seus colaboradores tem e os deixa tentarem ideias diferentes, assim os colaboradores se sentem motivados e cria uma conexão entre líder e liderado. Já Elon Musk prefere algo através da lógica e análise elevando as metas, um líder que assume riscos, levando os colaboradores a enxergarem ele como um exemplo a ser seguido.

Como sugestões para desenvolver equipes, poderia sugerir o líder a encorajar cada vez mais o colaborador a evoluir para assim explorar o máximo do seu potencial, inspirar os colaboradores a alcançar o “impossível”, se preocupar com os sentimentos dos colaboradores, reconhecer o trabalho de cada colaborador, entre outros.

2) Há traços de inteligência emocional na construção do perfil de algum dos líderes retratados no texto? Justifique sua resposta, ponderando a importância da inteligência emocional na liderança contemporânea.

A inteligência emocional e a liderança são complementares, pois os líderes que apresentam a inteligência emocional têm empatia pelos outros, o que repercute em suas ações.

Acredito que há traços de inteligência emocional na liderança de Jeff Bezos, pois como foi citado na questão anterior, Bezos escuta as ideais que os colaboradores tem assim eles se sentem motivados a produzir mais e se sentem cada vez mais parte da empresa, pois o líder disponibiliza um espaço seguro para que os colaboradores possam assumir riscos, propor ideias e se expressar.

Na liderança contemporânea, a inteligência emocional deveria estar cada vez mais presente nas lideranças pois a geração que está chegando para atuar nas empresas está cada vez mais cheia de ideias, querendo revolucionar o mundo, então é importante que os líderes tentem desenvolver essa competência.

3) Elabore uma passagem crítica sobre a chamada “gestão da criatividade”, relacionando suas principais características ao perfil profissional dos dois líderes descritos no texto acima, destacando, também, o papel da gestão da criatividade para organizações tais como a Amazon e a Tesla.

A gestão da criatividade é uma adversidade corporativa, pois ao mesmo tempo que as empresas desejam que seus colaboradores consigam criar e executar novas ideias, necessitam lidar com variáveis comportamentais, sociais e organizacionais, que são obstáculos para criar um ambiente criativo.

Para obter um ambiente criativo, os líderes precisam incentivar o brainstorm individual ou coletivo, obter espaços onde essas ideias possam ser colocadas em prática, dar o feedback necessário para cada sucesso ou fracasso e reconhecer o esforço de cada colaborador.

Acredito que ambas lideranças tenham espaço para que os colaboradores possam expor suas ideias e recebam o feedback necessário, se estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com