TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lingua Portuguesa na Publicidade

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 4

                                                             Introdução

Aqui neste trabalho apresentamos que o que caracteriza a publicidade é o uso de uma linguagem retórica. Que está em um anúncio de revista, num outdoor ou na internet, o objetivo da linguagem publicitária é convencer o leitor, criar uma atitude favorável ao produto ou ao serviço que está sendo vendido. A linguagem da publicidade é uma linguagem centrada no receptor da mensagem.


O intuito é passar a todos a ideia de como é importante usar a linguagem certa para que possa atrair todas as pessoas.

“A linguagem tem de ser simples para que todos possam entender que possa atrair pessoas de todas as classes.” (UOL Educação)

A publicidade usa a criatividade para seduzir o consumidor. Para entendê-la, ou, ainda, para construí-la, muitas vezes é necessário conseguir "ler" aquilo que não está escrito e assim  entendendo as referências que a publicidade faz e como faz.

Para trabalhar no ramo da publicidade é preciso ter criatividade, para poder seduzir o consumidor e fazendo assim o mesmo comprar seu produto ou serviço. Para entender o que é publicidade é preciso enxergar o que não está escrito. É preciso também ter o domínio da língua português.  

 O publicitário é especializado para fazer comerciais e campanhas publicitárias. Ele trabalha para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promover sua venda ou garantir a boa imagem da marca.

 Pesquisa o público-alvo, levanta dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Escolhe o meio de comunicação (rádio, TV, redes sociais) que será utilizado para poder promover o produto ou serviço. Depois que foi feita a campanha, ele avalia o impacto que a propaganda teve sobre o consumidor. Parte das atribuições do publicitário é exercida por graduados em Marketing. E você pode ingressar na carreira tanto como bacharel quanto como tecnólogo.

 A linguagem do publicitário deve ser fácil e direta para que o público entenda facilmente e não haja dúvidas. Linguagem da publicidade é a norma culta: erros gramaticais ou ortográficos só são utilizados de propósito, e pode apelar para licença poética, usando também neologismos. A publicidade também não deve usar linguagem inadequada: linguagem vulgar ou depreciativa, o que inclui linguagem de natureza racista, discriminatória, sexual ou obscena. O discurso publicitário, por ser persuasivo, tem um grande poder sobre o público. Sua aplicação dá poder a quem se utiliza dele. A publicidade tem um papel importante na nossa cultura, pois promove a troca simbólica de ideias, produtos e serviços. Existe uma autorregulamentação da publicidade, que define limites de atuação e pode vetar a veiculação de alguns anúncios. Os textos publicitários respondem pela qualidade dos produtos e serviços que estão sendo vendidos. Por isso não podem lançar mão de argumentos mentirosos ou desonestos. A publicidade também não deve usar linguagem inadequada: linguagem vulgar ou depreciativa, o que inclui linguagem de natureza racista, discriminatória, sexual ou obscena. O Código de Defesa do Consumidor é enfático quanto à proibição da propaganda enganosa. É enganosa qualquer modalidade de informação falsa, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, característica, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. (Heidi Strecker, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação é filósofa e educadora.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (159.4 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com