TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De língua Portuguesa

Exames: Fundamentos De língua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  2.722 Palavras (11 Páginas)  •  1.083 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Curso de Pedagogia

Fundamentos e Metodologia de

Língua Portuguesa

Anhanguera Brasília /DF 04/2013

INTRODUÇÃO

Baseado em situações vivenciadas em sala de aula e do colégio como um todo, educandos se confrontando constantemente com educadores, funcionários e colegas, a indisciplina e baixo rendimento, surgiu então a necessidade de elaborar uma avaliação para retomar os valores humanos que vêm sendo esquecidos ao longo dos anos.

Faz-se necessário desenvolver um trabalho, junto aos educandos, de conscientização e resgate dos “valores humanos” que estão adormecidos dentro do nosso alunado, visto que a vivência dos valores capacita o ser humano como herdeiros do conhecimento e da essência divina. Valores humanos são princípios que fundamentam a consciência humana, dignificam e ampliam a capacidade de percepção do ser como um todo. Eles unificam e libertam as pessoas da pequenez do individualismo, enaltece a condição humana e dissolvem preconceitos e diferenças.

A vivência dos valores alicerça o caráter e reflete-se na conduta como uma conquista espiritual da personalidade. Esse projeto procurará conscientizar os educandos sobre a importância de se resgatar estes valores para que possam viver em harmonia consigo mesmo e com o próximo. Será desenvolvido um trabalho , de discussões, de reflexões, de vídeos e onde cada um poderá refletir o seu valor dentro da sociedade, o valor do outro e a importância de viver em harmonia, para que o educando possa ter uma visão crítica dos sistemas sociais, para uma relação mais profunda e humana com as pessoas, o mundo (ambiente) e a natureza; pois quando valorizado, a criança e o adolescente desenvolvem a sensibilidade e a criatividade, ao mesmo tempo em que descobre os diversos valores humanos, tornando assim a prática dos valores .

Fundamentos e Metodologia de

Língua Portuguesa

A Diferença entre fala e escrita

Sabemos que o meio de expressão de todas as línguas humanas é o som produzido pelo aparelho fonador. Mas a maior parte delas no entanto possui um segundo meio de expressão: a escrita. Sua origem é o Oriente Médio há cerca de 5 mil anos como meio ligou-se desde inicio a pratica dos desenhos apesar disso há inúmeras línguas no mundo que nos dispuseram e nem dispõem de registros com caracteres impressos e significativos.

Na linguagem

As modalidades oral e escrita se completam, guardando cada uma suas propriedades o fato de possuírem formas características não pode nos levar á falsa noção de que são modalidades destituídas de pontos de integração.

A Kinnaso (1982) deixa bem claro que a fala e a escrita são formas superficiais diferentes e igual estrutura semântica e variam em particular na escolha e distribuição de padrões sintáticos e vocabulário com a produção de textos.

Koch em seu livro diz que o texto e a construção podem mostrar de várias formas a fala e a escrita tem duas possibilidades de uso da língua que utilizam o mesmo sistema linguístico e que apesar de possuírem característica próprias não devem ser vistas de forma dicotômica.

Em síntese clara mostra um esquema de estruturação da visão que ilustra as mais frequentes diferenças:

FALA ESCRITA

• Redundante Condensada

• Implícita Explicita

• Predominância do modus Predominância do modus

Pragmático sintático

• Não – planejada Planejada

• Pouco elaborada Elaborada

• Incompleta Completa

• Fragmentada Não fragmentada

• Menor densidade lexical Maior densidade lexical

• Poucos nominalizações Abundância de nominalização

• Pequena frequência de passivas Frequente de passivas

• Predominância de frases curtas Frases completas com

Simples ou coordenadas subordinação abundante

• Pouca densidade informacional densidade informacional

• Contextualizada Descontextualizada

Condições em relações com o contexto, com as condições de interação os interlocutores e com o tipo de processamento da informação com o quadro a seguir: Fávero, Andrade e Aquino (1994) juntos observam o fato de as gramáticas adotarem como parâmetro a escrita e associarem a fala com um dos seus níveis de realização tais condições estão em estreita relação com o contexto e com as condições de interações.

FALA ESCRITA

• Ampla possibilidade de As formulações podem não

Reformulação é marcada ser tão marcada é privada e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com